English version

Humberto Ribeiro da Rocha

Humberto Ribeiro da Rocha

Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais

Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica (1988), doutor (1998) e livre docente (2004) em meteorologia pela USP, é Professor Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Especialista em hidroclimatologia e relações biosfera-atmosfera, com ênfase em modelagem de ecossistemas terrestres, hidrologia de superfície e Instrumentação de campo.

É o coordenador do Laboratório de Clima e Biosfera do IAG/USP, onde se utilizam torres de fluxo, modelos de produtividade e modelos chuva-vazão, com estudos em áreas de florestas e várzeas da Amazônia, áreas de Cerrados e Mata Atlântica, e plantações de cana-de-açúcar e eucalipto, para investigar o ciclo hidrológico e o ciclo do carbono no aspecto da funcionalidade dos ecossistemas sob as oscilações naturais do clima, mudanças climáticas globais e mudanças do uso da terra.

É professor de Climatologia e de Instrumentos Meteorológicos na graduação, e de Interação Biosfera-Atmosfera na pós-graduação (curso que criou em 1999) da USP.

Participante do Experimento LBA (Large-Scale Biosphere-Atmosphere Interaction Experiment in Amazonia) e coordenador de Projeto Temático no Programa Biota-Fapesp (até 2009) e de Projeto Temático do Programa de Mudanças Climáticas Globais da FAPESP.