Aprovados na chamada FAPESP-Whirlpool (Unidade Eletrodomésticos)

Aprovados na chamada FAPESP-Whirlpool (Unidade Eletrodomésticos)

(foto: Embraco)

FAPESP e Whirlpool (Unidade Eletrodomésticos) divulgam a relação das propostas aprovadas na chamada pública lançada em 27 de julho de 2009 no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

O acordo FAPESP-Whirlpool tem como objetivo desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem estabelecidos e desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e da Whirlpool (equipes mistas).

Os projetos selecionados devem contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia particularmente nas áreas de: eficiência energética, eletrônica, preservação de alimentos, pesquisa em desenvolvimento de novas embalagens e novos materiais, pesquisa com foco em lavanderia (cuidado com tecidos), simulação e estruturas mecânicas/dinâmicas, pesquisa em combustão, design e ergonomia; e, simultaneamente, na aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

As propostas aprovadas foram:

Número do Processo Pesquisador Instituição Título do projeto
2009/53455-0
(concessão cancelada em 05/04/2011)
Paulo Carlos Kaminski Poli-USP Aplicação de princípios da usabilidade no desenvolvimento integrado de produtos da linha branca
2009/53463-2
(concessão cancelada em 10/06/2011)
Victor Pellegrini Mammana CTI Renato Archer Filmes condutores transparentes para telas de toque capacitivas


Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/whirlpool