Acesso restrito

Estatística de Tempos da FAPESP

Um estudo dos prazos praticados pela FAPESP na análise das solicitações no período de 1994 a 1999.


1. Introdução

    Apresentamos aqui a atualização dos dados relativos aos prazos praticados pela FAPESP para a análise das diversas modalidades de Auxílio e Bolsa com fluxo contínuo. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas de monitoramento e controle que refletem a preocupação da instituição de avaliar permanentemente seu próprio desempenho.

    Para cada linha de fomento, a FAPESP define o prazo tipicamente necessário para que se complete o processo de avaliação das solicitações a ela encaminhadas. O compromisso da Fundação é de empenhar-se pela observância desse prazo.

    Com efeito, a etapa mais importante do processo de análise não pode ser inteiramente controlada pela FAPESP, pois todos os processos são enviados a assessores ad hoc, para que emitam parecer.

    O cumprimento dessa etapa fundamental do processo de avaliação exige esforços permanentes da instituição. O prazo regularmente estipulado para a devolução do parecer é de 35 dias.

    Para obter a devolução do processo dentro desse prazo, a instituição mantém um sistema interno de controle que envolve o envio de cartas automaticamente emitidas aos assessores em atraso. Para avaliar a eficácia desse sistema de controle, o estudo "TEMPOS FAPESP" inclui também uma análise dos tempos de assessoria.

    Freqüentemente os assessores, antes de emitirem um parecer conclusivo, solicitam maiores informações e, por vezes, a própria FAPESP toma a iniciativa de consultar mais de um assessor, em casos em que o parecer inicialmente emitido não é julgado suficiente. Nas duas situações, os prazos são deliberadamente afetados, para garantir uma análise conclusiva e uma decisão bem fundamentada.

    Os dados relativos a tempos de assessoria e concessão aqui apresentados referem-se a solicitações processadas até 31 de julho de 2000 e resultam da coleta que a FAPESP realiza semestralmente, com o objetivo de avaliar seu desempenho global em relação aos prazos praticados.

    Ao publicá-los, a FAPESP visa manter a transparência a respeito de seu desempenho e compartilhar com todos os seus colaboradores e usuários o compromisso efetivo com a pontualidade.
 

2. Metodologia

3. Definições

4. Súmula dos resultados