Releases

Novas parcerias de pesquisa entre São Paulo e Chile serão tema de workshop na FAPESP

São Paulo, 05/12/2016 – Nesta quarta-feira (07/12) a FAPESP, em conjunto com a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt) do Chile, vai realizar o Workshop FAPESP-Conicyt, que tem como objetivo estimular novas parcerias entre os pesquisadores de São Paulo e do Chile nas áreas de astronomia, nanotecnologia, agroindústria e oceanografia.

Durante o evento serão discutidas formas de melhorar e ampliar as investigações conjuntas entre instituições paulistas e chilenas de ensino e pesquisa, com apoio das duas instituições de fomento em áreas em que ambos os países apresentem uma gama representativa de pesquisas, bem como possíveis avanços.

A abertura do workshop será feita por José Goldemberg, presidente da FAPESP, e Christian Nicolai, diretor executivo do Conicyt, que estarão acompanhados por Carlos Américo Pacheco e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo e diretor científico da FAPESP.

O evento é também uma oportunidade para discutir o potencial de ampliação e desdobramentos dos estudos em andamento em áreas consideradas estratégicas, nas quais as pesquisas desenvolvidas nos dois países têm ganhado visibilidade mundial, com a participação de cientistas brasileiros e chilenos em grandes projetos internacionais.

Na parte da manhã, um panorama das pesquisas realizadas na área de astronomia em São Paulo e no Chile será apresentado por Luis Chavarria Garrido, diretor do Programa de Astronomia do Conicyt, e João Evangelista Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Por conta da altitude na Cordilheira dos Andes, da escuridão do céu do hemisfério Sul e do clima seco, o Chile abriga algumas das mais avançadas instalações astronômicas do mundo, a exemplo do Southern Observatory for Astrophysical Research (Soar), operando nos Andes desde 2005, e do consórcio internacional Giant Magellan Telescope (GMT), que deverá operar em 2021, ambos com participação da FAPESP.

A área de oceanografia abrirá as palestras na parte da tarde, com apresentações de Silvio Pantoja, diretor do Centro de Investigación Oceanográfica en el Pacifico Sur-oriental (Copas), e Michel Michaelovitch de Mahiques, professor no Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IO-USP), que vão tratar dos avanços nas pesquisas realizadas nos oceanos Pacífico e Atlântico, respectivamente.

Outras duas áreas de destaque serão retratadas na parte da tarde. Sobre a Agroindústria, serão feitas apresentações de Ricardo Diaz Cárcamo, diretor executivo do Centro de Estudios de Alimentos Procesados (CEAP), e Silvio Crestana, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Em seguida, na área de Nanotecnologia, haverá palestras de Dora Altbir Drullinsky, diretora do Centro para el Desarrollo de la Nanociencia y la Nanotecnologia (CEDENNA), e Marcelo Knobel, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A última parte do Workshop será dedicada a discussões sobre estratégias e ações que ajudem a ampliar e dar sustentação às futuras parcerias.

A programação completa do evento está disponível em www.fapesp.br/10627. Para inscrever-se gratuitamente, basta acessar o endereço www.fapesp.br/eventos/conicyt/inscricoes.

Workshop FAPESP-Conicyt

Data e horário: 7 de dezembro, das 9h00 às 17h00

Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo

Inscrições para o evento: www.fapesp.br/eventos/conicyt/inscricoes

Programação: www.fapesp.br/10627

Evento em inglês, sem tradução simultânea.

Mais informações: (11) 3838-4394

______________________________________________________________________

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação