Bolsas no exterior

1) Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)

Modalidade de bolsa destinada a pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, para a realização de atividade de pesquisa em instituição no exterior.

São requisitos dos candidatos ter título de doutor ou qualificação equivalente, ter vínculo com instituição de pesquisa do Estado de São Paulo e ter produção científica ou tecnológica.

Duração de até 12 meses, improrrogáveis e solicitação em qualquer época do ano. Valor da bolsa (manutenção): US$ 2.800,00 por mês.

No caso dos bolsistas que desenvolverão projetos em países na Europa e na Ásia, será concedido um adicional de 20% no valor supramencionado da Bolsa.

 

2) Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

Apóia a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado, no exterior. O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa regular no país, não podendo ser solicitado independentemente.

São requisitos do candidato:

Ter bolsa FAPESP vigente em uma das seguintes modalidades: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto ou Pós-Doutorado.

  • Estar em dia com a FAPESP (entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas e Parecer de Assessoria, no caso de bolsistas de Pós-Doutorado).
  • Não serão habilitadas para análise as propostas cujo Beneficiário ou Responsável estiver em débito com a FAPESP há mais de 60 (sessenta) dias.
  • Proficiência na língua do País onde será realizado o estágio de pesquisa ou em inglês, comprovada por declaração formal do orientador/supervisor da bolsa no país.

A duração da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior depende da modalidade de bolsa regular no país sendo usufruída pelo candidato.

No caso dos bolsistas que desenvolverão projetos em países na Europa e na Ásia, será concedido um adicional de 20% no valor mensal da manutenção no exterior.