Bolsa de JC-II em Ciências Sociais

Level 2-Scientific Journalism Fellowship in Social Sciences

Nº: 4213

Área de conhecimento: Comunicação

Field of knowledge: Communications

Nº do processo FAPESP: 2013/07616-7

FAPESP process: 2013/07616-7

Título do projeto: CEM-CEPID: Centro de Estudos da Metrópole

Project title: RIDC CEM - Center for Metropolitan Studies

Área de atuação: Ciências Sociais

Working area: Social Sciences

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Pesquisador responsável: Eduardo Marques

Principal investigator: Eduardo Marques

Unidade/Instituição: Centro Brasileiro de Planejamento (CEBRAP)

Unit/Instituition: Centro Brasileiro de Planejamento (CEBRAP)

Data limite para inscrições: 15/05/2021

Deadline for submissions: 2021-05-15

Publicado em: 08/04/2021

Publishing date: 2021-04-08

Localização: Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo

Locale: Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo

E-mail para inscrições: centrodametropole@usp.br

E-mail for proposal submission: centrodametropole@usp.br

  • Resumo

    O objetivo dessa Bolsa de Jornalismo Científico nível dois (JC-II, para candidatos que tenham concluído o nível superior) consiste no desenvolvimento de um projeto para otimizar a divulgação científica do CEM/CEPID na plataforma Youtube, com vistas à elaboração de notícias e reportagens capazes de despertar o interesse do público para as linhas de pesquisas e subprojetos desenvolvidos neste Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e hospedado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). 

    Entre as atribuições do bolsista estão mapear o público receptor, pesquisar canais científicos que possam servir como benchmarking, construir uma estratégia, linguagem e linha editorial para a produção de conteúdo audiovisual, tornar o canal mais ativo e atrair mais público.

    O bolsista deverá conduzir estratégia, organizar o material existente e desenvolver produtos (vídeos), utilizando os resultados dos temas dentre os eixos das pesquisas desenvolvidas pela equipe de pesquisadores do CEM (livros, artigos etc), de modo a tornar o canal mais ativo, estreitar as relações com o público interessado nesta área. Estes temas correspondem a projetos em andamento no CEM.

    Mais informações sobre a oportunidade no site do CEM: http://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/noticia/centro-de-estudos-da-metropole-abre-edital-para-bolsa-de-jornalismo-cientifico.