Solicitações Complementares

Solicitações Complementares são aquelas associadas aos objetivos de Projeto Temático vigente. O conceito aplica-se a solicitações de Auxílio Pesquisador Visitante e a solicitações de Bolsas de Iniciação Científica, de Mestrado, de Doutorado, de Doutorado Direto e de Pós-Doutorado.

As Solicitações Complementares só podem ter vigência compatível com aquela do Projeto Temático a que se vinculam, não podendo, em nenhum caso, exceder o prazo de vigência desse. As Solicitações Complementares deverão, necessariamente, ser endossadas pelo pesquisador coordenador do Projeto Temático a que se vinculem.

 

IMPORTANTE: 

A apresentação de proposta vinculada a um projeto Temático, CEPID ou JP exige que o auxílio principal tenha sido concedido pela Fundação (isto é, não pode estar em análise). Caso a proposta venha a ser aprovada, a mesma só terá Termo de Outorga emitido quando o auxílio ao qual está vinculada estiver em execução, com Termo de Outorga assinado.

 

Solicitações submetidas à FAPESP como “Solicitações Complementares” –e que não se enquadrem na definição acima – serão recebidas, mas tramitarão como solicitações independentes e não vinculadas.

As Solicitações Complementares de Auxílio Pesquisador Visitante e de Bolsas de Iniciação Científica associadas a Projeto Temático, poderão ser dispensadas de envio à assessoria externa, sendo analisadas no âmbito das Coordenações de Área.

As Solicitações Complementares de Bolsas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto, Pós-Doutorado vinculadas a Projetos Temáticos serão consideradas prioritárias nas respectivas sessões de análise colegiada, desde que estejam em igualdade de condições, nos quesitos acadêmicos, com as demais propostas em análise.

As Solicitações Complementares deverão ser feitas individualmente, por meio dos formulários apropriados e acompanhadas da documentação pertinente, como descrito no respectivo manual. Deverão ainda vir acompanhadas do sumário do Projeto Temático, peça indispensável para a análise da atividade proposta no contexto do projeto, dando destaque para o fato de ser uma solicitação complementar ao Projeto Temático, citando o número do processo. (Ver também “Benefícios Complementares”).

Tais solicitações serão novos processos na FAPESP, com relatórios e prestação de contas próprios. Os recursos concedidos não serão subtraídos da verba do Projeto Temático.

Para Solicitações Complementares de Bolsas de Pós-Doutoramento há tratamento diferenciado quanto aos prazos máximos. Clique aqui para ver as normas.