Indicadores

Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo

O Programa FAPESP de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo tem como objetivo apresentar estatísticas e indicadores que reflitam a situação recente e principais tendências da atividade científica e tecnológica no estado comparativamente aos esforços e resultados nacionais e internacionais.

Para isso, a FAPESP desenvolve, com base em recomendações metodológicas internacionais, estimativas a partir de levantamentos periódicos junto às instituições do sistema estadual de CT&I, de registros administrativos e de tabulações produzidas por instituições especializadas.

De 1998 a 2010, os dados analisados eram divulgados por meio de publicações multitemáticas e panorâmicas, editadas a cada três ou quatro anos. Sua estrutura e conteúdo eram inspirados em relatórios periódicos de indicadores de CT&I disseminados por instituições como a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.

A partir de 2011, a divulgação passa a ser feita também por meio de boletins estatísticos periódicos. Cada número trata de um tema específico e contém indicadores atualizados segundo as principais dimensões de interesse. Entre esses temas, podem ser mencionados: os dispêndios em pesquisa e desenvolvimento, a formação de recursos humanos para pesquisa e inovação, a produção e o impacto de publicações científicas, a atividade de patenteamento no Brasil e no exterior.

A publicação mais frequente e enxuta de informações quantitativas em CT&I proposta com esse formato procura facilitar e encorajar seu uso por analistas externos, contribuindo para o planejamento e avaliação desse setor no Estado de São Paulo

Indicadores

Indicadores 2010

Indicadores de CT&I

Os Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo constroem um panorama sobre a situação atual da produção científica e tecnológica do Estado procurando oferecer elementos sobre a evolução do setor


 

Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo

Boletim nº 1- Mulheres apresentaram 42% das solicitações de financiamento à FAPESP em 2010

 

Boletim nº 2 - Em 2010, São Paulo investiu R$19,8 bilhões em P&D; valor representa 1,64% do PIB estadual

 

Boletim nº 3 - Pesquisadores no Brasil publicam 56% dos artigos científicos originados na América Latina