Releases

Debate sobre migrações no Brasil e no mundo marca lançamento do Atlas Temático – Observatório das Migrações em São Paulo

São Paulo, 5 de abril de 2018 – Um debate sobre migrações internacionais e o futuro dessa dinâmica populacional no mundo, a situação no Brasil e, particularmente, no Estado de São Paulo marcará o lançamento do Atlas Temático – Observatório das Migrações em São Paulo, amanhã, dia 6, a partir das 9h30, na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em São Paulo. O evento acontece na semana em que está programada a chegada a São Paulo de imigrantes venezuelanos que serão transferidos de Roraima.

O debate terá a participação dos pesquisadores Francisco Cos Montiel, da The United Nations University Institute on Globalization, Culture and Mobility (UNU-GCM), e Rosana Baeninger, do Núcleo de Estudo de População “Elza Berquó, da Universidade Estadual de Campinas (Nepo/Unicamp).

Cos Montiel fará uma apresentação abordando, por videoconferência, o “El Futuro da Migracion y sus implicaciones para la produción de la sociedade”. Já Rosana Baeninger, uma das autoras do Atlas, explorará números coletados no estudo, que apresenta o perfil dos 870.926 mil imigrantes que entraram no país entre 2000 e 2015. Os dados foram coletados na base de dados da Polícia Federal e do Ministério da Justiça, além da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

O levantamento foi feito por pesquisadores da Unicamp com apoio da FAPESP, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Missão da Paz.  O mapeamento, que inclui nacionalidades, perfis sociodemográficos e distribuição no mercado de trabalho, tem o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas públicas com foco na nova dinâmica populacional.

No caso de São Paulo, essa dinâmica envolve, por exemplo, a chegada ao Estado de venezuelanos que estavam abrigados em Roraima e um dado curioso captado pelo Atlas. Segundo a pesquisadora Rosana Baeninger, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 580 (89,9%) receberam imigrantes nos últimos anos.

Após as apresentações dos pesquisadores, haverá discussão aberta ao público com moderação de Carlos Eduardo Lins da Silva, professor colaborador do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.

O evento é aberto ao público, mas depende de inscrições. As vagas são limitadas.

 

Atlas Temático – Observatório das Migrações em São Paulo

Quando: 6 de abril, das 9hh30 às 12h30

Onde:  FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa

Inscrições: eventos/atlas

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Fernando Cunha / cunha@fapesp.br / 11 3838 4151