English version

FAPESP e CSTC anunciam chamada de propostas

FAPESP e CSTC anunciam chamada de propostas

Projetos colaborativos entre pesquisadores do Irã e do Estado de São Paulo serão selecionados (imagem: CSTC)

A FAPESP e o Cognitive Science and Technology Council (CSTC) do Irã anunciam uma nova chamada para selecionar e apoiar projetos de pesquisa colaborativos.

A chamada está aberta a pesquisadores interessados, afiliados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Irã e no Estado de São Paulo, no campo de estudos interdisciplinares em cérebro e cognição.

O objetivo da CSTS e da FAPESP com a chamada é estabelecer e fortalecer colaborações entre grupos interdisciplinares de pesquisadores iranianos e brasileiros que proponham projetos colaborativos em áreas de fronteira da ciência e tecnologia bem como a transferência e o desenvolvimento de serviços e ferramentas cognitivas para os dois países.

Os temas de pesquisa incluídos na chamada são: Mapeamento do Cérebro Humana; Ferramentas e Serviços em Reabilitação e Avaliação Cognitiva; Desenvolvimento de Ferramentas de Interface Cerebral em 4D (Temporal, Elétrico, Químico e Óptico); Estudos em Educação sobre o Cérebro e Cognição; e Cognição Social.

Como regra geral, o financiamento dos projetos selecionados se dará por período de até dois anos, com contribuição balanceada de cada agência. Até três projetos serão financiados. As submissões devem incluir um plano de pesquisa conjunto escrito pelos interessados no Irã e no Estado de São Paulo. O plano de pesquisa deve conter descrição clara da colaboração planejada e o valor resultante esperado da colaboração. O plano de pesquisa deve incluir orçamentos conjuntos e separados para os parceiros dos dois lados.

Para os candidatos no Estado de São Paulo, as propostas devem ser submetidas à FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. No Irã, as propostas devem seguir o quinto anúncio para projetos de pesquisa da CSTC.

Propostas serão recebidas até 21 de fevereiro de 2017.

A chamada está publicada em: fapesp.br/10606