Releases

Pesquisadores discutem desafios e impactos de tecnologias de cidades inteligentes na mobilidade urbana e qualidade de vida

São Paulo, 12 de abril de 2018 – Cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que empregam o uso de tecnologias da informação e da comunicação em soluções que garantam melhor qualidade de vida da população. O foco deve incluir a oferta de serviços eficientes que atendam gerações atuais e futuras, sem esquecer o aspecto econômico, social e ambiental. 

 No transporte público, isso significa, por exemplo, a busca por melhor eficiência, com menor tempo de viagem e maior regularidade, tornando a opção mais atrativa do que o veículo individual. É esse universo que pesquisadores vão explorar no debate Mobilidade e Cidades Inteligentes do próximo Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação.

 O evento, que acontece no próximo dia 16 na Assembleia Legislativa de São Paulo, contará com a participação do pesquisador Fábio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), que discutirá a “Internet do Futuro e Mobilidade Urbana”.  Já os pesquisadores Danilo Camargo Igliori (FEA/USP) e Paulo Saldiva (IEA/USP) discutirão “O Desafio das Metrópoles para Inovar em Transportes” e “Mobilidade Urbana, Inovação e Qualidade de Vida”, respectivamente.

 O Ciclo contará ainda com apresentação de Márcio Calixto Cabral, da empresa Scipopulis Desenvolvimento e Análise de Dados, que recebe apoio da FAPESP por meio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE. Ele abordará o uso de soluções tecnológicas para a gestão do transporte e para o passageiro.

 O tema do Ciclo está alinhado a outras ações recentes da Fundação, que está com edital aberto, até o próximo dia 18 de maio, a projetos de pesquisa para o desenvolvimento, em startups, pequenas e média empresas, de Inovação em Cidades Inteligentes – Grandes Metrópoles. Os recursos alocados para financiamento de propostas somam R$ 15 milhões, sendo 50% com recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e 50% com recursos da FAPESP.

 Em outra chamada de propostas, a FAPESP e a FINEP selecionaram em 2017 um total de dez projetos de pesquisa para o desenvolvimento, por empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores para aplicações em cidades inteligentes e sustentáveis.

 Outro exemplo recente envolve o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que terá apoio da Fundação no seu plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes.

 Inscrições - As palestras do Ciclo ILP-FAPESP são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. As vagas, porém, são limitadas. No Ciclo, resultado de uma parceria entre o ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, haverá ainda mais seis palestras e debates ao longo do ano sobre temas que apontam para questões-chaves do futuro da sociedade. 

 

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento “Mobilidade e Cidades Inteligentes”

Data: 16 de abril de 2018

Local: Auditório Teotônio Vilela – Assembleia Legislativa de São Paulo

Horário: das 15h às 17h

Inscrições: https://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4025

 (vagas limitadas)

 

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Fernando Cunha / cunha@fapesp.br / 11 3838 4151