Releases

Pesquisadores da USP e Unicamp discutem o futuro da água no Ciclo ILP-FAPESP

São Paulo, 7 de março de 2018 - Água é o recurso natural primordial para a vida no planeta, já que a sobrevivência dos ecossistemas depende da sua qualidade e oferta em abundância. As mudanças climáticas, porém, trazem um alerta para a necessidade de se aumentar os cuidados com a gestão e a conservação da água. O Estado de São Paulo, por exemplo, já enfrentou severa crise hídrica em passado bastante recente, fazendo com que o uso racional da água virasse um hábito, pelo menos em parte da população. Nesse cenário, consumo, gestão e conservação são desafios que se impõem aos gestores públicos e campo de estudos de pesquisadores preocupados com a questão hídrica.

Com este pano de fundo, o primeiro evento de 2018 do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que ocorrerá em 12 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, discutirá O Futuro da Água. Cientistas paulistas mostrarão pesquisas que têm como objetivo investigar a realidade atual do abastecimento de água, considerando um cenário de menor oferta e de uso mais consciente do recurso. Os estudos já indicam que, ao se tornar mais escassa, a água torna-se também um bem mais caro do ponto de vista econômico.

As apresentações serão feitas por Ricardo Hirata (Instituto de Geociências/USP), José Carlos Mierzwa (Poli/USP) e Ademar Romeiro (Instituto de Economia/Unicamp), que abordarão o tema sob o enfoque das mudanças climáticas, seu uso racional e reúso, além da questão envolvendo seu custo e financiamento. Também haverá apresentação de Marília Lara, da startup Stattus4, que desenvolveu um sistema de detecção de vazamentos em redes de abastecimento de água.

Após esse primeiro evento, o ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo vão oferecer mais sete palestras e debates ao longo do ano sobre temas que apontam para questões-chaves do futuro da sociedade. Especialistas relatarão os principais resultados de estudos e pesquisas realizados com apoio da FAPESP e que ajudam a desenvolver novas capacitações para o enfrentamento dos desafios e mudanças na qualidade de vida das populações, em favor do desenvolvimento social e econômico e da proteção aos recursos naturais.

Sobre o ILP – Instituto do Legislativo Paulista

O ILP, criado pela resolução nº 821/2001 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem por missão "produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo". Constitui, assim, um importante espaço de formação, produção de conhecimento multidisciplinar e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista, tendo como eixos estratégicos: ensino, espaço de capacitação e disseminação de conhecimento; pesquisa, oferecimento de subsídios de cunho técnico-científico para orientar a ação do Poder Público no Estado; cultura e educação para a cidadania, fornecimento à população do Estado de informação e instrumentos para o exercício consciente da cidadania; e comunicação institucional, divulgação de ações e programas do ILP, que buscam estabelecer uma interlocução entre o conhecimento produzido pela sociedade e o resultado obtido através do debate político.

Sobre a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Fundada em 1962, a FAPESP é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. Esse apoio se dá por meio por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa em todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes. As Bolsas se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação; e os Auxílios, a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo ou a pequenas empresas inovadoras. As Bolsas e Auxílios são concedidos por meio de três linhas de financiamento: Linha Regular, Programas Especiais e Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica.

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento “O Futuro da Água”

Data: 12 de março de 2018

Local: Auditório Teotônio Vilela – Assembleia Legislativa de São Paulo

Horário: das 15h às 17h

Inscrições: https://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=3806 (vagas limitadas)

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Fernando Cunha / cunha@fapesp.br / 11 3838 4151