O Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP está voltado para a compra de equipamentos de última geração e para a sua disponibilização racional ao maior número de pesquisadores de São Paulo, do Brasil, da América Latina e de outros países, mediante critérios rigorosos de seleção.
Este site apresenta um mapa da distribuição espacial dos equipamentos, bem como informações detalhadas sobre as características técnicas de cada um; os projetos a ele associados; as cidades, entidades e instituições-sede; e os pesquisadores responsáveis.
O site oferece também links para os agendamentos do uso dos equipamentos e informações exaustivas a respeito das normas, procedimentos, relatórios e prestações de contas que os usuários devem observar.
Os EMUs são organizados em uma taxonomia de três níveis com foco no objeto do uso do equipamento* -- não na especialidade do usuário. No nível mais elevado, há seis categorias:
- 1. Processos físicos - Os objetos são sistemas físicos, tais como plasmas, chips ou filmes.
- 2. Processos biológicos - Equipamentos para produzir ou analisar sistemas biológicos.
- 3. Caracterização de materiais - Para analisar pequenas partes de amostras.
- 4. Caracterização e análise de amostras - Para examinar amostras como um todo.
- 5. Equipamentos de grande porte
- 6. Equipamento de infraestrutura
Para encontrar um equipamento com as características desejadas, acesse: https://bv.fapesp.br/pt/equipamentos_multiusuarios/