Maria José Soares Mendes Giannini

Maria José Soares Mendes Giannini

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1989). Fez estágios em várias instituições nacionais e estrangeiras. Desempenhou atividade no laboratório de micologia da Faculdade de Medicina da USP no período de 1977-82.

Desde 1983 é professor da UNESP e atualmente Professor Titular e pesquisador 1A do CNPq. Foi Vice-Supervisora do Núcleo de Atendimento à Comunidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - UNESP, de 1991-92. Foi Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, de 1994-97. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (Análises Clínicas) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em três gestões (2000-02; 2002-04; 2007-09). Diretora da Revista de Ciências Farmacêuticas - UNESP, de 1993-97.

Co-editora do Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences, a partir de 2005. Membro do conselho editorial da revista: the Open Mycology Journal; Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences e da revista do Instituto Adolfo Lutz. Membro da Comissão encarregada da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNESP. Foi conselheira do Conselho de ensino e pesquisa (CEPE) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UNESP. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Micologia (2000-02) e de Microbiologia (2006-09).

Faz parte do corpo de consultores da CAPES, FAPESP, FINEP e CNPq e participou de avaliações trienais - CAPES dos programas de Pós-Graduação da área da Farmácia. Foi coordenadora do seguimento das estaduais do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP -2012-13 e da Região Sudeste-2013-14.Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Micologia e Biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação fungo-hospedeiro, epidemiologia molecular e bioprospecção de substâncias com atividade antifúngica.

Orientou alunos de Mestrado, Doutorado, e de iniciação científica. Também supervisionou estágios de Pós-Doutorado. Possui publicação expressiva em periódicos internacionais, capítulos de livro e participações em congressos nacionais e internacionais. Proferiu palestras, conferências e coordenou mesas redondas em eventos nacionais e internacionais. É líder do grupo de pesquisa do CNPq: Interação fungo-hospedeiro.

Coordenou projeto temático FAPESP e atualmente coordena projetos de pesquisa na área interação fungo-hospedeiro financiados pela FAPESP, CNPq, bem como coordena projeto FINEP. Atualmente é Pro-Reitora de Pesquisa da UNESP e membro do Conselho Superior da FAPESP. Faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica INCT_if.

Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores que atuam na área de Micologia e Biologia celular de instituições internacionais (Universidad Nacional do México-UNAM, Instituto Carlos III, Madrid, Espanha, Universidade do Texas e Instituto de Medicina Molecular, Lisboa-Portugal) e nacionais (UFG, UFRGS, USP, UFPe e UFRGN) e na UNESP.