Novos workshops São Paulo-Baviera serão apoiados

Novos workshops São Paulo-Baviera serão apoiados

Chamada com o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera está aberta a propostas (foto: BAYLAT)

A FAPESP e o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera (StMBW) – representado pelo Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) – anunciam uma nova chamada de propostas.

Por meio da chamada 2017 será oferecido apoio financeiro para a realização de workshops que reúnam pesquisadores em início de carreira e doutorandos prestes a defender tese da Baviera (Alemanha) e do Estado de São Paulo. Os workshops desenvolverão relações para futuras colaborações e oportunidades em pesquisa colaborativa.

A FAPESP e o Estado Livre da Baviera financiarão conjuntamente os workshops. Serão aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento.

Os workshops deverão ser coordenados por dois pesquisadores líderes em suas áreas, um de instituição de ensino ou de pesquisa na Baviera e outro de instituição no Estado de São Paulo.

Proponentes no Estado de São Paulo devem ser pesquisadores responsáveis ou principais em projetos financiados pela FAPESP em pelo menos uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Os workshops apoiados serão realizados um no Estado de São Paulo e o outro na Baviera. Até 40 pesquisadores poderão participar de cada um.

O primeiro workshop deverá ocorrer entre 1º de janeiro e 30 de dezembro de 2018. O segundo, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

As propostas serão recebidas até 19 de junho de 2017.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10847