FAPESP e Braskem apoiarão a criação do Centro de Pesquisa de Plasticultura
16 de março de 2021
A FAPESP e a Braskem anunciam uma nova chamada de propostas para a constituição do Centro de Pesquisa de Plasticultura. O novo centro integrará o programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE), que viabiliza sinergias entre a iniciativa privada e o setor acadêmico visando produzir e disseminar pesquisa de nível mundial, com a geração de alto impacto econômico e social por meio da inovação.
O novo centro terá como missão impulsionar avanços científicos que revelem o potencial da plasticultura – o uso do plástico na produção rural – para aumentar a disponibilidade de alimentos que chegam ao mercado tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas.
Adicionalmente, espera-se o desenvolvimento de soluções que permitam a redução de custos, a superação das barreiras impostas pelas mudanças climáticas e a garantia da segurança alimentar e saudabilidade dos produtos oferecidos para o mercado.
As pesquisas do futuro Centro de Pesquisa de Plasticultura deverão considerar, como ponto central, a relação com o produtor. Serão selecionados projetos de cooperação cientifica e tecnológica para soluções plásticas em polietileno (PE), polipropileno (PP) e/ou policloreto de vinila (PVC), que proponham pesquisas de três tipos: desenvolvimento de soluções disruptivas para grandes saltos de performance; modificação de soluções em plásticos para problemas existentes, e validação de soluções, em que se testa uma aplicação existente no mercado em culturas nas quais ela ainda não é utilizada.
As soluções desenvolvidas com base nos três temas devem considerar o Brasil como cenário. Devem também ter em vista sua aplicação em uma ou mais das seguintes seis áreas de atividade rural: silvicultura; produção de orgânicos; cultivo protegido; aquicultura; redução de perdas de alimento; e promoção da produtividade de produtos agrícolas.
A transferência de tecnologia para Braskem (que deterá 50% da propriedade intelectual gerada) e para a sociedade serão as metas norteadoras do novo centro. Exemplos de conquistas relacionadas a esse objetivo são a interação com o sistema educacional (principalmente nos níveis primário e secundário), a realização de projetos de pesquisa em parceria com agências (governamentais ou não) responsáveis por políticas públicas e a criação de pequenas e médias empresas, que incorporem resultados das pesquisas ali desenvolvidas.
O Centro de Pesquisa de Plasticultura deverá ser hospedado por uma instituição no estado de São Paulo, que apoiará e designará o pesquisador responsável pela iniciativa, que será responsável pela coordenação científica e administrativa do projeto.
A chamada prevê que a Braskem selecione o vice-diretor do novo CPE, que estará presente no centro para assegurar sua contribuição científica e operacional. Cientistas e engenheiros da Braskem também podem fazer parte do Centro para apoiar em projetos específicos.
Ambas as instituições esperam selecionar até uma proposta, que terá duração de dois anos e poderá ser estendida em até 5 anos. As partes reservarão, cada uma, até R$ 800 mil anualmente para implementar o programa. A existência de outras fontes de financiamento além da FAPESP, da Braskem e da futura instituição sede é permitida como também agrega valor à proposta – desde que o aporte esteja alinhado com a missão do Centro e for aprovado pelo comitê gestor FAPESP-Braskem.
As propostas também deverão prever o estabelecimento de um conselho consultivo internacional, que incluirá, ao menos, dois cientistas estrangeiros de destaque em suas áreas. O conselho terá a finalidade de instruir a equipe quanto a novas oportunidades de pesquisa e novas direções visando o aumento da competitividade internacional.
O prazo para envio de propostas à FAPESP (por meio da plataforma SAGe) vai até 24 de maio de 2021. A instituição realizará no dia 14 de abril um evento on-line para divulgação da chamada e esclarecimento de possíveis dúvidas.
A chamada está disponível em: https://fapesp.br/cpe/chamada_de_propostas_braskem-FAPESP_-_centro_de_pesquisa_de_plasticultura/24-e.
Foto: feraugustodesign/Pixabay