English version

Maria José Soares Mendes Giannini

Maria José Soares Mendes Giannini

Coordenação de Área : Saúde III 
Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

É farmacêutica-bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) formada em 1976, mestre em Microbiologia e Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP (1982) e doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo ICB-USP (1989). Fez estágio de pós-doutorado no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), no laboratório da Dra. Aoi Masuda, e visitas técnicas aos laboratórios do Instituto de Medicina Molecular (iMM) da Universidade de Lisboa, Portugal, Universidade do Texas, EUA, Instituto de Saúde Carlos III, Espanha e Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).

É professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde 1983, professora titular de Micologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (2007-presente), bolsista de produtividade em pesquisa (nível 1A) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e coordenadora do programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (2017-20).

Foi vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (1994-97), Pró-reitora de pesquisa da Unesp em duas gestões (2009-17), vice-presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) (2015-16) e membro do Conselho Superior da FAPESP (2010-2015).

Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (Análises Clínicas) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em três gestões (2000-02; 2002-04; 2007-09) e vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Micologia (2000-02) e de Microbiologia (2006-09).

Sua pesquisa tem como foco a micologia clínica, imunoquímica e biologia celular, em temas relacionados à interação fungo-hospedeiro, com ênfase nos fatores de virulência (adesinas e biofilmes) dos principais agentes de micoses, bem como na bioprospecção de substâncias com atividade antifúngica, principalmente antibiofilme