INCT

Objetivos

1) Científicos

  • Epidemiológicos

A) Recrutar pacientes portadores de tumores provenientes de famílias com história de agregação familiar ou câncer hereditário e parentes afetados ou não para obtenção de dados epidemiológicos e coleta de amostras (sangue periférico); cadastrar a história familiar utilizando o software Oncotree; e obter amostras destes tumores já coletados e armazenados no banco de tumores gerenciado pelo Biobank para manipulação de ácidos nucléicos e ensaios moleculares;

B) Excluir a presença de mutações dos genes hMLH1, hMLH2, hMSH1, hMSH6, PMS2, TP53,CHEK2, BRCA1, BRCA2 nos probandos que se enquadram em síndromes hereditárias clássicas, utilizando técnicas de sequenciamento; e estabelecer o método de sequenciamento genômico dos loci BRCA1 e BRCA2 por tiling-PCR seguido de sequenciamento de alta performance (Roche 454);

C) Pesquisar alterações genômicas nos probandos e em pelo menos dois parentes, sendo pelo menos um portador de câncer (não necessariamente o mesmo tipo tumoral), utilizando métodos de detecção de variações no número de cópias por CGH-array com o objetivo de identifcar novos genes envolvidos na etiologia de cânceres hereditários;

D) Pesquisar alterações genômicas em 20 probandos com carcinoma colorretal hereditário, utilizando a técnica de captura de DNA (5Mb de trechos genômicos de loci selecionados) em lâminas “NimbleGen” seguido de sequenciamento de alta performance (Roche 454).

E) Validar os genes candidatos encontrados por PCR quantitativa ou sequenciamento de alta performance (Roche 454).

F) Comparar os dados epidemiológicos e moleculares (quando possível) dos centros brasileiros e latinoamericanos com aqueles das coortes do MDACC, SKMCC e Heidelberg.

  • Biologia tumoral

A) Determinar, usando a lâmina de 244.000 elementos codificadores e não codificadores, o perfil de expressão gênica diferencial de 200 tumores de mama e tecido não tumoral e correlacioná-los com parâmetros clínicos como potencial metastático, resposta à terapêutica e sobrevida livre de doença.

B) Determinar, usando a lâmina de 244.000 elementos codificadores e não codificadores, o perfil de expressão gênica diferencial de 200 tumores de próstata e tecido não tumoral e correlacioná-los com parâmetros clínicos, patológicos, potencial metastático, recidiva bioquímica e outros doença-específicos.

C) Clonar os promotores de genes acima encontrados em vetor compatível com sua transfecção em células de câncer de próstata em cultura e determinar seu potencial como marcadores para PET-CT e terapêutica por meio de xenotransplantes em animais compatíveis.

  • Ensaios Clínicos

A) Comparar o uso potencial do 18F-fluoroacetato com 18F-FDG para análise de imagem por PET-CT em pacientes com tumores de mama e próstata.

B) Determinar o potencial angiogênico da proteína F8 extraída de Hevea brasiliensis.

C) Realizar um estudo prospectivo não randomizado de fase II para identificar marcadores de resposta à quimioterapia neoadjuvante e à associação com radioterapia e cetuximab em pacientes com carcinomas epidermóides de orofaringe.

2) Ensino

A) Criar a disciplina de oncogenética clínica na pós-graduação strictu sensu do Hospital do Câncer AC Camargo (HACC) e a disciplina de oncogenômica na pós-graduação da Bioquímica do IQ-USP;

B) Cursos de extensão deverão ser ministrados pela equipe do HACC e parceiros nacionais e internacionais para transferência de conhecimentos entre os institutos participantes.

C) Criar uma disciplina de oncogenética clínica para enfermeiras na pós-graduação sensu latu do HACC e incluir esta disciplina no programa de educação a distância do hospital.

3) Difusão

A) Estabelecimento de programas de informação sobre cânceres hereditários voltados para a sociedade;

B) Com o apoio financeiro da organização de propaganda J. Walter Thompson, realizar uma campanha multimídia para divulgar os cânceres hereditários.


Página atualizada em 10/02/2009 - Publicada em 10/02/2009