PIPE Empreendedor - Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia

O PIPE-Empreendedor - Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia tem o objetivo de conferir mais robustez e sustentabilidade comercial às propostas aprovadas no âmbito do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

O PIPE Empreendedor tem como público-alvo empresas que se encontram na Fase 1 do PIPE – de análise da viabilidade da pesquisa para inovação. O treinamento permite que elas avaliem o seu modelo de negócio para seguir em frente, desistir ou redefinir a proposta original, aumentando assim as chances de serem aprovados na Fase 2 do PIPE – de execução da pesquisa – e de, posteriormente, oferecerem um produto inovador ao mercado. Em alguns casos, poderão também participar do treinamento projetos Fase 2 Direta que estejam nos meses iniciais de sua execução.

Lançado em 2016 pela FAPESP, em parceria com a George Washington University, o PIPE Empreendedor segue a linha do Programa I-Corps, criado pela National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos em parceria com o professor Steve Blank para acelerar os benefícios econômicos e sociais dos projetos PIPE, aumentando seu potencial de comercialização.

Para a FAPESP também é uma clara demonstração do comprometimento de quem solicita os recursos do PIPE Fase 1 com o sucesso científico, tecnológico e comercial do seu projeto já que, no PIPE Empreendedor, o time de participantes terá a oportunidade de:

Conhecer, de fato, quem são seus clientes

Clientes serão sempre pessoas.

Cliente não é uma empresa (ex.: grandes e médios hospitais), um segmento (ex.: jovens da classe B) ou mesmo um público específico (ex.: todos os dentistas). Para o seu projeto ter sucesso comercial é preciso entender não apenas quem são os usuários da sua solução, mas também quem são os influenciadores, recomendadores, tomadores de decisão, pagadores e os eventuais sabotadores. Nesse contexto, é fundamental que entenda e defina quais são os "jobs to be done" de cada tipo de cliente. Nunca será cedo demais para começar a entender os clientes do seu projeto PIPE.

Desenvolver uma proposta de valor persuasiva

Não venda, seja comprado.

Quando a sua tecnologia é eficaz mas o cliente não entende seu valor de quem é a culpa? Muitos empreendedores, que lideram negócios de base científica e tecnológica, fracassam não pela sua capacidade técnica mas pela sua competência comercial. No PIPE Empreendedor High-Tech Entrepreneurial Program você aprende a desenvolver uma proposta de valor para o seu projeto PIPE - Fase1 integrando sua tecnológia às reais demandas do mercado. A melhor proposta de valor é aquela que o cliente quer comprar só de ver. Enquanto tiver que explicar ou mesmo demonstrar o valor da sua solução, não estará perdendo apenas muitos potenciais clientes, estará perdendo tempo e dinheiro.

Definir modelo de negócio sustentável e escalável

Mais do que um grande projeto, um grande negócio.

Além do desafio comercial, dois outros aspectos que são barreiras comuns aos empreendedores de negócios de base científica e tecnológica são as questões operacionais e financeiras. Como entregar o resultado do Projeto PIPE da melhor forma e como obter os melhores resultados financeiros, sociais e ambientais, considerando diversas perspectivas de sucesso comercial? No PIPE Empreendedor, você aprende a definir o melhor modelo de negócio para o seu projeto e valida com clientes, parceiros, mentores e especialistas.

Rumar para o PIPE Fase 2

Clara demonstração de alinhamento científico, tecnológico e comercial

Os participantes que concluem o PIPE Empreendedor passam a ter um conhecimento mais amplo sobre as necessidades reais dos vários tipos de clientes que atende, uma rede mais ampliada de contatos, parceiros e, principalmente, potenciais clientes, além de ter mais convicção sobre os seus negócios. Nesse contexto, se julgarem que é preciso solicitar o PIPE Fase 2, elaborarão solicitações muito mais sustentadas e persuasivas. Ainda, poderão solicitar ajustes ou mesmo pivotar seus projetos da Fase 1 para a Fase 2 em função dos aprendizados obtidos durante este curso.

Ter acesso a mentores com ampla experiência

Empreender não pode ser uma jornada solitária

No PIPE Empreendedor, cada equipe conta com, pelo menos, um(a) mentor(a) que o(a) apoiará durante todo o curso. Ele(a) entende o seu negócio e os principais desafios e o(a) orientará em diversas frentes. Os mentores são profissionais com ampla e longa experiência profissional, e, além de conhecimento, disponibilizam sua rede de contatos. Os participantes também podem contar com o apoio dos coordenadores do programa e dezenas de outros mentores das outras equipes.

Não é sobre um ótimo programa, é sobre melhores empreendedores

Clara demonstração de alinhamento científico, tecnológico e comercial.

Desde a sua primeira edição, o PIPE Empreendedor tem sido muito bem avaliado pelos participantes com avaliações muito positivas acima de 95%. Mas o que importa mesmo é o desenvolvimento de melhores empreendedores com um conhecimento mais amplo do mercado, com uma rede ampliada de contatos, mais abertos a discutirem seus desafios com mentores e também com outros empreendedores e com uma visão global sobre como desenvolver negócios inovadores.

E ainda receber um apoio extra da FAPESP

Aditivo para custear suas despesas nas validações de campo

Os selecionados com projetos PIPE ainda em vigência podem solicitar um aditivo no valor de até R$ 10 mil para custear despesas com deslocamentos durante as entrevistas e validações de campo. É uma oportunidade para os participantes fazerem o maior número possível de contatos para realizarem as entrevistas, participarem de eventos, viagens e encontros com potenciais clientes, usuários, tomadores de decisão, influenciadores, parceiros.