Center for Research in Immuno-oncology (CRIO)

Viabilizado financeiramente por meio de um programa de cooperação entre a FAPESP e a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), o Center for Research in Immuno-oncology (CRIO) está sediado no Hospital Israelita Albert Einstein.

Idealizado pela parceria científica entre o Hospital Israelita Albert Einstein, o A.C. Camargo Cancer Center, a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Hospital Vila Santa Catarina e GSK, o CRIO foi estabelecido em 2022 e tem como desafio gerar conhecimento que auxilie a superar as limitações atuais da Imunoterapia.

Imunoterapias ou terapias que visam combater o avanço do câncer pela recuperação ou potencialização do próprio sistema imunológico do paciente provaram funcionar em vários tipos de câncer. Entretanto, dependendo do tumor, entre 12% e 60% da população não responde ou tem uma baixa resposta ao tratamento. Outra questão são os efeitos colaterais. Assim, o principal foco científico do CRIO é descobrir e validar alvos imunoreguladores com potencial para induzir fortes respostas anticancerígenas.

O site do Crio é o https://crio.einstein.br/.

Mais informações em https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/109200/.