FAQ - Bolsas - Dúvida 5

Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Doutorado Direto?

A Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP destina-se a aluno regularmente matriculado em curso de pós-graduação stricto-sensu, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese numa instituição localizada no Estado de São Paulo, sob orientação de um professor com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular. A verificação da regularidade da situação de credenciamento do orientador é considerada pela FAPESP como de responsabilidade da Instituição.

As normas e instruções para a solicitação da Bolsa, com a relação dos documentos necessários para análise da proposta, estão disponíveis em www.fapesp.br > Fomento à pesquisa > Bolsas > Doutorado Direto. 

A proposta poderá ser submetida à FAPESP em fluxo contínuo em qualquer época do ano, exclusivamente em formato eletrônico, através do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), no endereço www.fapesp.br/sage.

As solicitações podem ser apresentadas antes do término do curso precedente (graduação) ou quando de passagem do Mestrado para o Doutorado Direto, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à conclusão da graduação e à matrícula no Doutorado Direto é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na Bolsa, caso ela seja concedida.