Luís Alberto Magna

Luís Alberto Magna

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

Professor titular do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp desde 1987. Graduou-se em Medicina na Unicamp (1979), tendo realizado o mestrado em Biologia Celular e Molecular, no Instituto de Biologia (IB), em 1981, concentrando suas pesquisas em Genética Bioquímica e Farmacogenética, vindo a obter, no mesmo Instituto, o doutorado em Genética (1984).

Em 1987, titulou-se livre-docente na área de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e professor titular na Universidade Federal de São Carlos, e posteriormente na Unicamp em 1987. Foi chefe do Departamento de Genética Médica da FCM de 1986 a 1988, coordenador da Subcomissão de Pós-Graduação em Genética do IB em 1988, coordenador da Comissão de Pós-Graduação da FCM de 1988 a 1990 e diretor da FCM de 1990 a 1994.
 
Como médico, exerceu atividades de extensão atuando desde 1979 no Serviço de Genética Clínica do Departamento de Genética Médica até 1998, quando passou a atuar na especialidade de hematogenética do mesmo serviço, prestando aconselhamento genético a hemofílicos e familiares, a portadores de hemoglobinopatias hereditárias e orientação genética a doadores de sangue portadores de traço falciforme e hemoglobina C.
 
Ao longo de sua carreira, atuou ativamente nas disciplinas de graduação do Departamento de Genética Médica, tanto nas áreas de Genética Médica quanto Genética Clínica. Foi gestor do módulo de Iniciação de Prática de Ciências do curso de Medicina na última década, disciplina da qual ainda participa como docente. Desde 1984, ministra a disciplina de Bioestatística nos cursos de pós-graduação, tendo-a oferecido ao longo desse período a alunos dos cursos de pós-graduação em Genética do IB e a alunos de pós-graduação de diferentes cursos ministrados na FCM, nas áreas de Medicina e de Cirurgia.
 
Foi orientador de numerosos alunos de iniciação científica e orientador e coorientador de dezenas de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, tanto na Unicamp quanto na USP e na UFSCar. Atua ativamente em diferentes grupos de pesquisa interdisciplinares nas três universidades citadas, tendo publicado cerca de 100 artigos originais, 36 deles nos últimos cinco anos.

Graduou-se também em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Paulista em 2006 e é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB-SP) desde 2007. Atuou como assessor ad-hoc da Finep, Capes, CNPq e Fapesp. É membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria Geral do município de Campinas, desde abril de 2007. É pró-reitor de graduação da Unicamp desde abril de 2013.