English version

Anexo ao Memorando de Entendimento entre FAPESP e JSPS

Anexo ao Memorando de Entendimento entre FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e JSPS – Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência

Nos termos do acordado no Artigo 5 do Memorando de Entendimento, entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência, ambas Signatárias concordam com o seguinte: 

1. Formas de Cooperação:

As Signatárias promoverão a colaboração, como estipulado no Artigo 1 do Memorando de Entendimento, através das seguintes atividades:

a) Workshops conjuntos, como meio de fomento e estímulo para jovens pesquisadores;

b) Outras ações em cooperação, desde que mutuamente acordadas.

2. Workshops conjuntos:

Este programa subvencionará workshops para jovens pesquisadores, tanto japoneses quanto brasileiros, com o objetivo de estimulá-los a compartilhar conhecimentos, experiências e ideias sobre temas de pesquisa específicos ou interdisciplinares e ainda criar redes para futuras colaborações, podendo resultar no desenvolvimento de novas áreas de pesquisa. Dois workshops serão selecionados e realizados em cada ano, um no Brasil e outro no Japão.

2.1 Orientações para os workshops:

2.1.1. Os workshops conjuntos serão organizados em quatro etapas:

(i) definição do tema conjuntamente pela JSPS e FAPESP,

(ii) seleção competitiva dos coordenadores,

(iii) seleção dos participantes brasileiros e japoneses e

(iv) execução da atividade.

2.1.2. A seleção competitiva dos coordenadores dos workshops se realizará através de um edital aberto a especialistas do Japão e do Brasil nas áreas de conhecimento pré-definidas pelas Signatárias.

2.1.3. Na seleção dos coordenadores, JSPS e FAPESP adotarão como critérios: experiência do pesquisador, adequação ao tema, e potencial para manter colaboração por médio a longo prazo.

2.1.4. Orientações para execução dos workshops:

(i) Organizado em conjunto por JSPS, FAPESP e os coordenadores selecionados;

(ii) Máximo de 50 participantes, com número igual de participantes brasileiros e japoneses. Os coordenadores deverão selecionar 20 jovens pesquisadores de seu próprio país assim como 5 pesquisadores sêniores, que atuarão como tutores;

(iii) O teor assim como o cronograma do workshop serão determinados pelos coordenadores;

(iv) Será realizado em inglês, sem tradução simultânea;

(v) Duração máxima de 3 dias;

(vi) Dirigido a jovens pesquisadores, de preferência titulados após 2003 (máximo de 10 anos).

2.2 Financiamento:

Os gastos, relacionados aos workshops, poderão compreender:

2.2.1. Pela parte remetente:

(i) viagem internacional entre Japão e Brasil;

(ii) diárias, acomodação e despesas com viagens domésticas para os participantes no pais para o qual os pesquisadores foram enviados;

2.2.2. Pela parte receptora:

(i) diárias, acomodação e despesas com viagens domésticas para os participantes no seu próprio pais;

(ii) despesas relacionadas a realização do workshop (tais como coffee-break, recursos para intercâmbio, promoção e materiais, impressão, equipamentos).

3. Disposições gerais:

3.1. Comunicados relacionados à implementação de todas as atividades descritas acima serão realizadas entre o JSPS’s International Program Department e a FAPESP.

3.2. As Signatárias designarão dois representantes da cada agência, que comporão um Comitê Gestor conjunto, responsável pela execução das atividades acordadas no Anexo ao Memorando de Entendimento.

3.3. A validade desse Anexo é a mesma do período efetivo do Memorando de Entendimento firmado entre JSPS e FAPESP. O presente Anexo poderá ser alterado por consentimento mútuo, por escrito, entre as Signatárias.

Data: 9 de dezembro de 2013

Celso Lafer 
Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo 
Brasil 

Yuichiro Anzai 
Presidente da Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência 
Japão