FAPESP e Ciesp promovem Diálogo sobre Apoio à Inovação na Pequena Empresa

A FAPESP realizará no próximo dia 18 de setembro, das 09h às 12h30, o evento Diálogo sobre Apoio à Inovação na Pequena Empresa.
 
O evento, realizado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), tem como objetivo oferecer às empresas que apresentaram ou têm interesse em apresentar projeto ao Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) a oportunidade de resolver dúvidas antes do dia 11 de outubro, fim do prazo para apresentar propostas para o quarto ciclo de análise do programa em 2013.
 
A reunião é aberta à comunidade interessada. A coordenação adjunta de Pesquisa para Inovação da FAPESP fará uma exposição sobre o PIPE e, em seguida, serão esclarecidas dúvidas sobre o programa e a apresentação das propostas.
 
O PIPE foi criado em 1997 e se destina a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte, com até 250 empregados, sediadas no Estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa selecionados para apoio no PIPE deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com essas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização.
 
As propostas podem ser desenvolvidas em duas etapas. A Fase 1, de demonstração da viabilidade tecnológica do produto ou processo, tem duração máxima de 9 meses e recursos de até R$ 200 mil. A Fase 2, de desenvolvimento do produto ou processo inovador, tem duração máxima de 24 meses e recursos de até R$ 1 milhão.
 
Quando os proponentes já tiverem realizado atividades tecnológicas que demonstrem a viabilidade do projeto, podem submeter propostas diretamente à Fase 2.
 
Mais informações sobre o PIPE: www.fapesp.br/pipe 
 
Inscrições: www.fapesp.br/eventos/pipe/inscricoes 
 
Mais informações: (11) 3838-4216 e 3838-4362 

Evento: Diálogo sobre Apoio à Inovação na Pequena Empresa
Data e horário: 18 de setembro, das 09h às 12h30
Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo
Mais informações: (11) 3838-4394 / 3838-4216