Notícias

FAPESP e BE-Basic lançam nova chamada de propostas English version

FAPESP e BE-Basic lançam nova chamada de propostas Temas incluem "Biologia sintética para biocombustíveis", "Sustentabilidade" e "Tecnologias industriais que utilizam biocombustíveis" (foto: BE-Basic)

A FAPESP e o Consórcio BE-Basic abrem nova chamada pública para apoiar projetos de pesquisas colaborativos. É a quarta chamada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

A oportunidade de financiamento está aberta a pesquisadores associados ao BE-Basic, na Holanda, e a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo.

A FAPESP tem apoiado projetos de pesquisa relevantes para o avanço do conhecimento e da tecnologia em Bioenergia. Há mais de 50 anos esta Fundação financia, por meio dos seus vários instrumentos de fomento, um grande número de projetos de pesquisa em temas relacionados à energia e ambiente. Além de avançar o conhecimento fundamental aplicado a área de Bioenergia, o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) visa contribuir para a formação técnica e científica no campo da pesquisa e desenvolvimento em Bioenergia.

O BE-Basic é um consórcio público-privado composto principalmente por universidades holandesas, institutos de pesquisa e empresas, que receberam bolsa de pesquisa do governo holandês para executar o Programa BE-Basic. O objetivo do programa é desenvolver conhecimento e tecnologia necessários para estimular soluções industriais de base biológica, rumo a uma sociedade sustentável.

Os projetos de pesquisa devem auxiliar na construção de competências científicas e tecnológicas, fomentar alianças estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico, promover a disseminação do conhecimento e gerar resultados que apresentem potencial de levar a aplicações com valor comercial nas áreas de interesse da FAPESP e BE-Basic.

Temas relevantes para a chamada incluem: “Biologia Sintética para biocombustíveis e produtos de base biológica”, “Sustentabilidade” e “Tecnologias industriais que utilizam biocombustíveis”.

As propostas devem ser únicas e escritas em inglês conjuntamente pelos pesquisadores do BE-Basic e do Estado de São Paulo. Cada proposta deve ter um pesquisador responsável na Holanda e um no Estado de São Paulo e descrever o trabalho planejado para cada uma das partes envolvidas no projeto.

As propostas serão submetidas somente à FAPESP e devem estar de acordo com um dos seguintes instrumentos de financiamento: Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio Jovem Pesquisador ouAuxílio à Pesquisa –Temático.

A submissão pode ser feita até 28 de abril de 2017.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10676


Página atualizada em 04/03/2017 - Publicada em 22/12/2016