Minuto Ciência

Minuto Ciência

Pelo segundo ano consecutivo com apoio da FAPESP, o Festival do Minuto volta a abordar o tema Ciência com o objetivo de despertar a curiosidade e incentivar o interesse no assunto. Como em 2012, poderão ser inscritos vídeos com temas científicos em todas as áreas do conhecimento e em qualquer formato: de filmes de animação a vídeos feitos com câmeras digitais, celulares ou iPad.

O festival vai oferecer no total R$ 10 mil aos autores dos melhores trabalhos, além de um troféu para o vencedor, que será escolhido por voto popular, ao final do concurso. Com um público cada vez mais diversificado, o festival tem ampliado também sua abrangência temática e, desde o ano passado, incorporou a Ciência às questões abordadas nos vídeos, que têm como regra a duração máxima de 60 segundos.

Para aumentar o interesse sobre o tema tanto em quem produz como em quem assiste aos filmes do festival, a proposta é dar espaço a trabalhos que retratem diferentes visões do que é ciência, ajudando a modificar a forma estereotipada com que muitos ainda a veem.

Em 2012, quando o festival propôs aos participantes retratar em apenas um minuto diferentes maneiras de ver a Ciência, surgiram ideias criativas, traduzidas em imagens instigantes, de gravações em vídeo a animações mais elaboradas. Assim, criou-se uma oportunidade para a apresentação de visões e linguagens diversas, que revelaram da simples observação da natureza até os bastidores do trabalho de pesquisa, passando por questionamentos e curiosidades do mundo científico.

 

O concurso segue aberto a pessoas de todas as idades, com inscrições gratuitas até o dia 30 de agosto pelo site do festival. O regulamento está disponível no site e o resultado da premiação será informado pelos organizadores.

Mais informações: www.festivaldominuto.com.br.


Primeira edição

Em 2012, na categoria “Minuto na Escola Ciência”, foram premiados os vídeos Frankensteco, de Nayara Monteiro de Carvalho, O Big-Bang e a TV, de Paulo Henrique da Silva, e Fio d’água, de Viviam Barbosa.

 

Na categoria “Minuto Ciência”, os vencedores foram Dia do Índio, de Martin Haag, de Porto Alegre (RS), O infinito e as palavras, de Caio Lang, de São Paulo, e Fluxo Terra, produzido por Jef Telles, de São José do Rio Preto (SP).


Página atualizada em 02/05/2013 - Publicada em 02/05/2013