Bolsa de PD em Integração de Veículos Elétricos na Operação de Sistemas de Distribuição

Post-doctoral Fellowship in Integration of Electric Vehicles on Grid Operation

Nº: 3553

Área de conhecimento: Engenharia

Field of knowledge: Engineering

Nº do processo FAPESP: 2018/08008-4

FAPESP process: 2018/08008-4

Título do projeto: Gestão coordenada dos recursos de energia na presença de incerteza considerando veículos elétricos e flexibilidade da procura de energia em redes de distribuição

Project title: Coordinated energy resource management under uncertainty considering electric vehicles and demand flexibility in distribution systems

Área de atuação: Otimização de Sistemas de Energia Elétrica

Working area: Optimization of Electric Power Systems

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Início: 01/07/2020

Start: 2020-07-01

Pesquisador responsável: Rubén Augusto Romero Lázaro

Principal investigator: Rubén Augusto Romero Lázaro

Unidade/Instituição: Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) / Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Unit/Instituition: Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) / Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Data limite para inscrições: 30/04/2020

Deadline for submissions: 2020-04-30

Publicado em: 30/03/2020

Publishing date: 2020-03-30

Localização: Av. Brasil, 56, Centro, Ilha Solteira

Locale: Av. Brasil, 56, Centro, Ilha Solteira

E-mail para inscrições: ruben.romero@unesp.br

E-mail for proposal submission: ruben.romero@unesp.br

  • Resumo Summary

    O Prof. Dr. Rubén Augusto Romero Lázaro, coordenador de Projeto Temático com sede na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (FEIS/Unesp), receberá inscrições para realização do processo seletivo de um bolsista de pós-doutorado que possa desenvolver o tema de pesquisa “Integração Ótima de Veículos Elétricos na Operação de Sistemas de Distribuição Utilizando Otimização Estocásticas”.

    Neste projeto de pesquisa propõe-se o desenvolvimento de uma abordagem estocástica para lidar com o impacto que a penetração em grande escala de veículos elétricos (VEs) pode ter nos sistemas de distribuição de energia elétrica (SDEE). Pretende-se otimizar o problema de carregamento de VEs em SDEE para manter uma operação eficiente e confiável do sistema, levando em consideração características diferentes do lado do cliente, como preferências, expectativas e padrões de condução dos usuários de VEs. Neste contexto, propõe-se o desenvolvimento de modelos matemáticos que representem diferentes fontes de incerteza relacionadas aos comportamentos dos proprietários de VEs e a interação de energia entre as baterias dos VEs e a rede. Esses modelos serão posteriormente incorporados em algoritmos de controle dinâmico que, aproveitando os dispositivos de redes inteligentes conectados à rede, aumentarão a coordenação do gerenciamento de recursos energéticos, garantindo o funcionamento adequado do SDEE.

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

    The project leader, Prof. Rubén Augusto Romero Lázaro, will receive application letters during the selection period to work in the subproject entitled “Optimal Integration of Electric Vehicles in the Operation of Distribution Systems Using Stochastic Optimization,” linked to the Thematic Project hosted by the São Paulo State University’s Ilha Solteira Engineering School (FEIS-UNESP) in Brazil.

    In this research project, it is proposed the development of a stochastic approach to cope with the impact that large-scale penetration of electric vehicles (EVs) can have on electrical distribution systems (EDSs). It is intended to optimize the EVs charging problem in EDSs, maintaining an efficient and reliable system operation, while taking into account different characteristics from the customer side, such as preferences, expectations, and driving patterns of the EVs users. In this context, it is proposed the development of mathematical models that represent different sources of uncertainty related to EVs owners’ behaviors and the energy interaction between the EVs’ batteries and the grid. These models will be later embedded in dynamic control algorithms that, taking advantage of smart grid devices connected to the network, will enhance the coordination of energy resource management, guaranteeing the appropriate operation of the EDS.

    This opportunity is open to candidates of any nationalities. The selected candidate will receive a Post-Doctoral fellowship from the São Paulo Research Foundation (FAPESP) in the amount of R$ 7,373.10 monthly and a research contingency fund, equivalent to 15% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity.