Bolsa de PD em Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas

Post doctoral fellowship in Plant Biochemistry and Molecular Biology

Nº: 556

Área de conhecimento: Bioquímica

Field of knowledge: Biochemistry

Nº do processo FAPESP: 2013/50316-4

FAPESP process: 2013/50316-4

Título do projeto: Usando uma abordagem de biologia de sistemas para desenvolver um modelo de funcionamento da planta

Project title: Using systems biology approach to develop a model for whole plant functioning

Área de atuação: Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas

Working area: Plant Biochemistry and Molecular Biology

Pesquisador principal: Marcos Buckeridge

Principal investigator: Marcos Buckeridge

Unidade/Instituição: Instituto de Biociências/USP

Unit/Instituition: Instituto de Biociências/USP

Data limite para inscrições: 15/03/2014

Deadline for submissions: 2014-03-15

Publicado em: 10/02/2014

Publishing date: 2014-02-10

Localização: Instituto de Biociências,,

Locale: Instituto de Biociências,,

  • Resumo Summary

    O Projeto "Using systems biology approach to develop a model for whole plant functioning", apoiado pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo em cooperação com o Instituto de Matemática e Estatística da USP. 

    O projeto tem como objetivo compreender a integração entre diferentes níveis organizacionais (expressão gênica, metabolismo e fisiologia) utilizando o sorgo como modelo biológico. 

    O candidato(a) selecionado(a) irá trabalhar no Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Ele/Ela deverá ter noções de fisiologia vegetal e experiência em biologia molecular e bioinformática. 

    O(A) bolsista será responsável pela montagem e análise de dados de transcriptomica (RNAseq) de cana-de-açúcar e sorgo crescidos em diferentes condições experimentais (CO2 elevado e seca). Ele/Ela irá auxiliar na interpretação de dados de metabolômica obtidos das mesmas amostras que serão produzidos no Departamento de Genética Molecular da Universidade Estadual de Ohio (EUA). 

    O candidato irá também colaborar com o grupo integrado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e a Microsoft Research, auxiliando na montagem de sistemas de visualização da integração entre fisiologia, expressão gênica e metabolismo em modelos vegetais. 

    O candidato exercerá a seguintes atividades: preparação de RNA para análises de sequenciamento (RNAseq); montagem e análise dos dados de expressão gênica; análise de perfis metabólicos das amostras (na Universidade de Ohio); auxílio no desenvolvimento de modelos integrativos usando ferramentas computacionais. 

    Para se inscrever, o candidato deve enviar currículo Vitae e carta de apresentação para o e-mail msbuck@usp.br. A data-limite para inscrições é 15 de março de 2014. 

    Mais informações: www.lafieco.com.br.

    O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. 

    Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

    The selected candidate will work at the Laboratory of Plant Physiological Ecology of the Institute of Biosciences of the University of São Paulo. He/She will need to have notions of plant physiology and experience in molecular biology and bioinformatics. 

    The selected candidate will be responsible for the assembly and analyses of transcriptomic data (RNAseq) from sugarcane and sorghum grown under different experimental conditions (elevated CO2 and drought). 

    He/she will help to interpret metabolomic data obtained from the same samples that will be produced in collaboration with the Department of Molecular Genetics of the Ohio State University. 

    The candidate will also work also in collaboration with the Institute Mathematics and Statistics (USP) and Microsoft Research, helping to develop visualization systems of the integration of physiology, gene expression and metabolism of the plant models.

    Applications with CV and cover letter should be submitted online to: msbuck@usp.br.