Hugo Resende

Hugo Resende

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

Hugo Borelli Resende graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ele também possui o mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, assim como o título de Ph.D. em Engenharia Aeronáutica pela Stanford University, EUA.
 
Trabalhou na Embraer S.A. entre 1986 e 2011. Os 10 primeiros anos foram dedicados a atividades de desenvolvimento de produto, especialmente na aeronave ERJ 145. Em seguida ele assumiu a Gerência de Desenvolvimento Tecnológico e até 2008 foi o responsável pela evolução e consolidação dessa área na empresa, tendo sido o Cientista Chefe da Embraer entre 2005-08.

Finalmente, assumiu a função de Gerente Sênior de Análise de Indústria, com foco no entendimento do cenário competitivo, assim como de tecnologias emergentes, e suas implicações relacionadas aos produtos futuros da aviação comercial.
 
Ingressou na Vale S.A. em Outubro de 2011 com a responsabilidade de criar uma iniciativa de incubação de novos negócios de base tecnológica, com foco na pesquisa realizada no Instituto Tecnológico Vale.
 
Ingressou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas em Janeiro de 2014 com a responsabilidade de liderar o Laboratório de Estruturas Leves, situado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O objetivo do laboratório é realizar pesquisa no desenvolvimento de estruturas leves, sejam elas de compósitos ou metálicas.
 
Atuou na Diretoria da ANPEI (Associação Nacional de P,D&E das Empresas Inovadoras) no período de 2002-14, tendo sido eleito eleito Presidente entre 2006-08.