BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+2

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizará o “BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the Context of RIO+20” nos dias 6 e 7 março de 2012, no Espaço Apas, na capital paulista.

Trata-se de um evento preparativo para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), também chamada de RIO+20, que ocorrerá de 20 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento preparativo é contribuir para as discussões sobre tópicos que estarão em pauta durante a RIO+20 a partir das pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil sobre clima, biodiversidade, meio ambiente e energia, entre outros temas. Para tanto, estarão reunidos em São Paulo, pesquisadores de todos os projetos apoiados pela Fundação relacionados à temática da RIO+20.

Serão apresentados temas como a produção de bioenergia, mecanismos de mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, ecossistemas, economia verde e economia criativa, políticas públicas, entre outros, sempre no contexto da RIO+20, cujo objetivo é assegurar um comprometimento político dos países para o desenvolvimento sustentável, além de avaliar o progresso feito até o momento e as necessidades de implantar as resoluções dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável realizados nos últimos anos.

Com a presença de Chefes de Estado e de Governo, a expectativa é de que a RIO+20 – que marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que também ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo (África do Sul), em 2002 – resulte em um documento político focado também nos novos desafios que se impõem a todos os países.

Por isso, os temas em foco na RIO+20 – economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável – estarão presentes também no “BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20”.

BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the Context of RIO+20
Local: Espaço Apas (Associação Paulista de Supermercados)
6 e 7 de março de 2012
9 às 18 horas
Rua Pio XI, 1200 - Alto da Lapa - São Paulo - SP
Mais informações: eventos@fapesp.br / (11) 3838 4216 / 4362