Instruções para emissão de pareceres de assessoria para a FAPESP para processos em papel

a) FORMULÁRIO PARA EMISSÃO DO PARECER:

    a.1) O parecer deve ser apresentado impresso, utilizando-se o formulário específico para a modalidade relativa à proposta em análise, entre os formulários disponíveis em www.fapesp.br/formularios/parecer/inicial.

    a.2) Usar sempre a versão mais atual do Formulário para Emissão de Parecer, disponível aqui.

b) SIGILO RECÍPROCO:

    b.1) A Fundação mantém sob rigoroso sigilo a identidade do assessor.

    b.2) O mesmo procedimento deve ser adotado pelo próprio assessor, comprometendo-se com a FAPESP a não revelar sua função nesse processo específico a outrem, particularmente aos proponentes.

c) CONFLITO POTENCIAL DE INTERESSE: Para consultar a política da FAPESP para esta situação, clique aqui.

d) PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA PARECER:

    d.1) Preencher na primeira página os campos informando o número do processo e o nome do solicitante.

    d.2) Respostas circunstanciadas às questões apresentadas no formulário são extremamente importantes para fundamentar as decisões da Fundação.

    d.3) Solicita-se justificar nos campos apropriados do formulário os itens apontados como deficiências.

    d.4) Como o parecer será enviado, no todo ou em parte, ao proponente, solicita-se não usar termos que sejam potencialmente ofensivos ou que permitam a identificação da assessoria.

e) PRAZO PARA EMISSÃO DO PARECER: A emissão do parecer e seu envio à FAPESP no prazo especificado são atos essenciais para que a Fundação possa oferecer respostas em tempo adequado aos proponentes do projeto.

    e.1) O prazo especificado para a emissão do parecer é de 20 dias para Auxílios Organização de Reunião Científica, Auxílios para Participação em Reunião Científica e Auxílio Pesquisador Visitante; e de 30 dias para as demais modalidades

    e.2) Todo pesquisador que recebe apoio da FAPESP se compromete a emitir pareceres solicitados pela Fundação. Atrasos no envio do parecer poderão acarretar interrupção da liberação de recursos em processos sob sua responsabilidade.

    e.3) Em casos excepcionais e justificados, não sendo possível a observância do prazo máximo especificado, solicita-se a imediata devolução da documentação, mesmo sem o correspondente parecer.

f) ENVIO DO PARECER: O parecer deve ser enviado à FAPESP juntamente com o processo, usando-se para isso o envelope enviado e já endereçado.

g) COMPROVANTE CURRICULAR: Caso deseje um comprovante da FAPESP atestando sua atividade como assessor ad-hoc, solicite escrevendo um e-mail para expedientedc@fapesp.br.

h) ASSINATURA: Solicita-se à assessoria que não deixe de assinar o parecer e que preencha seu próprio nome no campo "nome do assessor", constante na última página.