Max Henrique Machado Costa

Max Henrique Machado Costa

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília em 1974. Concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica na Unicamp em 1977, o Mestrado em Estatística na Stanford University em 1979 e o Doutorado em Engenharia Elétrica na Stanford University em 1983. Obteve o título de Livre Docente pela Unicamp em 1998.

Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp de 2007 a 2011. Atualmente é Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais e Professor Associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

Trabalhou no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, SP (1983-1988), no Corporate Research and Development Center da General Electric, em Schenectady, NY, EUA (1988-1993), e no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, CA, EUA (1994). Desde 1995 é Docente da Unicamp.

Foi Professor ou Pesquisador Visitante na Katholieke Universiteit Leuven, na Microsoft Research, na University of New Mexico (UNM), na Technische Universität München (TUM), em The Chinese University of Hong Kong, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e na Télécom Paristech.

É Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Sócio Sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). Suas áreas de interesse são Teoria de Informação, Teoria de Shannon de Múltiplos Usuários. Codificação de Canal e de Fonte, Processamento de Imagens e Televisão Digital.