Chamadas de Propostas

Centro de Pesquisa de Engenharia em Inteligência Artificial IBM-FAPESP English version


Nota: Conforme explicado no evento de apresentação da Chamada, o texto em negrito no item 2 teve sua redação alterada para tornar explícita a informação de que a saúde está entre os temas de especial interesse para aplicação dos conhecimentos gerados no Centro.



Resumo

 

Duração do financiamento:

máximo de 10 anos

Instruções para envio:

as propostas devem ser enviadas apenas pelo sistema SAGe

Envio das propostas:

prazo final em 15/04/2019

Pessoa para contato na FAPESP:

Patricia Tedeschi


1 INTRODUÇÃO

Um dos desafios para o avanço do conhecimento é a complexidade dos problemas científicos e tecnológicos atuais. Enfrentar esses problemas geralmente requer mais do que o suporte de 2 a 5 anos oferecido normalmente pela FAPESP em seus Auxílios regulares ou Projetos Temáticos. Financiamento de longo prazo e, em muitos casos, abordagens interdisciplinares permitem a abordagem bem-sucedida de problemas complexos.

Ao mesmo tempo em que lidar com esses desafios requer abordagens ousadas, muitas vezes a identificação dos problemas requer a associação com empresas ou entidades do governo diretamente ligadas ao mercado da sociedade.

Essa iniciativa expande os objetivos do programa CEPID da FAPESP, adicionando um componente de colaboração de pesquisa com a empresa introduzindo, assim, a abordagem do programa Parceria de Pesquisa para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.

A característica mais importante do Programa dos Centros de Pesquisa de Engenharia (CPE) da FAPESP é a multiplicidade de suas missões. Na base de suas atividades, um CPE tem a missão principal de estabelecer um centro de pesquisa de classe mundial durante sua existência e desenvolver meios efetivos de transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento. 

A complexidade da execução de um projeto de pesquisa como o CPE requer financiamento de longo prazo e autonomia no uso de recursos. Também requer uma forte conexão institucional do parceiro cofinanciador e meios adequados de acompanhar e avaliar rigorosamente o desempenho do Centro.

2 O CENTRO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A IBM e a FAPESP estão desenvolvendo um plano para criar um Centro de Inteligência Artificial (Centro de IA) para realizar pesquisas fundamentais e aplicadas de inteligência artificial (IA) e buscar impulsionar avanços científicos que revelem o potencial da IA para os segmentos de mercado. Os sistemas de IA têm feito progresso notável nos últimos anos, mas é necessária pesquisa adicional para superar alguns dos maiores desafios científicos: criar sistemas que conheçam profundamente, raciocinem com propósito, aprendam continuamente e interajam naturalmente. Da mesma forma, a aplicação de sistemas de IA atuais e futuros nos problemas industriais reais ainda apresenta grandes desafios técnicos. Espera-se que o Centro de IA IBM-FAPESP avance os algoritmos e sistemas de IA para aumentar o impacto da IA nos segmentos de mercado selecionados, com foco nos recursos naturais (óleo e gás, mineração, etc.), na saúde, no agronegócio (inclusive genômica e biotecnologia), no meio ambiente e no setor financeiro, além de explorar as implicações socioeconômicas da IA nesses campos.

O Centro de IA IBM-FAPESP fará parte do IBM IA Horizons Network (IAHN) (http://www.research.ibm.com/ai/ai-horizons-network/#partnerships) e será o primeiro desses centros na América Latina. Os centros IBM IAHN foram concebidos para aplicar tecnologias de IA a alguns dos maiores desafios do mundo, que englobam assistência médica, envelhecimento, reconhecimento de imagem, aceleração de hardware, entre outros. Eles abordam toda a gama de IA, desde a análise de dados não estruturados e estruturados, necessários para treinar esses sistemas, até a construção dos novos sistemas informáticos, necessários para otimizar as novas cargas de trabalho com o uso intensivo de dados de um mundo verdadeiramente digital.

O Plano de Pesquisa do Centro de Pesquisa selecionado incluirá uma pesquisa internacionalmente competitiva nos tópicos listados na seção 3 para estabelecer um Centro de Inteligência Artificial. O plano deve explorar o máximo possível das sinergias e complementaridades entre os tópicos listados.

Em termos gerais, espera-se que o centro de pesquisa demonstre uma contribuição substancial para cada um dos seguintes objetivos:

a. Realizar ciência e pesquisa de nível mundial para o avanço do conhecimento fundamental ou aplicado, buscando impacto econômico e social por meio da inovação.

b. Transferência de conhecimento para a IBM e para a sociedade, inclusive setores corporativos e/ou não governamentais e/ou públicos. Alguns exemplos de conquistas valiosas com relação a esse objetivo são:

(i) Realizar projetos em parceria com agências governamentais ou não governamentais que são responsáveis por políticas públicas.

(ii) Criação de pequenas empresas que incorporem resultados da pesquisa desenvolvida pelo Centro em seus produtos ou serviços. Essas pequenas empresas podem se beneficiar do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) na FAPESP.

c. Interagir com o sistema educacional, especialmente nos níveis primários e secundários, por exemplo, por meio do Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP.

d. Todas as atividades e objetivos acima citados dos Centros de Pesquisa resultam do desempenho de pesquisa internacionalmente competitiva, seguindo as melhores referências de excelência global.

2.1 Composição da equipe do Centro de Pesquisa

Um fator determinante para o sucesso de um Centro é a existência de uma equipe com composição equilibrada de pesquisadores Principais, Pesquisadores Associados, Pesquisadores Visitantes, Pesquisadores com Pós-Doutorado, estudantes de graduação e pós graduação e equipe de suporte técnico, apoiados por serviços administrativos e de gestão de excelente, fornecidos pelo projeto de pesquisa e pela empresa.

O Centro de Pesquisa não apenas deve ter excelência mundial, mas também deve ser justificado por cada uma das seguintes razões:

a. A complexidade dos problemas pesquisados que, em muitos casos, pode exigir uma abordagem multidisciplinar;

b. A escala, profundidade e duração das atividades de pesquisa propostas.

c.  A necessidade de interação contínua entre os membros da equipe para atingir os objetivos científicos e/ou tecnológicos, transferindo e difundindo conhecimento.

As dimensões, a estrutura e a operação do Centro devem ser determinadas com base nas atividades de pesquisa, difusão e e transferência de conhecimento a serem executadas. Em particular, o Centro deve ser hospedado por uma Instituição no Estado de São Paulo. A associação com outras instituições no Estado de São Paulo será considerada como fator de valorização da proposta e, em alguns casos, pode ser essencial para tornar a proposta mais forte.

O Centro de IA almeja trazer pesquisadores da IBM, um corpo docente de renome mundial, a comunidade de pesquisa de IA no Brasil, jovens talentos de universidades e laboratórios de pesquisa brasileiros e os melhores estudantes graduados para trabalharem juntos em projetos de pesquisa avançada e experimentos criados para acelerar a aplicação da inteligência artificial, do aprendizado da máquina, do processamento de linguagem natural e de tecnologias relacionadas.

O Centro deve ter um foco científico e tecnológico comum claramente definido que articule todas as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas. Deve-se entender que esse não é um programa de suporte institucional e, portanto, divisões de pesquisa, departamentos, unidades e instituições não serão suportados como tal. O financiamento das atividades do Centro será de longo prazo, no mínimo 2 e no máximo 10 anos, com avaliações regulares e eventuais consequências dessas avaliações durante todo esse período. Os recursos alocados podem ser usados com um grau de autonomia. No entanto, a FAPESP e a IBM manterão supervisão permanente com avaliações periódicas das atividades do Centro.

O Centro deve ser dirigido por um Comitê Executivo (CE) composto por um Diretor (Pesquisador Responsável), um Vice-Diretor, um Coordenador de Difusão da Educação e do Conhecimento e um Coordenador de Transferência de Tecnologia. O CE deve ser suportado por uma equipe de gestores, profissionais a serem contratados pela Instituição Sede que deverão executar e supervisionar todas as tarefas de gerenciamento e administrativas necessárias para a operação do Centro.

2.1.1  Participação de cientistas e engenheiros da IBM

Vice-Diretor é um pesquisador indicado pela IBM e terá as prerrogativas de um pesquisador visitante na instituição sede (inclusive suporte técnico e administrativo). O Vice-Diretor estará presente no Centro e contribuirá científica e operacionalmente, inclusive supervisionando o processo de colaboração entre a IBM e o Centro de Pesquisa. O objetivo é garantir um alto nível de interação entre o Centro e a IBM. 

Os cientistas e engenheiros da IBM também podem fazer parte do Centro de Pesquisa para contribuir e colaborar em projetos específicos. Eles estarão presentes no Centro de Pesquisa e poderão ter as prerrogativas de um pesquisador visitante na instituição sede, inclusive contando com suporte técnico e administrativo.

A participação da IBM, e/ou cientistas ou técnicos por ela indicados, nas atividades do Centro será discutida com o proponente selecionado nesta chamada após o processo de seleção. Esse procedimento também permite assegurar que grupos na universidade e nas instituições de pesquisa no Estado de São Paulo concorram em condições de igualdade;

2.2 Comitê consultivo internacional

O Centro de Pesquisa estabelecerá um Comitê Consultivo Internacional (CCI) formado por cientistas renomados no campo de foco do Centro. O CCI deve incluir pelo menos dois cientistas estrangeiros que se destaquem em suas áreas. A FAPESP espera que o CCI desempenhe principalmente a função de orientar a operação do Centro, instruindo a equipe com relação a novas oportunidades de pesquisa e novas direções, visando o aumento de sua competitividade internacional. O CCI não deve ser considerado um substituto do sistema de avaliação da FAPESP, que será implementado exclusivamente pela FAPESP e pela IBM. O CCI deve ser convocado pelo Conselho Executivo do Centro pelo menos uma vez por ano. Após cada reunião do CCI haverá uma reunião programada com os representantes da FAPESP e da IBM.

As propostas para essa Chamada para Propostas de Pesquisa devem incluir uma proposta para organização acadêmica e gestão do Centro, que demonstre inequivocamente a possibilidade de atingir os objetivos estabelecidos.

2.3 Tópicos a serem cobertos no plano de pesquisa

Os temas de interesse compartilhados pela IBM e pela FAPESP para essa Chamada para Propostas de Pesquisa estão listados abaixo. Abordagens inéditas em torno dos temas de pesquisa abaixo são bem-vindas.

Algoritmos de IA: o Centro de IA almeja ser um contribuidor-chave para o desenvolvimento científico da IA mundialmente, criando algoritmos avançados para expandir as capacidades de aprendizado da máquina, inclusive extração de informações, modelos gráficos e aprendizado profundo. Os pesquisadores criarão sistemas de IA que abordam todos os tipos de problemas complexos, que poderiam se beneficiar do aprendizado robusto, contínuo e ativo, da representação de conhecimento de domínio e da inferência de contexto. Os pesquisadores inventarão novos algoritmos para utilizar big data quando disponível, mas também aprenderão com dados limitados utilizando e incorporando conhecimento complementar contextual e/ou intrínseco.

Representação Profunda do Raciocínio e Conhecimento: o Centro de IA pretende tratar o desafio de criar sistemas de IA com o nível mais alto de raciocínio (com linguagem natural, dados estruturados, lógica, matemática e programação), o que permite (1) a interação e o aprendizado contínuos – adquirindo novo conhecimento e aprimorando a capacidade de tomada de decisão, especialmente em problemas industriais - e (2) a estruturação e a representação do propósito de uma forma distribuída. 

IA em português: o Centro de IA acelerará a disponibilidade dos sistemas de IA para que funcionem no idioma português, para que possam ler, processar, conversar e falar em português. Será realizado um grande esforço para criar conjuntos de dados de treinamento e outros recursos para português do Brasil e outros idiomas da América Latina serão executados e compartilhados com a comunidade acadêmica no Brasil.

Aplicações industriais da IA: São Paulo é o coração industrial do Brasil e o Centro de IA pretende desenvolver novas aplicações de IA para uso profissional em setores como agronegócio, recursos naturais, ambiente e finanças. O Centro de IA também explorará o uso da IA em áreas como a privacidade de dados de campo, especialização e personalização de serviços, aprendizado ativo, treinamento com dados pequenos, capacidade de interpretação da IA, compreensão visual,  e otimização das cadeias de valores. A pesquisa abordará as necessidades específicas de segmentos de mercado selecionados do Centro de IA, promovendo a criação de ontologias, bases de conhecimento e conjuntos de dados de treinamento específicos para cada segmento de mercado.

IA para o Bem: o Centro de IA explorará como a IA pode prover benefícios econômicos e sociais de maneira holística para uma quantidade maior de pessoas, países e empresas. O centro estudará as implicações econômicas da IA e investigará como a IA pode melhorar a prosperidade e ajudar os indivíduos a conquistarem mais em suas vidas. Objetos selecionados serão desenvolvidos e aprofundados pela colaboração entre a IBM e o Centro.

3 DEFINIÇÕES

a. Centro de Pesquisa: como parte do Programa CPE da FAPESP, é um projeto complexo e de longo prazo relacionado ao desenvolvimento de pesquisa mundial que visa a consolidação de um centro de pesquisa.

b. O Pesquisador Responsável (PR) e Diretor é o pesquisador responsável por preparar e enviar a Proposta e pela coordenação científica e administrativa do Projeto, se aprovado pela FAPESP e pela IBM. O PR deve ter o endosso explícito da Instituição Sede e de outras instituições associadas, se for o caso. Em um Centro de Pesquisa, como parte do programa CPE da FAPESP, o PR é o Diretor do Centro.

c. Pesquisador Principal (PP): é um pesquisador da equipe, indicado pelo PR e aprovado pela FAPESP e pela IBM. Todos os PPss devem ter uma excelente experiência de pesquisa, sua participação deve ser especificada claramente no Projeto de Pesquisa e essa participação deve ser essencial para o desenvolvimento desse Projeto de Pesquisa. Os PPs podem ter direito de usar Benefícios Complementares da FAPESP.

(i) O PR é necessariamente um dos PPs do projeto.

(ii) O Centro pode ter mais de um PP além do PR.

d. Pesquisador Associado (PA): pesquisadores da equipe, designados pelo Pesquisador Principal e aprovados pela FAPESP e pela IBM, que são responsáveis por contribuir com partes bem definidas do Projeto de Pesquisa.

e. Pesquisador Associado da IBM (PAI): cientistas e engenheiros da IBM convidados por um Pesquisador Principal e aprovados pela FAPESP e pela IBM, responsáveis por contribuir com partes bem definidas de um projeto de pesquisa. Eles terão as prerrogativas de um pesquisador visitante na instituição sede.

f. Instituição Sede: a instituição que sedia o Projeto e à qual o PR tem vínculo empregatício. A Instituição Sede deve fornecer suporte institucional para o armazenamento e o acesso ao material e equipamento para os pesquisadores do projeto.

3.1 Requisitos para o PR e os PPs

a. Ter título de doutor ou qualificação equivalente.

b. Um vínculo empregatício com uma instituição de pesquisa no estado de São Paulo.

c. Ter produção e liderança científica ou tecnológica substanciais e comprovadas em projetos de pesquisa grandes e ousados.

d. Ter experiência e competência comprovadas na área na qual o Projeto está inserido, demonstradas por meio de:

(i) Qualidade, regularidade e impacto da produção científica e tecnológica do pesquisador.

(ii) Treinamento de pesquisadores no nível universitário.

(iii) Experiência com a troca e execução científicas de projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores de instituições no Brasil e em outros países.

(iv) Capacidade de formar grupos de pesquisas com resultados reconhecidos pela comunidade científica.

4 CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA CRIAR UM CENTRO

As condições mínimas essenciais para justificar um Centro são:

a. Plano de Pesquisa: a Proposta para um Centro deve ter como base um plano de pesquisa avançado e original que seja altamente competitivo tanto nacional como internacionalmente.

b. Instituição Sede: a instituição que sedia o Centro de Pesquisa e à qual o RC está vinculado. 

c. O compromisso formal das Instituições Sede deve incluir:

(i) Uma descrição detalhada da contribuição institucional, bem como planejamentos para despesas e/ou contratação de pessoal. Nesse documento oficial, deve haver detalhes sobre contribuições com relação ao seguinte:

a. Espaço físico e infraestrutura: a área física reservada para o Centro não deve oferecer apenas o funcionamento perfeito das atividades relacionadas à pesquisa, inovação e difusão, mas também interação permanente entre seus pesquisadores. Quando isso não existir completamente, a proposta deverá incluir um compromisso de criá-lo, com um cronograma para sua construção.

b. Pessoal designado à administração e ao gerenciamento adequados do Projeto.

c. Equipe de suporte técnico.

(ii) As instituições envolvidas no Centro devem preparar um documento único listando todos os compromissos institucionais assumidos pela administração máxima de cada uma das Instituições.

d. O Diretor do Centro, que também é o PR e a Equipe: as experiências do CPEs e de Centros semelhantes em outros países têm mostrado que o sucesso da implementação dos Centros depende diretamente da escolha adequada de seu Diretor e da Equipe de Pesquisadores.

(i) O Diretor do Centro, um pesquisador com uma experiência sólida em realizações científicas internacionalmente competitivas na área do Centro, também deve ter habilidades de liderança e gerenciamento comprovadas para desenvolver projetos de grande escala.

(ii) O PR e os PPS devem comprovar sua excelência. Eles devem ser pesquisadores que produziram trabalho científico de impacto internacional e devem ter demonstrado competência para pesquisa cooperativa dentro do tema focal do Centro. Espera-se que a equipe de pesquisa inclua alguns pesquisadores jovens com potencial comprovado para pesquisa. A composição da equipe deve refletir a natureza interdisciplinar do Projeto de Pesquisa.

(iii) Pesquisadores em outros países ou outros estados do Brasil poderão fazer parte da equipe de pesquisa, contanto que eles tenham excelência comprovada em pesquisa. Nesse caso, o orçamento proposto pode oferecer recursos para transporte desses pesquisadores até a Instituição Sede e para sua manutenção, dentro das diretrizes do Auxílio Pesquisador  Visitante da FAPESP.

e. O Centro deve ter um Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento e um Coordenador de Transferência de Tecnologia.

(i) O Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento deve ter experiência no desenvolvimento de projetos nessa área e será assistido por um Gestor de Educação e Difusão do Conhecimento, que deverá ser contratado pela Instituição Sede.

(ii) O Coordenador de Transferência de Tecnologia deve ser um pesquisador com experiência em Gestão de Tecnologia que será assistido por um Gestor de Transferência de Tecnologia, que deverá ser contratado pela Instituição Sede.

f. O PR e os PPs devem demonstrar um tempo e dedicação substanciais às atividades do Centro.

(i) Espera-se que o PR e os PPs dediquem pelo menos 20 horas por semana às atividades no Centro.

(ii) Outros membros da equipe podem se dedicar menos, se justificável e compatível com suas responsabilidades no projeto.

g. Contratos, projetos conjuntos ou colaborações estabelecidas ou em negociação com Centros, departamentos ou institutos de pesquisa estrangeiros reconhecidos internacionalmente com foco em pesquisa na área do Centro de Pesquisa são condições não exclusivas que podem tornar a proposta mais competitiva. Quando elas não são incluídas na proposta, o Centro de Pesquisa selecionado deve estabelecer tais colaborações no primeiro ano de sua operação.

5 SUPORTE OFERECIDO PELA FAPESP E PELA IBM

Para o Centro selecionado, o financiamento será concedido inicialmente por um período de 2 anos, que poderá ser renovado, por decisão do Comitê Gestor FAPESP-IBM, no final das avaliações abrangentes do 2º, 4º e 7º anos, que poderão incluir visitas ao Centro. A continuação do financiamento dependerá dessas avaliações. Em qualquer caso, após dez anos, a FAPESP e a IBM não terão nenhum compromisso de manter o Centro.

Não se espera que o financiamento da FAPESP e da IBM seja o suporte único e exclusivo do Centro – dentro do Projeto deve haver documentação do orçamento total necessário para a operação do Centro e das fontes, inclusive FAPESP e IBM, que contribuirão para cada item.

Um fator importante para agregar valor à Proposta durante o processo de seleção é a existência de financiamento de fontes além da FAPESP, da IBM e da Instituição Sede, contanto que elas estejam alinhadas com a missão do Centro, conforme definido no Projeto enviado à FAPESP e à IBM.

O financiamento da FAPESP e da IBM poderá ser complementado por outras fontes se o Comitê Gestor Conjunto FAPESP-IBM aprovar as contribuições com antecedência.

O suporte econômico e financeiro total da FAPESP e da IBM ao Centro não será maior do que US$ 500.000,00 por ano, e para qualquer ano, considerando a contribuição de ambas as Partes; nesse total estão incluídos os valores atribuídos aos Custos Adicionais para Custos Diretos de Infraestrutura para o Projeto (consulte a seção 2.2 do Anexo I) e os custos adicionais para qualquer bolsa concedida.

5.1 Financiamento do programa

A FAPESP e a IBM reservarão, cada uma, até US$ 500.000,00 anualmente para implementar o programa, com a expectativa de seleção de até 1 proposta.

5.1.1 Itens que podem ser financiados pela FAPESP

A FAPESP está proibida por lei de oferecer suporte a atividades administrativas. Por essa razão, o suporte para todas as atividades administrativas como uma contribuição institucional será essencial para tornar a criação de um Centro viável.

Os itens que podem ser financiados pela FAPESP são: bolsas (nos níveis de iniciação científica, treinamento técnico, mestrado, doutorado, pós-doutorado), auxílio para pesquisador visitante, organização de reuniões de trabalho, equipamento de pesquisa, materiais para consumo, serviços de terceiros, ajudas de custo para viagem, transporte, auxílio-moradia para pesquisadores visitantes. Poderão ser financiadas obras civis de infraestrutura de pesquisa para a reforma ou adaptação de edificações já existentes (desde que não haja aumento da área construída) e que sejam essenciais para a adequada execução do Projeto de Pesquisa. As normas para Itens Financiáveis estão detalhadas no Anexo I.

5.1.2 Itens que podem ser financiados pela IBM

Os itens que podem ser financiados com fundos solicitados para a IBM são:

a. Bens de capital ou equipamentos necessários para o Projeto de Pesquisa, contanto que eles estejam sob a propriedade das Instituições de Ensino Superior e das Instituições de Pesquisa públicas ou privadas no Estado de São Paulo, após a conclusão do projeto;

b. Bolsa para estudantes universitários, de Mestrado, de Doutorado e pesquisadores de Pós-Doutorado, com valores pelo menos iguais às bolsas oferecidas pela FAPESP para esses contratos, inclusive reserva técnica;

c. Aquisição de materiais para consumo, despesas de viagem e serviços necessários diretamente para o Projeto de Pesquisa;

d. Custos direcionados à infraestrutura necessária para o Projeto de Pesquisa;

e. Recursos de complementação salarial do corpo docente ou de pesquisadores empregados pelas instituições de Ensino Superior e Pesquisa que sediam o projeto;

f. Recursos para contratar, pelo período do projeto, pesquisadores e suporte técnico necessários para o trabalho de pesquisa associado ao projeto;

g. Outros itens conforme especificamente aprovado pela FAPESP. 

5.1.3 Restrições

a. Os recursos da FAPESP não podem ser usados para pagamentos de salários de qualquer natureza.

b. A lei também proíbe que a FAPESP ofereça suporte a atividades administrativas de qualquer tipo. Essas atividades, necessárias para o sucesso do Centro, devem ser totalmente garantidas pelas Instituições Sede, com recursos complementares oriundos de quaisquer outras fontes sendo bem documentados.

c. Os recursos da FAPESP não podem ser usados para financiar nenhuma construção de novos prédios nem de anexos para prédios já existentes.

5.1.4 Suporte institucional necessário

Conforme já mencionado, a FAPESP está proibida por lei de oferecer suporte a atividades administrativas e de pagar salários. Por essa razão, o suporte para todas as atividades administrativas (compras, gestão, serviços de secretaria e outros) e o pagamento da equipe de apoio da pesquisa como uma contrapartida institucional serão essenciais para a viabilidade da criação de um Centro. Portanto, garantir a infraestrutura administrativa é uma parte essencial da contribuição institucional.

Além disso, a Instituição Anfitriã deve assegurar:

a. Pessoal e serviços para administração e gerenciamento, incluindo, no mínimo:

(i) Um Gestor Executivo do Centro. Gestores Executivos são profissionais que fazem mais do que aliviar a carga administrativa sobre os pesquisadores. O Gestor Executivo deve ter uma compreensão completa da estrutura operacional do Centro, a fim de identificar oportunidades, prever dificuldades e promover a organização em todos os níveis. Um Gestor competente se esforçará para garantir que as únicas barreiras contra a pesquisa sejam os desafios científicos ou tecnológicos enfrentados pelos pesquisadores. As seguintes qualificações são esperadas:

a. Bons conhecimentos técnicos da área, suficientes para discutir a evolução da pesquisa em fóruns que vão desde oficinas internas até conferências internacionais com agências de fomento;

b. Excelentes habilidades de comunicação. A fluência do inglês é indispensável;

c. Formação administrativa forte. Deve ser capaz de planejar, coordenar o trabalho em equipe e avaliar o progresso;

d. Visão abrangente do Centro, do ambiente de pesquisa em que se encontra e de seu futuro;

e. Liderança, resiliência e entusiasmo.

(ii) Um Gestor de Transferência de Tecnologia.

(iii) Um Gestor de Educação e Difusão do Conhecimento.

(iv) Toda a equipe técnica necessária para oferecer o melhor suporte de pesquisa e de outras atividades.

(v) Plano para admitir novos pesquisadores/professores: item não obrigatório, mas agrega valor significativo à proposta.

b. Total suporte técnico e instalações para o Centro.

c. Suporte administrativo para compras, planejamento, contabilidade e todas as outras tarefas administrativas necessárias para o funcionamento perfeito de um Centro do tamanho pretendido.

Toda a contrapartida institucional deverá ser descrita e quantificada em dados físicos e valores financeiros e econômicos: dotação, salários de pesquisadores e pessoal de apoio, instalações (planta da área a ser ocupada pelo Centro), equipamentos e infraestrutura a que o Centro terá acesso (comunicação, rede computacional, oficinas de apoio, recursos administrativos), etc. A intensidade do apoio institucional considerado necessário e qualificado pela FAPESP será item importante da avaliação das propostas pela FAPESP.

6 SUPERVISÃO DO CENTRO

As atividades do Centro serão avaliadas anualmente por meio dos Relatórios de Progresso. No final do segundo, quarto e sétimo anos, serão realizadas avaliações abrangentes que poderão incluir visitas. Os resultados dessas avaliações serão decisivos para a continuidade do apoio da IBM e da FAPESP.

a. Se o Centro não for aprovado na avaliação do 2º ano, ele terá 6 meses adicionais de suporte reduzido até a desativação.

b. Se o Centro for aprovado no 2º ano, ele terá seu suporte renovado por 2 anos adicionais.

c. Se o Centro não for aprovado na avaliação do 4º ano ou em qualquer uma das avaliações subsequentes, o Centro terá um ano adicional de suporte reduzido até a desativação ou até encontrar novas fontes de financiamento.

d. O tempo máximo de apoio para o Centro é de 10 anos.

7        APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

Todas as propostas serão revisadas por especialistas internacionais; portanto, elas devem ser apresentadas em INGLÊS.

Durante o processo de revisão, o revisor poderá consultar os Currículos Lattes do PR, dos PPs e de outros membros da equipe científica; portanto, os Currículos Lattes deverão estar atualizados.

A proposta deve ser enviada pelo PR (Diretor do Centro se a proposta for aprovada), com o endosso dos dirigentes institucionais apropriados (por exemplo, em uma Universidade Estadual deve haver um endosso do Diretor da Unidade, do Pró-Reitor de Pesquisa e do Reitor da Universidade) e dos PP. A lista de documentos que devem ser enviados está disponível no Sistema SAGE e inclui.

1) Projeto:

Identificação da folha de rosto

PR, nome do Centro, nome da Instituição Sede e das instituições associadas, nomes e conexões de Coordenadores propostos para Educação e Difusão de Conhecimento e Transferência de Tecnologia.

Resumo (30 linhas)

O resumo da proposta de pesquisa.

Sumário (até duas páginas)

a) Declaração da missão do Centro;

b) Descrição do Centro e de suas características específicas;

c) Foco das atividades de pesquisa e, se aplicável, sua articulação multidisciplinar;

d) Atividades esperadas de Transferência de Tecnologia e Educação e Difusão de Conhecimento;

e) Justificativa para a criação do Centro; Descrição resumida da contribuição institucional.

Plano de Pesquisa e descrição de sua relevância científica (até 20 páginas, incluindo referências bibliográficas) Plano e descrição de sua relevância científica (até 20 páginas, incluindo referências bibliográficas)

O Plano de Pesquisa é o cerne da Proposta do Centro. Ele deve descrever os desafios científicos e tecnológicos a serem enfrentados, o avanço na área, bem como os meios, métodos e materiais necessários para enfrentá-los. Ele deve listar as atividades propostas com o avanço na área. É esperado um Plano de Pesquisa ousado e original que seja altamente competitivo, nacional e internacionalmente. Deve ser demonstrado como a estratégia escolhida influenciará a área de pesquisa de uma maneira significativa. O Plano de Pesquisa deve articular a visão para o Centro, descrevendo os macrodesafios científicos que serão enfrentados e/ou buscados após as descobertas científicas. O plano precisa justificar especificamente, em termos de complexidade dos problemas e/ou da escala e do potencial da relevância científica, o suporte especial que é oferecido e o período de duração potencial de 10 anos. Os objetivos científicos do Centro e as atividades de pesquisa devem ser descritos de uma maneira suficientemente detalhada para permitir a avaliação científica de seu mérito, bem como da necessidade de um Centro realizá-los. Eles devem estar alinhados com a declaração da Missão do Centro definida acima. O Plano de Pesquisa também deve mostrar como a integração entre a Educação e Difusão de Conhecimento e a Transferência de Tecnologia deve contribuir com o avanço da pesquisa.

2) Justificativa para o Centro (até três páginas): a existência do Centro deve ser justificada com base na natureza, importância e viabilidade das atividades a serem desenvolvidas. Ela deve ser baseada em cada um desses motivos:

a) Complexidade dos problemas a serem abordados;

b) Escala e duração das atividades de pesquisa a serem realizadas;

c) Característica multidisciplinar da pesquisa planejada;

d) Necessidade de interação contínua entre membros da Equipe.

3) Plano de Ação para Educação e Difusão de Conhecimento (EDC) (até três páginas, incluindo referências bibliográficas):

As atividades do Centro devem incluir a disseminação de conhecimento. Isso focará principalmente no nível de graduação e de pós-graduação. A experiência prévia dos participantes com esse tipo de atividade deve ser descrita brevemente, enfatizando os resultados documentados. Espera-se que as Propostas contribuam com a Educação e a Disseminação de Conhecimento e engajem os níveis universitário e de pós-graduação. A equipe do projeto deve incluir um Coordenador responsável por essas atividades e um Gestor contratado pela Instituição Sede.

4) Plano de Ação para Transferência de Tecnologia (TT) (até três páginas, incluindo referências bibliográficas): as atividades de pesquisa no Centro devem ter grande potencial para troca com outras instituições de pesquisa e transferência de conhecimento para os setores produtivos e governamentais. A proposta de Transferência de Tecnologia deve descrever como o Centro desenvolverá e implementará essas atividades. A experiência prévia dos participantes com esse tipo de atividade deve ser descrita brevemente, enfatizando os resultados documentados (projetos, publicações de coautoria, patentes licenciadas ou colicenciadas,  absorção de estudantes graduados por empresas colaboradoras, etc.). O plano deve ser descrito e a viabilidade das atividades de transferência de tecnologia deve ser demonstrada por meio de projetos criados em parceria, incubação de empresas, programas de educação contínua e outras atividades.  A equipe do projeto deve incluir um Coordenador responsável por essas atividades e um Gestor contratado pela Instituição Sede E

5) Plano de Gestão e Estrutura Organizacional para operações do Centro, incluindo:

a) Plano Gerencial, Estrutura e Governança (até três páginas): o Centro deve ter uma estrutura e um controle organizacionais adequados para a complexidade e a diversidade de seus objetivos. O organograma deve incluir Coordenadores responsáveis pela educação e difusão de atividades de conhecimento e o Coordenador das atividades de transferência de tecnologia, além de outros coordenadores que os proponentes considerem necessários. O organograma também deve mostrar como o Centro estará localizado na organização da Instituição Sede e como programas de pesquisa serão integrados a outras instituições. O plano deve detalhar o modelo de gestão para atividades e mecanismos de colaboração. Em termos de reuniões de equipe, pelo menos uma reunião anual deverá ser incluída, na qual os resultados e/ou projetos e/ou planos para o período seguinte serão apresentados e discutidos, além das reuniões regulares da equipe. O plano também deve incluir informações sobre como o Centro gerenciará o funcionamento, a segurança (HSE) e os riscos ambientais e deverá conter uma estratégia de gerenciamento de mudanças.

b) Comitê Executivo (CE) (uma página): deve ser composto por, pelo menos, o Pesquisador responsável pela proposta (Diretor do Centro), o Vice-Diretor e os Coordenadores de Transferência de Tecnologia e de Educação e Difusão de Conhecimento. Poderá haver outros membros, se necessário. O CE deve supervisionar as operações diárias no Centro e deve ser assistido por uma equipe de suporte apropriada vinculada à Instituição Sede.

c) Proposta para composição do Comitê Consultivo Internacional (CCI) (até duas páginas): nomes sugeridos, sua justificativa e modus operandi do CCI. A FAPESP espera que o CCI desempenhe a função principal de supervisionar o funcionamento do Centro e de orientar a equipe com relação a oportunidades e pesquisas, a novas direções a tomar e ao aumento da competitividade internacional da ciência criada pelo Centro. Os membros deverão ser pesquisadores de alto prestígio, reconhecidos por sua excelência internacional, e pessoas a quem o Diretor e os Coordenadores do Centro têm fácil acesso.

d) Iniciativas propostas que visam atrair Jovens Pesquisadores: espera-se que o Centro beneficie-se do Auxílio a PesquIsa para Jovens Pesquisadores da FAPESP. Essa seção deve descrever as ações planejadas com uma visão no recrutamento de jovens pesquisadores com substancial experiência internacional—no mínimo dois anos de trabalho pós-doutorado em renomadas instituições estrangeiras de pesquisa—e conquistas científicas excepcionais. 

6) Equipe: deve ser apresentada no Sistema SAGE e deve ser preenchida com todos os Membros da Equipe, inclusive pesquisadores (incluindo bolsas pós-doutorado), técnicos, equipe de suporte administrativo e estudantes. Uma descrição das responsabilidades de cada um dos Pesquisadores Principais deve ser incluída no Plano de Pesquisa. Espera-se que o Centro tenha uma Equipe com uma distribuição equilibrada entre Pesquisadores Principais, Pesquisadores Associados, Pesquisadores Visitantes, Pesquisadores com Pós-Doutorado, estudantes e o suporte técnico e administrativo correspondente. Além do Diretor e Vice-diretor do Centro, a Proposta deve incluir:

a) O Coordenador responsável pelas atividades de Educação e Difusão do Conhecimento;

b) O Coordenador responsável pelas atividades de Transferência de Tecnologia;

c) A equipe de pesquisadores responsáveis pela execução dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos;

d) Para cada membro da equipe científica (Pesquisador Responsável - Diretor, Vice-Diretor, Coordenadores de EDC e TT, Pesquisadores Principais) a proposta deve incluir a Súmula Curricular (modelo disponível no SAGE);

7) Descrição da infraestrutura disponível para o projeto

8) Detalhes sobre outros apoios atuais e esperados (até duas páginas): lista de outros apoios já contratados ou outros apoios esperados.

9) Detalhes do apoio institucional e de seus custos (até cinco páginas): descrição do suporte institucional oferecido pela Instituição Líder, inclusive informações detalhadas sobre os custos de cada item apoiado.

10) Estimativa do orçamento total para o Centro: isso deve incluir todas as fontes de recursos às quais o Centro terá acesso discriminando os Usos (planilha de Fontes e Usos) dos recursos em termos de grandes rubricas (Pessoal Científico, Pessoal Técnico, Pessoal Administrativo, Estudantes, Equipamentos e Material Permanente, Material de Consumo, Serviços de Terceiros);

11) Solicitação de Orçamento para a FAPESP e a IBM: deve ser preenchido no formulário “R$/US$” do SAGE para a FAPESP. O orçamento da IBM pode ser localizado na lista de documentos. Ambos devem incluir uma justificativa (com base nos objetivos dos Planos de Pesquisa, de Transferência de Tecnologia, de Educação e Disseminação de Conhecimento) para todos os itens, detalhando a relação de necessidade com o item da Proposta. Essa solicitação de orçamento para a FAPESP e a IBM deve ser preparada para os primeiros cinco anos da operação do Centro, com estimativas justificáveis. O orçamento deve incluir o suporte solicitado da FAPESP para Pesquisa, Transferência de Tecnologia e Educação e Disseminação de Conhecimento, detalhando a função a ser cumprida para cada item (Pesquisa, Transferência de Tecnologia e Educação e Disseminação de Conhecimento).
 
8 AVALIAÇÃO DA PROPOSTA

As propostas passarão por um processo de revisão competitivo, considerando o grau com que a proposta cumpre com cada uma das condições listadas nas seções 2 e 4 dessa Chamada para Propostas de Pesquisa.

As propostas serão enviadas à FAPESP e serão distribuídas aos revisores escolhidos conjuntamente pela FAPESP e pela IBM, com conhecimento na área do Centro de Pesquisa. 

Após o recebimento de todas as revisões, os proponentes receberão excertos que reproduzem as críticas sobre suas propostas. Os proponentes com fundamentos para questionar as críticas terão a oportunidade de responder, até 7 dias após o recebimento dos excertos. 

a. Um formulário eletrônico específico será publicado no website da FAPESP para esse propósito; 

b. Não será aceita nenhuma revisão das propostas nesse estágio;

c. O Comitê Gestor Conjunto FAPESP-IBM considerará os comentários dos proponentes, juntamente com os relatórios, no processo de revisão. 

O processo de revisão poderá, a critério do Comitê Gestor Conjunto FAPESP-IBM, incluir entrevistas com o Pesquisador Principal e os Diretores da Instituição Sede, bem como visitas às Instituições Sedes.

No final da revisão, a FAPESP e a IBM poderão recomendar a combinação de propostas.

8.1 Objetos de revisão

a. MÉRITO CIENTÍFICO. Ousadia da Proposta aferida pela análise do avanço internacional para a área. O Projeto deve ser estratégico e apresentar objetivos alcançáveis e mensuráveis a serem atingidos durante o Programa. É essencial que sejam criados cronogramas realistas e detalhados para os primeiros dois anos do Projeto. O plano de pesquisa deve permitir a avaliação do potencial para criação de um Centro que possa se tornar uma referência mundial na área na qual ele opera. Um dos elementos importantes do plano deve ser a estratégia para cooperação internacional efetiva.

b. FOCO. É mandatório um foco científico/tecnológico comum que articule atividades de pesquisa a serem desenvolvidas.

c. JUSTIFICATIVA PARA A CRIAÇÃO DO CENTRO. A Proposta deve explicar a necessidade da criação do Centro de Pesquisa. Esse Programa não é simplesmente um mecanismo de financiamento, mas pretende contribuir na construção de um Centro mundial capaz de criar ciência de ponta, além de transferir e difundir conhecimento.

d. QUALIFICAÇÕES DO DIRETOR. O Diretor do Centro deve ser um pesquisador com uma experiência sólida em realizações científicas internacionalmente competitivas na área na qual o Centro trabalha, além de ter a capacidade de liderar e gerenciar o desenvolvimento de projetos de grande escala.

e. QUALIFICAÇÃO DOS PESQUISADORES PRINCIPAIS. É essencial que o Diretor tenha um perfil acadêmico compatível com as propostas do Plano e que os Investigadores Principais tenham o potencial de ocupar a posição do Diretor.

f. QUALIFICAÇÃO DO COORDENADOR DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. Experiência na pesquisa e no gerenciamento e transferência de tecnologia.

g. QUALIFICAÇÕES DO COORDENADOR DE EDUCAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO. Experiência na pesquisa e no desenvolvimento de projetos na área de Disseminação da Educação e do Conhecimento.

h. ADEQUAÇÃO DA EQUIPE CIENTÍFICA. Qualificação, dimensão, experiência acadêmica recente, equilíbrio entre membros da equipe sênior e júnior, participação de líderes emergentes, envolvimento de pós-doutores bolsistas nas atividades recentes de pesquisa dos Pesquisadores Principais. Espera-se que a equipe tenha uma composição equilibrada de Pesquisadores Principais, Pesquisadores Associados, Pesquisadores Visitantes, Pesquisadores com Pós-Doutorado, estudantes graduados e universitários e equipe de suporte técnico, suportados por serviços administrativos e de gerenciamento de qualidade.

i. COLABORAÇÕES INTERNACIONIAS. Qualidade e dimensões das colaborações estabelecidas ou em negociação com divisões estrangeiras reconhecidas internacionalmente e focadas na área ou no Centro de Pesquisa. 

j. COMPROMISSOS INSTITUCIONIAS COM A CRIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA. A qualidade e a quantidade da contribuição institucional, inclusive espaço físico a ser usado pelo Centro e pelo suporte administrativo e de gerenciamento, precisam ser compatíveis com a ousadia dos objetivos propostos.

k. PROPOSTA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA.” transferência de conhecimentos para o setor produtivo e para o setor público ou para o terceiro setor, podendo variar de intensidade em função do foco do Projeto, deve levar ao fortalecimento do vínculo das instituições de pesquisa com o ambiente externo e contribuir para trazer para as instituições novos desafios em pesquisa e para garantir a maximização dos benefícios sociais criados pela pesquisa realizada. 

l. PROPOSTA DE EDUCAÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO. Os mecanismos para difusão e educação que consolidam os processos existentes ou propõem inovações radicais com o potencial de melhorar o ensino e a percepção da ciência pela sociedade.

m. ADEQUAÇÃO DO ORÇAMENTO. Fontes e usos; equilíbrio entre custos de pessoal e custos de equipamentos; adequação com os objetivos; uso efetivo e apropriado da infraestrutura multiusuário existente; acesso a outras fontes confirmadas ou potenciais; suporte institucional.

n. PLANO DE GERENCIAMENTO

o. COMPOSIÇÃO DO COMITÊ CONSULTIVO INTERNACIONAL

9       CRONOGRAMA 

Prazo final para envio das propostas

15/04/2019

Anúncio das propostas selecionadas

15/08/2019

10    INFORMAÇÕES ADICIONAIS

E-mail: chamada_IBM@fapesp.br

11 IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA APROVADA

A cooperação entre a FAPESP, a IBM e as Instituições Sede será regulada por um convênio separado, que definirá:

a) Cronograma de desembolsos financeiros e apresentação de relatório sobre os valores desembolsado;

b) A definição e o cronograma dos resultados esperados em cada estágio do projeto;

c) Cláusulas sobre Propriedade Intelectual, exploração comercial e confidencialidade;

d) Prazo;

e) Foro legal.

Este acordo deve ser assinado até 30 de setembro de 2019

________________________________________

ANEXO 1: ITENS QUE PODEM SER FINANCIADOS PELA FAPESP SOB O PROGRAMA CPE

O orçamento do projeto de pesquisa apresentado à FAPESP deverá ser detalhado e cada item deverá ser justificado especificamente quanto aos objetivos dos planos propostos. Leia o Manual de Prestação de Contas: www.fapesp.br/5835

Os itens que não podem ser financiados são: salários de qualquer natureza, serviços de terceiros de natureza não técnica e esporádica, construção civil, aquisição de publicações, viagens (exceto para pesquisa de campo e para apresentar trabalhos em conferências científicas), serviços administrativos e materiais.

Os itens que permitem financiamento incluem o seguinte.

11.1 Custos do projeto de pesquisa

a) Material permanente adquirido no Brasil ou importado;

b) Materiais para consumo adquiridos no Brasil ou importados;

c) Serviços de terceiros contratados no Brasil ou no exterior;

d) Despesas de Transporte e Diárias para atividades ligadas diretamente à realização da pesquisa proposta, inclusive para visitas de Pesquisadores Visitantes;

e) Bolsas: poderão ser solicitadas bolsas como um Item Orçamentário (IO) sob as seguintes modalidades e de acordo com os padrões da FAPESP: Pós-Doutorado (PD), Doutorado (DR), Doutorado Direto (DD), Mestrado (MS), Iniciação Científica (IC) e Treinamento Técnico (TT);

e.1) O orientador/supervisor de cada candidato à bolsa deverá ser o Pesquisador Responsável ou um dos Pesquisadores Principais.

e.2) Para cada bolsa solicitada, deverá ser apresentado um Plano de Atividades com a proposta inicial contendo até duas páginas, incluindo o Título do Projeto da Bolsa, o Resumo e a Descrição do Plano.

e.3) O plano para cada bolsa precisa ser consistente com a proposta da pesquisa e deve ser referenciado dentro da proposta da pesquisa de uma maneira que torne possível ver a conexão e a importância para o projeto proposto.

e.4) O nome do candidato à bolsa não deve ser indicado na proposta. Se a bolsa for aprovada, o pesquisador responsável pelo auxílio deverá manter um processo seletivo anunciado publicamente para selecionar os candidatos à bolsa com base no mérito acadêmico.

e.5) As regras para solicitar bolsas como um item orçamentário (IO) estão disponíveis em www.fapesp.br/materia/2615/linha-regular/bolsas-concedidas-como-itens-orcamentarios-em-auxilios.htm.

e.5.i) Os candidatos à Bolsa de Pesquisa de Iniciação Científica já devem ter concluído um número suficiente de créditos relevantes para realizar o projeto de pesquisa e obter o máximo de benefício acadêmico.

e.5.ii) Candidatos para bolsas no nível de Doutorado, Doutorado Direto e Mestrado devem ter sido aceitos no programa de graduação da Instituição Anfitriã do projeto ou da Instituição dos PPs.

e.5.iii) No caso de Bolsa de Pós-Doutorado oferecida como um item orçamentário do projeto, o processo seletivo deve ser necessariamente internacional e deve ser documentado e aprovado pela FAPESP no momento em que cada Bolsa é implementada.

e.5.iv) Se os documentos que provam um processo seletivo público e internacional não forem apresentados, a bolsa não será concedida pela FAPESP.

e.6) As bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado também podem ser solicitadas separadamente, como Solicitações Complementares, de acordo com o estabelecido no item 4 abaixo, em conexão com os Projetos de CPE em propostas específicas, de acordo com os procedimentos tradicionais para os Programas de Bolsa da FAPESP.

11.2 Custos adicionais (reserva técnica)

a) Para o Programa CPE, aplicam-se as regras para a Reserva Técnica em Projetos Temáticos, certas modificações em relação ao programa.

b) A Reserva Técnica é composta de três partes:

b.1) Benefícios complementares;

b.2) Parcela para custos de infraestrutura direta do projeto

b.3) Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa 

c) As regras detalhadas para uso da Reserva Técnica estão disponíveis em www.fapesp.br/rt.

11.3 Auxílio de infraestrutura de pesquisa

a) Na solicitação inicial ou no momento em que relatórios são apresentados, o Pesquisador Principal pode solicitar recursos para pequenas reformas, visando garantir a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do projeto. São proibidas novas construções. Tal solicitação deve ser detalhadamente justificada e estar associada a aporte de contrapartida relevante pela Instituição Sede.

11.4 Solicitações complementares

Espera-se que os itens necessários para desenvolver o projeto sejam registrados na proposta; no entanto, excepcionalmente, a FAPESP poderá receber solicitações adicionais associadas à proposta.

As Solicitações Complementares são aquelas solicitações associadas aos objetivos atuais do Projeto do CPE cuja consideração ou tratamento passou por alguma modificação como resultado dessa condição. Os processos que estão em análise como solicitações complementares ao Projeto do Centro de Pesquisa são chamados de “Processos Vinculados”. O conceito se aplica às solicitações para Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, Auxílio à Pesquisa – Publicação a solicitações de Bolsas no País – Regular e Bolsa Pesquisa no Exterior – Regular.

a) As Solicitações Complementares devem ter vigência por um período compatível com o do Projeto do Centro de Pesquisa ao qual elas estão vinculadas e não podem, sob nenhuma circunstância, exceder o período de vigência do Projeto do Centro de Pesquisa.

a.1) Para Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, a duração da permanência deve estar contida na duração do Auxílio do Centro de Pesquisa ao qual ele está vinculado.

a.2) Para Bolsas, a data de início deve ser tal que haja sobreposição adequada entre a vigência da concessão inicial da bolsa e a vigência remanescente do Auxílio ao qual se vincula. A adequação da vinculação será analisada pela Diretoria Científica considerando itens como a natureza do plano de trabalho e a vigência do Auxílio em relação à vigência da bolsa.

a.2.i) Se a sobreposição não parecer apropriada, a solicitação da Bolsa será analisada, mas não se qualificará como uma Solicitação Complementar.

b) As Solicitações Complementares devem necessariamente ser endossadas pelo Pesquisador  Principal para o Projeto do CPE ao qual elas estão vinculadas.

c) As solicitações enviadas à FAPESP como “Solicitações Complementares" e que não são classificáveis na definição acima serão recebidas, mas serão consideradas como solicitações independentes e não vinculadas.

d) As solicitações Complementares nas modalidades de Pesquisador Visitante e Auxílio Publicação associadas ao Projeto poderão ser dispensadas de serem enviadas para análise externa e serão analisadas pela Coordenação da Área ou Adjunta.

e) As solicitações Complementares para Bolsas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado vinculadas aos Projetos terão prioridade nas respectivas sessões de análise colegiada, se forem iguais em condições e em itens acadêmicos com relação às outras propostas em análise.

f) Para Solicitações Complementares para Bolsas de Pós-Doutorado, há um tratamento diferencial a respeito da duração da bolsa (consulte as regras em www.fapesp.br/270).

g) As Solicitações Complementares deverão ser feitas individualmente usando os formulários apropriados e acompanhadas da documentação relevante, conforme descrito no respectivo manual. Além disso, elas deverão ser acompanhadas do Resumo do Projeto, que é um item indispensável para a análise da atividade proposta dentro do contexto do projeto, destacando o fato de que ela é uma solicitação complementar para um Projeto do Centro de Pesquisa e citando o número do processo.

g.1) Essas solicitações serão novos processos na FAPESP, com seus próprios relatórios e prestações de contas. Os recursos concedidos não serão subtraídos do orçamento do Projeto.

11.5 Uso dos recursos da IBM

Além dos itens listados nas seções 1, 2, 3 e 4 do Anexo I, os recursos da empresa podem ser usados para pagar a contratação, pelo período do projeto, de pesquisadores e suporte técnico necessários para o trabalho de pesquisa associado ao projeto; ara complementação salarial dos professores ou pesquisadores contratados pelas instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, participantes do projeto. Os recursos disponibilizados pela IBM serão desembolsados para a Instituição Sede.

11.6 Anexo 2 Instruções específicas para o sistema SAGe (diretrizes para envio pelo SAGe)

1. O Pesquisador Principal deve estar registrado no sistema SAGe:

(I) Os pesquisadores que não têm um registro no SAGe, primeiramente devem fazê-lo acessando a página do SAGe em www.fapesp.br/sage, clicando em “Sem cadastro?” e preenchendo os dados solicitados. Não basta apenas registrar-se como um usuário, é necessário preencher os dados cadastrais;

(II) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já registrados, devem efetuar login no SAGe com a identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

2. Na página inicial, selecione nas opções de menu "Acesso rápido – Atividades do Pesquisador", o link “Nova Proposta Inicial”.

3. Na seção Chamadas atuais, selecione e clique no link para essa Chamada de propostas.

4. O sistema exibirá o menu "Incluir proposta" na página seguinte para confirmar a Chamada selecionada.

5. Clique no botão “Incluir” para começar a preparar sua proposta.

6. Inclua os dados solicitados em todas as guias, inclusive a lista de documentos a serem anexados.

7. Atenção à obrigação de preencher todos os itens marcados com "*". É necessário submeter a proposta ao final do preenchimento. Salvar a proposta não significa que ela foi submetida à FAPESP

8. Se você tiver alguma dúvida, poderá usar o link Manuais na página inicial do SAGe e, na página Manuais, procurar explicações nos Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

9. IMPORTANTE: é fortemente recomendável verificar periodicamente as propostas pendentes usando a opção "Validar". Isso pode ser feito repetidamente à medida em que a proposta é criada, permitindo que as providências necessárias para envio sejam tomadas a tempo. Ao selecionar a opção "Validar", o sistema SAGe apresentará os impedimentos pendentes para enviar a proposta, considerando os itens que já foram inseridos. Caso haja dúvidas sobre o uso do sistema SAGe, além dos Manuais, a FAPESP também fornece assistência no Setor de Informações (11 3838-4000).

Atenção: desde 11/01/2016, para envio da proposta, é obrigatório anexar uma cópia escaneada do documento de identificação para o registro do SAGe. (Acesse o menu "Meus dados> Alteração de Cadastro" e anexe o documento solicitado no "Documento de Identificação" na seção “Identificação”). Essa obrigação se aplica a todos os beneficiários e PRs de bolsas e auxílios. 


Página atualizada em 26/03/2019 - Publicada em 18/01/2019