FAPESP/CNPq

FAPESP/CNPq

INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Convênio entre FAPESP e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e com as fundações de amparo à pesquisa de São Paulo (FAPESP), Minas Gerais (Fapemig) e do Rio de Janeiro (Faperj). O objetivo é instalar dezenas de institutos que funcionarão de forma multicêntrica, sob a coordenação de uma instituição-sede que já tenha competência em determinada área de pesquisa.

PRONEX - PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA
Convênio de cooperação entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem por objeto implementar o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) no Estado de São Paulo.

PPP - PROGRAMA PRIMEIROS PROJETOS
Convênio de cooperação entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem por objetivo o apoio à infraestrutura de CT&I para jovens pesquisadores contemplados com bolsa de pós-doutoramento da FAPESP ou do CNPq, em São Paulo.

PPSUS - PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS
O programa tem por objetivo o desenvolvimento descentralizado de pesquisas direcionadas à resolução de problemas de saúde da população e ao aprimoramento do próprio Sistema Único de Saúde.

PROGRAMA DE PESQUISA ECOLÓGICA DE LONGA DURAÇÃO - PELD
CHAMADA MCTI/CNPq/FAPs Nº 34/2012
A Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, através da manutenção e aperfeiçoamento da rede de sítios de pesquisa definida no âmbito do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração. Chamada lançada em 17 de setembro de 2012 para custeio de projetos durante 42 meses. Data limite para submissão das propostas: 31/10/2012.

SISBIOTA
Acordo para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que visem ampliar o conhecimento, entendimento e uso da biodiversidade brasileira e melhorar a capacidade preditiva de respostas às mudanças de cobertura e uso da terra e mudanças climáticas, associando as pesquisas à formação de recursos humanos, educação ambiental e divulgação do conhecimento científico, bem como integrar competências para a consolidação do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - SISBIOTA.

REFLORA
Acordo para financiar pesquisa, resgate e uso das informações e disponibilização no Herbário Virtual Autenticado de Espécies da Flora do Brasil - REFLORA, abrangendo as plantas coletadas nos séculos 18, 19 e 20 e depositadas nos herbários do Royal Botanic Gardens de Kew, Inglaterra, e do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, França. 

REPENSA
Acordo de cooperação com o objetivo de financiar, no Estado de São Paulo, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que visem integrar competências para a consolidação das Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária - REPENSA. Acordo assinado em 19 de maio de 2011, com validade de 42 meses, e prorrogado por termo aditivo até 18 de maio de 2016.
   - Primeiro aditivo do acordo - 2014