Roteiro para elaboração da Súmula Curricular

Publicado em 23 de fevereiro de 2012.

Toda solicitação inicial apresentada à FAPESP deve vir acompanhada da Súmula Curricular (SC) do Pesquisador Responsável, quando for o caso, das Súmulas Curriculares de cada um dos Pesquisadores Principais. As solicitações de Bolsas de PD devem incluir a Súmula Curricular dos candidatos, além da do supervisor. Nas solicitações de Bolsas de IC, MS, DR e DD deve ser apresentada a Súmula Curricular do orientador.

A SC serve para que a assessoria e as Coordenações de Área e Adjunta da Diretoria Científica conheçam a experiência profissional do Pesquisador Responsável e dos membros da equipe de pesquisa.

A Súmula Curricular deve ter até quatro páginas em papel A-4 com margens de pelo menos 2,5 cm do lado esquerdo e 2 cm nos demais lados, impressa com tipo de tamanho legível (Arial 10 pt ou Times New Roman 11 pt, por exemplo).

Caso a Súmula Curricular tenha mais de quatro páginas, só serão incorporadas ao processo em análise as primeiras quatro páginas.

A Súmula Curricular deve ser organizada em oito seções. Todas as seções deverão ser preenchidas, mesmo que com a expressão “NADA A DECLARAR”, se for o caso. As oito seções são:

1) Formação.

2) Histórico profissional, serviços e distinções acadêmicas e prêmios.

3) Lista de até 10 resultados de pesquisa mais relevantes, podendo ser artigos científicos, capítulos de livros, patentes (solicitadas ou concedidas), softwares registrados ou outros tipos de publicações que considere estarem entre as 10 mais relevantes de sua carreira. Os itens deverão ser escolhidos a critério do interessado, entre aqueles que considerar mais significativos para a análise de sua produção científica e/ou tecnológica recente (últimos cinco anos) e/ou as de maior relevância para documentar sua experiência e competência na área de conhecimento em que se insere o projeto proposto. Para cada item, inclua a quantidade de citações recebidas pelo item na literatura internacional (ISI, Scopus ou Google Scholar). Para auxiliar a assessoria e  os comitês na análise, inclua, em no máximo 4 linhas, outros elementos verificáveis que considerar adequados para ajudar a demonstrar o impacto do item (por exemplo, citação em patentes, licenciamento de patentes, utilização em bibliografia de cursos, impacto em políticas públicas, prêmios ao item,...). Por favor, use o padrão bibliográfico convencional em sua área e agrupe por categoria (p. ex., artigos, patentes, capítulos,..). Das listas com mais de 10 itens, a FAPESP somente utilizará no processo de análise os 10 primeiros.

4) Lista de financiamentos à pesquisa vigentes de qualquer agência ou empresa.

5) Lista de orientações em andamento, com bolsas.

6) Indicadores quantitativos.

7) Link para página web MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar).
Para criar o perfil no ResearcherID veja: https://www.researcherid.com/SelfRegistration.action e http://ip-science.thomsonreuters.com/m/pdfs/rid_qec_jul09_web.pdf.
Para criar o perfil no MyCitations do Google Scholar consulte http://scholar.google.com e http://scholar.google.com.br/intl/pt-BR/scholar/citations.html

8) Outras informações. 


Modelo para Súmula Curricular

Nome:

1) Formação

Ano

Título ou atividade

Instituição

 

Graduação

 
 

Doutorado

 
 

Pós-Doutoramento

 

2) Histórico profissional. Listar as principais posições profissionais que ocupou informando datas de início, término, e instituições.

3) Lista de até 10 resultados de pesquisa mais relevantes, podendo ser artigos científicos, capítulos de livros, patentes (solicitadas ou concedidas), softwares registrados ou outros tipos de publicações que considere estarem entre as 10 mais relevantes de sua carreira. Os itens deverão ser escolhidos a critério do interessado, entre aqueles que considerar mais significativos para a análise de sua produção científica e/ou tecnológica recente (últimos cinco anos) e/ou as de maior relevância para documentar sua experiência e competência na área de conhecimento em que se insere o projeto proposto. Para cada item, inclua a quantidade de citações recebidas pelo item na literatura internacional (ISI, Scopus ou Google Scholar). Para auxiliar a assessoria e os comitês na análise, inclua, em no máximo 4 linhas, outros elementos verificáveis que considerar adequados para ajudar a demonstrar o impacto do item (por exemplo, citação em patentes, licenciamento de patentes, utilização em bibliografia de cursos, impacto em políticas públicas, prêmios ao item,...). Por favor, use o padrão bibliográfico convencional em sua área e agrupe por categoria (p. ex., artigos, patentes, capítulos,..). Das listas com mais de 10 itens, a FAPESP somente utilizará no processo de análise os 10 primeiros.

4) Lista de financiamentos à pesquisa vigentes, de qualquer agência ou empresa, sob a responsabilidade do Pesquisador. Lista de auxílios à pesquisa vigentes, indicando: título do projeto, nome do coordenador, recursos, vigência e agência financiadora. Se for bolsista de alguma agência de fomento, indicar agência, tipo de bolsa, nível e vigência.

5) Lista de orientações em andamento, com bolsas. Orientações em andamento com bolsa: relacionar tipo (Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado), título do projeto e agência de fomento.

6) Indicadores quantitativos. Indicação separada das quantidades totais de: 1) livros publicados; 2) publicações em periódicos com seletiva política editorial; 3) capítulos de livros; 4) teses de mestrado orientadas e já defendidas; 5) teses de doutorado orientadas e já defendidas; 6) Quantidade de citações recebidas na literatura científica internacional, segundo o ISI, Scopus ou Google Scholar;

7) Link para a página MyResearcherID (ISI) ou MyCitations (Google Scholar).

7.a) Para criar o perfil no ResearcherID consulte: https://www.researcherid.com/SelfRegistration.action e http://ip-science.thomsonreuters.com/m/pdfs/rid_qec_jul09_web.pdf.

7.b) Para criar o perfil no MyCitations do Google Scholar consulte http://scholar.google.com e http://scholar.google.com.br/intl/pt-BR/scholar/citations.html.

8) Outras informações biográficas que julgar relevantes para a análise de sua atividade acadêmica recente (últimos cinco anos) e para documentar sua experiência e competência na área de conhecimento em que se insere o projeto proposto.