Bolsa de TT em Psicologia

TT fellowship in Psychology

Nº: 725

Área de conhecimento: Psicologia

Field of knowledge: Psychology

Nº do processo FAPESP: 2013/19219-2

FAPESP process: 2013/19219-2

Título do projeto: Uso de software para análise de dados qualitativos em estudo de percepção ambiental numa região rural no interior do Piauí

Project title: Use of software for qualitative data analysis in the study of environmental perception in a rural area of Piauí

Área de atuação: Ciências Humanas

Working area: Social Science

Pesquisador responsável: Noemi Spagnoletti

Principal investigator: Noemi Spagnoletti

Unidade/Instituição: Instituto de Psicologia/USP

Unit/Instituition: Instituto de Psicologia/USP

Data limite para inscrições: 26/11/2014

Deadline for submissions: 2014-11-26

Publicado em: 27/10/2014

Publishing date: 2014-10-27

Localização: Instituto de Psicologia, São Paulo

Locale: Instituto de Psicologia, São Paulo

  • Resumo Summary

    Procura-se aluna/o de graduação para Bolsa de Treinamento Técnico nível 1 (FAPESP) de 12 meses, no âmbito do projeto de Pesquisa "Como interagem primatas humanos e não humanos no semiárido do Nordeste Brasileiro: uma abordagem etno-primatológica para preservar a biodiversidade cultural de primatas". Para mais detalhes sobre o projeto veja www.bv.fapesp.br/12146

    Realizar análise de dados qualitativos requer um gerenciamento cuidadoso e complexo de grandes quantidades de texto, códigos, memorandos etc. Um pré-requisito da análise qualitativa é um gerenciamento de dados eficiente, coerente e sistemático (Gibbs 2009 p. 136). 

    Atualmente existem softwares de análise de dados qualitativos (SADQ) em grado de administrar todos os aspectos da análise de uma forma poderosa e estruturada. Tais programas são ferramentas poderosas de análise de dados, cuja principal característica é a interatividade com os mais diversos formatos de arquivos. 

    Na presente pesquisa os arquivos a serem analisados são as entrevistas semiestruturadas (Bernard 1988) gravadas e posteriormente transcritas em formato de texto. Embora o uso da informática na pesquisa qualitativa auxilie a análise dos dados, da parte do pesquisador é necessário codificar e validar os dados antes do uso do SADQ. 

    Portanto, o apoio de um bolsista de Treinamento Técnico-1 se faz necessário para realizar uma parte das análises dos dados coletados, como teste de confiabilidade, verificação e cruzamento de códigos, e uso do SADQ. 

    Os resultados deste projeto são dirigidos a descrever as interelações entre primatas humanos e não humanos e a avaliar por meio de análise qualitativa a atitude da população humana no semiárido em relação aos macacos que moram na mesma região. 

    Os efeitos deste projeto são dirigidos a proteger a cultura em populações humanas e de macacos-prego, melhorar o conhecimento dos próprios recursos ambientais para todos os residentes e promover comportamentos que evitem conflitos entre seres humanos e fauna selvagem. 

    Além disso, o caráter interdisciplinar da pesquisa proposta para o Programa Jovem Talento (veja projeto principal) permitirá ao bolsista colaborar em um projeto de pesquisa de grande importância no estudo da ecologia e do comportamento de uso de ferramenta de pedras pelo macaco-prego Sapajus spp. (Whiten 2013; www.ethocebus.net). 

    O bolsista terá acesso ao próprio computador no Laboratório de Etologia Cognitiva do Instituto de Psicologia da USP, podendo organizar as horas semanais de apoio ao projeto de pesquisa, em acordo com as outras atividades acadêmicas.

    A oportunidade está aberta para alunos brasileiros ou para estrangeiros. Nesse caso, devido à análise de texto em língua portuguesa, o aluno estrangeiro deve mostrar ótimo conhecimento da língua portuguesa. 

    Outros requisitos da/o candidata/o: ser aluno de graduação de psicologia, antropologia, ou áreas afins. Possuir preferencialmente experiência ou interesse no uso de software de dados qualitativos (entrevistas). A principal ferramenta que a/o aluna/o irá utilizar será o software Atlas.ti.

    Enviar uma carta de interesse e o CV para a responsável pelo projeto: noemi.spagnoletti@gmail.com. A seleção será feita até o preenchimento da vaga.

    Opportunity for graduate student: 12 months of one Technical Grant (FAPESP level TT1). The student will collaborate with the BIOTA/FAPESP Research Project "How to interact humans and nonhuman primates in the semiarid Northeast Brazil: an ethno-primatological approach to preserve cultural biodiversity of primates". For more details about the project see www.bv.fapesp.br/12146.
     
    Analysis of qualitative data requires careful organization of large amounts of qualitative data (text, codes, memos, etc.). A prerequisite of a trustworthy qualitative analysis is an efficient and systematic data management (Gibbs 2009). 

    Currently, the development of software for qualitative data analysis (SADQ), able to manage all aspects of the analysis in a powerful and structured way, is an essential tool for all social scientists. Such programs are powerful tools for data analysis, which main feature is interactivity with the various file formats. 

    In the proposed position the files to be analyzed are semi-structured interviews (Bernard 1988) tape recorded and later transcribed into text format. Although, the use of computers in qualitative research supports the analysis of data, the researcher is required to encode and validate data before the use of SADQ. 

    Therefore, the support of a technician is necessary to perform the analysis of data collected, such as reliability, verification and cross-test codes, and use of SADQ. 

    The results of this project are directed to describe the interrelationships between humans and nonhumans primates and to assess through qualitative analysis the attitude of the human population that share space with capuchin monkeys in a semiarid region of Northeastern Brazil. 

    The effects of this project are intended to protect the culture of both humans and capuchin monkey populations, to improve knowledge on environmental resources for all residents and finally, to promote behaviors that prevent conflicts between humans and wildlife.
     
    In addition, the student will collaborate on an interdisciplinary research project, of great importance in the study of the ecology and behavior of stone tool use by capuchin monkeys (see for details www.ethocebus.net). 

    The student will have access to the Laboratory of Cognitive Ethology of the Institute of Psychology at USP.

    For further information please contact noemi.spagnoletti@gmail.com.