Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS II)

Compositor e professor na área de música e tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e coordenador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (Lami). Graduado em música (1988) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, mestre (1992) e doutor (1997) em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente (2006) pelo ECA/USP.

Foi pesquisador associado e professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1997 a 2002, período em que coordenou o Centro de Linguagem Musical (CLM) juntamente com o compositor Silvio Ferraz.

Tem ampla atuação como compositor, além de trabalhar regularmente na produção de performances interativas e eventos multimídia. Como pesquisador dedica-se particularmente à pesquisa com novas tecnologias musicais. Entre 1994 e 1995 fez estágio como pesquisador associado no Center for New Music and Audio Technologies da Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos, desenvolvendo pesquisa sobre sistemas musicais interativos (Bolsa CNPq).

Em 2003 realizou estágio como pesquisador visitante no Electronic Music Studio da Universidade McGill Canadá e em 2006 no Ircam, em Paris, ambos com Bolsa FAPESP. Em 2008 foi compositor-residente no Visby International Centre for Composers, na Suécia.

É pesquisador do CNPq e autor do livro Música: Processo e Dinâmica (1993). Suas áreas de interesse são: música e tecnologia, sonologia, gesto, interação, acústica musical e desenvolvimento de programas e composições no ambiente de programação Max/MSP.