Programas

Bioenergia e outras opções para o Brasil
Programa foi ao ar em
15 de maio de 2019

Bioenergia e outras opções para o Brasil

O uso maciço de energias de origem fóssil – carvão antes e petróleo depois – abasteceu a primeira e a segunda revoluções industriais. Mas, na década de 1970, a crise do petróleo mostrou, de forma eloquente, que as fontes de energias fósseis eram finitas e poderiam estar esgotadas em um futuro relativamente próximo. A busca por fontes renováveis colocou-se na ordem do dia como opção para o desenvolvimento sustentável.

"Bioenergia e outras opções para o Brasil" será o novo episódio do programa Ciência Aberta em 2019.

Ciência Aberta é apresentado por Alexandra Ozorio de Almeida, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP. O programa é uma parceria da FAPESP com o jornal Folha de S. Paulo.

O novo episódio, com lançamento em 15 de maio, também pode ser visto em www.fapesp.br/ciencia-aberta, pela página da Agência FAPESP no Facebook e no YouTube e pelo site do TV Folha.

Convidados

Glaucia Mendes Souza

Foto de Glaucia Mendes Souza
Professora titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e coordenadora do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

Luiz Augusto Horta Nogueira

Foto de Luiz Augusto Horta Nogueira
Professor titular do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá e consultor de agências das Nações Unidas.

Rubens Maciel Filho

Foto de Rubens Maciel Filho
Professor da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

Assista ao Programa