English version

José Luiz Proença Módena

José Luiz Proença Módena

Programa FAPESP de Pesquisa sobre o vírus Zika

Biólogo, graduado em bacharelado e licenciatura em Biologia (FFCLRP-USP em 2001 e 2002, respectivamente), obteve o título de Mestre e Doutor em Biologia Celular, Molecular e Bioagentes patogênicos pela FMRP-USP em 2005 e 2009, respectivamente. Trabalhou como bolsista de pós-doutorado em Virologia no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP (2009-2012) e na Washington University em St. Louis, EUA (2013-2015).

Desde 2015 é professor doutor de Virologia do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde coordena um laboratório para estudo de viroses emergentes em humanos. Dentre as linhas de pesquisa, destaca-se o estudo de mecanismos de patogênese de vírus respiratórios e arbovírus emergentes em humanos, como bocavírus humano (HBoV), vírus oropouche (OROV), Zika vírus (ZIKV), vírus La Crosse (LACV), vírus chikungunya (CHIKV) e vírus oeste do Nilo (WNV).

Tem 26 artigos indexados pulicados e outros materiais publicados em virologia, incluindo um capítulo de livro internacional e um manual da Anvisa sobre controle hospitalar em vírus respiratórios.