English version

Maria Julia Manso Alves

Maria Julia Manso Alves

Coordenação Adjunta - Ciências da Vida

Graduada em Ciências Biológicas (USP, 1969), com doutorado em Bioquímica (USP, 1974), Livre-Docência (1986) e professora titular pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (USP, 2002). Foi pesquisadora 1A do CNPq e desde 2015 é bolsista de Produtividade Sênior do CNPq.

Foi chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (USP) por dois mandatos ( 2006- 2010) e vice-diretora do Instituto de Química (2010-2014). Fez parte de comissões de assessoramento do CNPq e da avaliação da Capes, membro da Coordenação de area da Biologia da FAPESP e Coordenadora da área de Ciências Biológicas II da Capes (2013- 2014). Desde 2015 é coordenadora do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq).

É membro da Academia do Estado de S. Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. É membro da Ordem do Mérito Científico do Brasil (classe Comendador).

Tem experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente na área de interação entre Trypanosoma cruzi e célula hospedeira, com particular enfoque na interação com a matriz extracelular, determinação de receptores e ligantes e modificações pós-traducionais de proteínas.