English version

Memorando de Entendimento entre FAPESP, ICB-USP e MBL

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MARINHA (Woods Hole, MA, EUA),

A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (São Paulo, Brasil), e 

O INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (São Paulo, Brasil)

Este Acordo é assinado por GARY BORISY, Presidente e Diretor do Laboratório de Biologia Marinha (MBL), por CELSO LAFER, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e por RUI CURI, Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com o objetivo de estabelecer um programa de Escolas de Curta duração a serem oferecidas no Estado de São Paulo, Brasil.

1) O ICB-USP e o MBL irão colaborar apresentando uma série de cursos de curta duração em temas de ciência avançada relacionados às áreas de interesse comum entre o ICB-USP e o MBL. Os cursos de curta duração, organizados em escolas, contribuirão para o progresso do treinamento em pesquisa dos alunos participantes e para estabelecer, no Estado de São Paulo, Brasil, um polo mundial de atração para jovens pesquisadores.

a) Exemplificando, as áreas incluem Embriologia, Parasitologia, Neurobiologia e Evolução Molecular.

b) A duração de cada escola é de cerca de 10 dias.

c) Os cursos serão gerenciados pelo Diretor de Educação do MBL, e um cientista escolhido pelo ICB-USP.

d) Cada curso terá 2 codiretores, um selecionado do grupo de pesquisadores afiliados do MBL e um do corpo docente da USP.

e) Cada curso terá um grupo docente misto composto por pesquisadores associados do MBL e pesquisadores Brasileiros.

f) Os cursos terão cerca de 50 estudantes, metade dos quais serão do Brasil e a outra metade internacional.

i) Esses estudantes devem incluir uma mistura de pesquisadores em estágio de pós-doutorado e estudantes pré-doutores.

ii) Os estudantes serão escolhidos pelos codiretores.

2) Os custos do projeto colaborativo serão cobertos por auxílio concedido pela FAPESP, ao Pesquisador Principal do ICB-USP por meio do Processo FAPESP número2012/50116-2, e por recursos do ICB-USP.

3) O MBL trará para colaboração, sua experiência institucional na organização de tais cursos, e também o tempo dos Diretores de Educação do Laboratório.

4) A estrutura geral do programa do curso, tão bem quanto os compromissos financeiros serão revistos durante o segundo ano das apresentações do curso para uma proposta de auxílio de longo prazo (5 anos).

5) O Diretor de Educação do MBL, mais um membro indicado juntamente pelo ICB-USP e FAPESP, serão designados como superintendentes deste programa, e serão responsáveis em prover um relatório anual para as atividades desenvolvidas pelos participantes do programa.

a) O relatório será submetido para ambas as instituições (MBL e FAPESP).

6) A duração deste Memorando de Entendimento será de dois (2) anos, e poderá ser renovado nos mesmos termos e condições se todas as três (3) Signatárias concordarem indicando por escrito seis (6) meses antes da data da assinatura. Da mesma maneira, se as Signatárias concordarem, poderá terminar este Memorando de Entendimento antecipadamente a qualquer momento. Entretanto, e independentemente das razões para o término do Memorando de Entendimento, projetos de pesquisa ou outras atividades científicas que possam estar em progresso no momento, continuarão até a data aprovada para sua conclusão.

7) A fim de dirimir quaisquer dúvidas que possam surgir na execução e na construção do presente Memorando de Entendimento, as Signatárias envidarão esforços para alcançar uma solução por mútuo consentimento. Caso tal consentimento seja considerado impossível, as Signatárias designarão conjuntamente uma quarta parte, para atuar como mediador.
 

CELSO LAFER
Presidente
FAPESP 

GARY BORISY
Presidente e diretor
MBL 

RUI CURI
Diretor
ICB-USP