Candidatos a Bolsas

FAPESP aprova licença-maternidade para bolsistas

FAPESP aprova licença-maternidade para bolsistas

Benefício terá duração de quatro meses e já está em vigor para bolsas com regime de dedicação integral

Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior

Apoia a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado, no exterior. O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa no país, não podendo ser solicitado independentemente.

Bolsa de Pesquisa no Exterior

Concedida a pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, comprovada por sua súmula curricular, para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior.

Bolsa de Treinamento Técnico

O Programa de Capacitação de Recursos Humanos – Capacitação Técnica, iniciado em 1996, tem por objetivo treinar e aperfeiçoar técnicos e alunos de cursos técnicos de nível médio e superior que participem de atividades de apoio a projetos de pesquisa vigentes em Instituições de Estado de São Paulo, financiados pela FAPESP.

Mais informações

Modalidades de Bolsas no País

Iniciação Científica

Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica, sob a direção de um orientador. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto. A bolsa é concedida por período de um ano.

Mestrado

Destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu para desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação. O prazo de duração é de 24 meses.

Doutorado

Destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. Sua duração é de três anos, podendo ser renovada por mais 12 meses.

Doutorado Direto

Destina-se a apoiar projetos de pesquisa de alunos que, matriculados em programas de doutorado, não tenham o título de mestre. A duração dessa modalidade de bolsa é de quatro anos, prorrogáveis por mais 12 meses.

Pós-doutorado

Destina-se a portadores do título de doutor com titulação recente no país ou no exterior que tenham revelado destacado desempenho científico ou tecnológico para desenvolvimento de pesquisa em instituição localizada no Estado de São Paulo sob a supervisão de um pesquisador experiente.