Bolsa de PD em Psicologia Aplicada à Saude

Post doctoral fellowship in Applied Health Psychology

Nº: 546

Área de conhecimento: Psicologia

Field of knowledge: Psychology

Nº do processo FAPESP: 2011/50419-2

FAPESP process: 2011/50419-2

Título do projeto: Comportamento e Saúde Bucal: Perspectivas interdisciplinares e aspectos emocionais no processo saúde-doença

Project title: Behavior and oral health: Interdisciplinary perspectives and emotional aspects in health process

Área de atuação: Psicologia aplicada à Saude

Working area: Applied Health Psychology

Pesquisador principal: Antonio Bento Alves de Moraes

Principal investigator: Antonio Bento Alves de Moraes

Unidade/Instituição: Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp

Unit/Instituition: Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP

Data limite para inscrições: 10/02/2014

Deadline for submissions: 2014-02-10

Publicado em: 29/01/2014

Publishing date: 2014-01-29

Localização: Faculdade de Odontologia de Piracicaba,,

Locale: Faculdade de Odontologia de Piracicaba,,

  • Resumo Summary

    Oportunidade de trabalhar em um grupo de pesquisa de psicologia aplicada a saúde, em especial a odontologia. O vínculo e a disponibilidade para o desenvolvimento do trabalho é de dedicação integral (40 horas semanais). As atividades envolvem a participação em reuniões científicas de elaboração de projetos, análise de dados e redação de artigos científicos.

    O presente Projeto pretende, em dois módulos de atuação, ampliar o intercâmbio entre disciplinas/áreas de atuação: Psicologia, Fisiologia, Fonoaudiologia e Odontologia. 

    Aborda o seguinte problema de pesquisa: como os pacientes, os profissionais e alunos da saúde lidam com os eventos de promoção, prevenção e tratamento potencialmente aversivos e como estes se relacionam às suas respostas de dor, medo, ansiedade e estresse? 

    O objetivo do primeiro Módulo “Respostas emocionais e eventos adversos” é identificar indicadores de ansiedade e de estresse em situações clínicas de atenção à saúde, com foco no ensino de habilidades de interação para profissionais e no cuidado do paciente com a saúde bucal. 

    Os resultados contribuirão para esclarecer como variáveis do ambiente associam-se a comportamentos de proteção e à promoção do desenvolvimento dos participantes envolvidos nos cuidados em saúde. 

    O segundo Módulo “Impacto da informação na interação profissional paciente” tem como objetivo analisar a eficácia de estratégias psicológicas para a adaptação do paciente às contingências do tratamento odontológico, visando a diminuição dos comportamentos de dor/medo e o aumento da colaboração/participação ativa durante sessões de tratamento. 

    Os resultados a serem obtidos devem permitir a produção de conhecimento científico sobre o treinamento de profissionais da saúde para o manejo comportamental de seus pacientes. 

    Projetos como Comportamento e saúde bucal podem gerar conhecimentos relevantes para toda a área de Saúde, incluindo tecnologias e aplicações imediatas a diversas situações clínicas. Considera-se que o conhecimento desses processos pode propiciar o planejamento de situações de cuidado com exposição mínima a eventos que impliquem em sofrimento e aversividade. 

    Espera-se que o candidato, com experiência em pesquisa envolvendo interação entre comportamentos e saúde:

    (1) Formule, de maneira independente e autônoma, um sub-projeto de pesquisa em consonância com os objetivos do projeto temático e com potencial para contribuir efetivamente para estes objetivos;
    (2) Apresente autonomia para desenvolver pesquisa em arquivos e centros de documentação;
    (3) Tenha disponibilidade para dedicação integral ao projeto e para residir em Piracicaba, sede do projeto;
    (4) Participe das reuniões do grupo de pesquisa, contribuindo, com domínio teórico e metodológico, para discussões pertinentes aos problemas e para a tomada de decisões sobre a condução das diferentes etapas do projeto;
    (5) Elabore e submeta à FAPESP relatório científico de qualidade;
    (6) Tenha disponibilidade para ministrar disciplina Psicologia da Saúde e comportamento, Psicologia Aplicada a Saúde, Adesão e comunicação, Comportamento de dor e sofrimento, se necessário,
    (7) Comprometa-se a manter dedicação exclusiva ao desenvolvimento ao projeto de pesquisa a que se propôs (o exercício de atividades concomitantes à bolsa, sem vínculo empregatício, deve ser previamente analisado pela FAPESP mediante solicitação formal, com base nos termos da Portaria PR Nº 13/2009, disponível no site da FAPESP em www.fapesp.br/5268).

    Requisitos do candidato:
    (1) Ter título de doutor há menos de cinco anos;
    (2) Ter desenvolvido pesquisa empírica pertinente ao campo da psicologia aplicada à odontologia;
    (3) Apresentar proficiência em língua portuguesa, especialmente no que concerne à redação de artigos científicos;
    (4) Ser capaz de ler e escrever em inglês;
    (5) Apresentar proposta preliminar de projeto original de pesquisa e atividades de pesquisa;
    (6) Elaborar o projeto a ser executado pelo bolsista, caso sua proposta seja aceita pela equipe de pesquisadores principais.

    Processo seletivo: 
    A oportunidade é aberta internacionalmente. A seleção será realizada em duas etapas. A primeira etapa consiste na avaliação do perfil do candidato por meio da análise dos documentos (caráter eliminatório). 

    Nesta primeira etapa, a escolha ocorrerá por meio da análise do material apresentado pelo candidato por uma banca presidida pelo pesquisador principal do Projeto Temático, um pesquisador doutor vinculado a este e outro professor doutor convidado. A segunda etapa prevê uma entrevista com os candidatos, ao vivo ou por skype (data e hora a serem determinadas).

    Documentação para inscrição: 
    (1) Uma carta de apresentação em que o candidato justifique seu interesse no projeto temático;
    (2) Cópia do currículo atualizado (com documentação de comprovação de atividades/publicações/títulos/participações dos últimos cinco anos);
    (3) Cópia do diploma de Doutor;
    (4) Duas cartas de recomendação;
    (5) Um plano de atividades (4 páginas);
    (6) Uma proposta preliminar de projeto de pesquisa (20 páginas, contendo Objetivos; Justificativas; Metodologia de Pesquisa; Cronograma de Realização; Bibliografia). O projeto deve ser escrito em português.

    Inscrição: 
    O candidato deverá enviar sua documentação por email para abento@fop.unicamp.br ou por carta registrada para o seguinte endereço: 

    Universidade Estadual de Campinas
    Faculdade de Odontologia de Piracicaba
    Av. Limeira, 901 Bairro Areião, Piracicaba/SP, CEP 13414-903
     
    Prazo:
    As inscrições estarão abertas entre o dia 23/01/2013 a 10/02/2013. 

    Resultado: 
    O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 por meio eletrônico. 

    Auxílio: A bolsa de Pos-Doc terá vigência de 24 meses a partir da data de sua implementação. Mais detalhes sobre valores, prazos e auxílios concedidos encontram-se em www.fapesp.br/bolsas/pd.

    Opportunity to participate (integrate) in a research group dedicated to the study of health psychology, especially in dentistry. 

    It is required to work full time (40 hours week) elaborating behavioral scientific projects, analyzing data and writing scientific papers. 

    It is also required to the candidate scientific abilities to establish of integration of knowledge produced by the projects of the central thematic enterprise. 

    Candidates should submit their documentation by email to abento@fop.unicamp.br or by the following address:
     
    State University of Campinas, Dental school of Piracicaba
    Av Limeira, 901 Bairro Areião, Piracicaba/SP, CEP 13414-903 
    A/C Prof. Antonio Bento Alves de Moraes