Notícias

FAPESP anuncia chamada com a Sustainable Blue Economy

Parceria apoiada pelo Programa Horizonte Europa reúne 60 instituições de 25 países em pesquisa e inovação marinhas


A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas com a Sustainable Blue Economy Partnership (SBEP), parceria europeia desenvolvida no âmbito do Programa Horizonte Europa.

A SBEP reúne 60 instituições parceiras de 25 países, permitindo um esforço conjunto em pesquisa e inovação marinhas e no alinhamento de programas nacionais à escala pan-europeia, considerando as bacias marítimas (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e o Oceano Atlântico.

Para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores do estado de São Paulo e seus parceiros da SBEP, a FAPESP, a convite do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), participa da chamada transnacional “Caminhos unificados para uma economia azul climaticamente neutra, sustentável e competitiva: envolvendo a sociedade civil, academia, política e indústria”.

A chamada abrange as seguintes áreas prioritárias: 1) Gêmeos Digitais dos Oceanos em escala regional de sub-bacias; 2) Setores da economia azul, desenvolvimento de infraestruturas marítimas de uso múltiplo; 3) Planejamento e gestão do uso do mar em nível regional; 4) Biorrecursos Marinhos.

A FAPESP disponibilizará um orçamento total equivalente a até 400 mil euros para apoiar as propostas bem-sucedidas que tenham participação de pesquisadores proponentes do estado de São Paulo. As submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.

A data limite para submissão da pré-proposta é 10 de abril de 2024.

Os pesquisadores interessados deverão seguir as orientações da Chamada SBEP 2024 em www.bluepartnership.eu/funding-opportunities e também as orientações descritas na chamada FAPESP em fapesp.br/16574.


Página atualizada em 15/02/2024 - Publicada em 15/02/2024