FAPESP participará de chamada com a Trans-Atlantic Platform

FAPESP participará de chamada com a Trans-Atlantic Platform

Apoio a projetos internacionais em big data será lançado em março com a Trans-Atlantic Platform (TA-P)

A FAPESP anuncia, em conjunto com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais (Trans-Atlantic Platform in Social Sciences and Humanities - TA-P: www.transatlanticplatform.com), o lançamento, em março de 2016, de uma chamada internacional para apoio a projetos de pesquisa com a temática “Digging into Data”.

A chamada visa financiar pesquisas inovadoras para resolver problemas em Ciências Humanas e Sociais e que permitam explorar o uso de novas metodologias e/ou análise de big data na solução destes problemas. A FAPESP participará da chamada com 15 agências de fomento de outros países.

A chamada será dirigida a projetos que abordem tópicos de pesquisa em quaisquer disciplinas em Humanidades ou Ciências Sociais e que utilizem novas técnicas de análise de grandes volumes de dados digitais, mostrando como estas técnicas podem levar a descobertas teóricas. Tais projetos poderão utilizar quaisquer fontes de dados.

Sobre a Plataforma Transatlântica T-AP

Criada em outubro de 2013, a Trans-Atlantic Platform (TA-P) é uma iniciativa de colaboração internacional sem precedentes entre agências de fomento das Américas e da Europa, em todas as disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. A FAPESP é um dos membros fundadores da TA-P (www.fapesp.br/9297). 

Um dos objetivos da TA-P é fortalecer a cooperação transnacional nessas disciplinas entre agências de fomento, entidades de pesquisa e pesquisadores. Dentre outras atividades, os membros que compõem a Plataforma trabalham para identificar objetivos comuns e prioridades emergentes de pesquisa. A TA-P também visa facilitar a formação de redes em Ciências Humanas e Sociais e disciplinas de outras áreas.

Digging into Data Challenge

A iniciativa “Digging into Data Challenge” foi criada em 2009 com o objetivo de financiar pesquisas de ponta em Ciências Humanas e Sociais que tenham necessidade de manipular grandes volumes de dados.

Sua próxima edição, a ser lançada em março de 2016, sob os auspícios da TA-P, visa apoiar pesquisas colaborativas entre a Europa (Alemanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Países Baixos e Portugal), América do Norte (Canadá, Estados Unidos, México) e América do Sul (Brasil e Argentina).

Detalhes sobre a chamada estarão disponíveis no site Digging into Data Challenge (http://diggingintodata.org) a partir do início de março. Outros detalhes também podem ser obtidos via Twitter (@DiggingIntoData).
 

Versão para impressão | URL: fapesp.br/10023