Financiamento à pesquisa

Roteiro para elaboração da Súmula Curricular English version

Publicado em 1º de setembro de 2022.

A Súmula Curricular (SC) é o documento de referência fundamental para a análise das qualificações dos pesquisadores que solicitam ou que participam de solicitações de financiamento à FAPESP. A SC serve para que a assessoria científica ad hoc, as Coordenações de Área e as Coordenações Adjuntas da Diretoria Científica conheçam a experiência profissional do Pesquisador Responsável e dos membros da equipe de pesquisa.

Toda solicitação inicial apresentada à FAPESP deve vir acompanhada da Súmula Curricular do Pesquisador Responsável e, quando for o caso, das Súmulas Curriculares de cada um dos Pesquisadores Principais e Pesquisadores Associados. As solicitações de Bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado e de Pós-Doutorado devem incluir a Súmula Curricular dos candidatos, além da súmula do orientador/supervisor.

A SC deve retratar a experiência profissional do pesquisador, seja ela acadêmica ou em institutos de pesquisa de missão dirigida, ou em pesquisa em empresas ou organizações sociais. Como pode ser visto no modelo abaixo, alguns quesitos aplicam-se a todos, alguns só a pesquisadores acadêmicos e outros são mais adequados a pesquisadores de empresas. Cabe aos interessados escolher que itens pretendem valorizar, podendo a súmula diferir conforme o tipo de Auxílio ou Bolsa almejado.

A Súmula Curricular deve ter até quatro páginas em papel A-4 com margens de pelo menos 2,5 cm do lado esquerdo e 2 cm nos demais lados, impressa com tipo de tamanho legível (Arial 10 pt ou Calibri 11 pt, por exemplo).

Caso a Súmula Curricular apresentada tenha mais de quatro páginas, só serão incorporadas ao processo em análise as primeiras quatro páginas.

A Súmula Curricular deve ser organizada em sete seções. Todas as seções deverão ser preenchidas, mesmo que com a expressão “NADA A DECLARAR”, se for o caso. As sete seções são:

1) Formação.

2) Histórico profissional, serviços e distinções acadêmicas e prêmios.

3) Lista de até 5 resultados de pesquisa mais relevantes e de maior impacto.

4) Lista de financiamentos à pesquisa.

5) Indicadores quantitativos.

6) Link para página ORCID (obrigatório), Web of Science, Scopus ID ou MyCitation (Google Scholar).

7) Outras informações.

Modelo para Súmula Curricular

Nome:

1) Formação

Ano de início e término Duração em meses

Título ou atividade

Instituição (Depto/Unidade/Entidade) e orientador/supervisor Título do trabalho

Graduação

Mestrado

Doutorado

Pós-Doutoramento

Outros cursos, treinamentos ou certificações e estágios de pesquisa no exterior

2) Histórico profissional. Listar as principais posições profissionais que ocupou informando datas de início, término, e instituições (essas posições podem ser acadêmicas, empresariais ou administrativas, como a gestão de grandes projetos ou de instituições de ensino e pesquisa). Podem também ser listadas atividades associativas (participação em associações, federações, comissões temáticas/técnicas, conselhos de empresas/institutos/universidades), bem como atuação em empreendedorismo e startups e distinções acadêmicas e prêmios recebidos.


3) Lista de até 5 resultados de pesquisa mais relevantes, podendo ser artigos científicos, livros, capítulos de livros, palestras a convite, patentes (solicitadas, concedidas e especialmente as licenciadas), softwares registrados, cultivares, empresas de base tecnológica criadas, relatórios técnicos de projetos que liderou ou em que teve papel destacado, novos produtos, novos processos ou outros tipos de resultados de pesquisa documentados que considere estarem entre as 5 mais relevantes de sua carreira.

Os itens deverão ser escolhidos a critério do interessado, entre aqueles que considerar mais significativos para a análise de sua produção científica e/ou tecnológica recente (principalmente nos últimos dez anos) e/ou as de maior relevância para documentar sua experiência e competência na área de conhecimento em que se insere o projeto proposto. Para cada item, inclua, quando for o caso, a quantidade de citações recebidas pelo item na literatura internacional (Web of Science, Scopus ou Google Scholar) e, em no máximo 4 linhas, outros elementos verificáveis que considerar adequados para ajudar a demonstrar o impacto do item (por exemplo: citação em patentes, licenciamento de patentes, utilização em bibliografia de cursos, impacto em políticas públicas, prêmios ao item...). Todos os autores, até um máximo de 15, deverão constar da citação. Por favor, use o padrão bibliográfico convencional em sua área e agrupe por categoria (por exemplo: artigos, patentes, capítulos...). Das listas com mais de 5 itens, a FAPESP somente utilizará no processo de análise os 5 primeiros.

4) Lista de financiamentos à pesquisa:

4.a) Auxílios vigentes, de qualquer agência ou empresa, sob a responsabilidade do Pesquisador (Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal), indicando: título do projeto, recursos, vigência e agência financiadora. Se for bolsista de alguma agência de fomento, indicar agência, tipo de bolsa, nível e vigência.

4.b) Principais Auxílios concluídos (máximo de 5) sob a responsabilidade do Pesquisador (Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal) indicando: título do projeto, recursos, vigência e agências financiadoras.


5) Indicadores quantitativos. Indicação separada das quantidades totais de:

1) livros publicados;

2) publicações em periódicos com seletiva política editorial;

3) capítulos de livros;

4) dissertações de Mestrado:

4.a) orientadas e já defendidas, e

4.b) em andamento;

5) teses de Doutorado:

5.a) orientadas e já defendidas, e

5.b) em andamento;

6) supervisões de Pós-Doutorado:

6.a) concluídas e,

6.b) em andamento;

7) quantidade de citações recebidas na literatura científica internacional, segundo o Web of Science, Scopus ou Google Scholar;

8) patentes solicitadas, concedidas e licenciadas;

9) produtos desenvolvidos e lançados no mercado;

10) processos otimizados implementados em empresas ou organizações sociais;

11) empresas criadas ou apoiadas;

12) consultorias técnicas e científicas relevantes.


6) Link para a página ORCID (obrigatório). Web of Science, Scopus ID ou MyCitations (Google Scholar). Observe-se que o pesquisador é responsável pela veracidade das informações que constam dessas páginas.

6.a) Para criar o perfil ORCID consulte: https://orcid.org/.

6.b) Para criar o perfil no Web of Science consulte: https://clarivate.com/products/scientific-and-academic-research/research-discovery-and-workflow-solutions/researcher-profiles/.

6.c) Os perfis são criados automaticamente no Scopus quando um autor tem 2 ou mais publicações indexadas, mas o autor pode revisar e aperfeiçoar seu perfil no Scopus. Para revisar seu perfil de autor no Scopus, consulte: https://elsevier.libguides.com/Scopus/author-profile.

6.d) Para criar o perfil no MyCitations do Google Scholar acesse: http://scholar.google.com.


7) Outras informações:

7.a) Outras informações biográficas que julgar relevantes para a contextualização e análise de sua atividade profissional recente (últimos dez anos) e para documentar sua experiência e competência na área de conhecimento ou setor socioeconômico em que se insere o projeto proposto, ou em empreendedorismo e inovação.

7.b) Descreva sua experiência internacional em pesquisa após o doutoramento evidenciando sua participação em redes internacionais de colaboração em pesquisa com resultados publicados.

7.c) Indique teses orientadas que receberam prêmios acadêmicos e ex-orientandos de doutorado e ex-supervisionandos de pós-doutorado com inserção profissional destacada.

7.d) Informe eventuais interrupções decorrentes de licenças médicas, de maternidade e paternidade, cuidado com outras pessoas (p. ex., enfermos, idosos, pessoas com deficiência), indicando datas de início e fim. Podem também ser informadas circunstâncias que podem ter impactado o desempenho escolar e acadêmico.


Página atualizada em 01/09/2022 - Publicada em 23/07/2009