Bolsas de Doutorado Direto em Bioenergia

Direct Doctorate Fellowships in Bioenergy

Nº: 3622

Área de conhecimento: Genética

Field of knowledge: Genetics

Nº do processo FAPESP: 2018/25682-0

FAPESP process: 2018/25682-0

Título do projeto: Laboratório de biocombustíveis avançados de segunda geração

Project title: Advanced Second Generation Biofuels Laboratory

Área de atuação: Biotecnologia/Bioenergia

Working area: Biotechnology / Bioenergy

Quantidade de vagas: 3

Number of places: 3

Pesquisador responsável: Lee Lynd

Principal investigator: Lee Lynd

Unidade/Instituição: CBMEG/UNICAMP

Unit/Instituition: CBMEG/UNICAMP

Data limite para inscrições: 16/05/2020

Deadline for submissions: 2020-05-16

Publicado em: 04/05/2020

Publishing date: 2020-05-04

Localização: Av. Cândido Rondon, 40 - Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas

Locale: Av. Cândido Rondon, 40 - Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas

E-mail para inscrições: a2g.unicamp@gmail.com

E-mail for proposal submission: a2g.unicamp@gmail.com

  • Resumo

    O A2G Laboratory abre seleção para três vagas de treinamento técnico voltadas a estudantes com interesses em biotecnologia e engenharia metabólica, com início previsto para o segundo semestre de 2020. O A2G Lab é coordenado por Lee Lynd, professor da universidade estadunidense Dartmouth College (https://engineering.dartmouth.edu/people/faculty/lee-lynd/) e professor visitante na Unicamp, por meio do programa São Paulo Excellence Chair (SPEC), da FAPESP. Os estudantes selecionados estarão matriculados no Programa de Genética e Biologia Molecular (IB/Unicamp).

    A equipe de biotecnologia da A2G focará na ampliação do entendimento crucial e em inovações que habilitem aplicações de biologia sintética, em conformidade com a engenharia de culturas de bactérias anaeróbicas termofílicas fermentadoras de lignocelulose, aptas a converter matéria-prima 2G em etanol com eficiência, sem adição de enzimas. Provada a eficiência para produção de etanol, a expectativa é empregar as bactérias para obtenção de outros combustíveis.

    Projetos de doutorado incluem: Engenharia de proteínas para melhorar a funcionalidade de enzimas críticas; Desvendando vias metabólicas heterólogas em E. coli; Desenvolvimento e aplicação de técnicas biotecnológicas para micro-organismos não-modelos; Diagnósticos e remediação de fatores limitantes à robustez industrial.

    Estudantes interessados devem contatar a2g.unicamp@gmail.com preferencialmente antes do dia 07 de maio. As candidaturas devem ser redigidas em inglês e incluir CV, carta de apresentação descrevendo experiência e motivação, e informações de contato de três referências. Entrevistas serão marcadas com os candidatos classificados via Skype.