Bolsa de TT-III em Processos de Manufatura

Level 3-Technical Training Fellowship in Manufacture Processes

Nº: 2745

Área de conhecimento: Engenharia

Field of knowledge: Engineering

Nº do processo FAPESP: 2018/09251-0

FAPESP process: 2018/09251-0

Título do projeto: Design for Residual Stress (DRS) na manufatura de Engrenagem: uma abordagem Indústria 4.0

Project title: Design for Residual Stress (DRS) on gears manufacturing: Industry 4.0 approach

Área de atuação: Processos de Manufatura; Simulação Numérica

Working area: Manufacture Processes; Numerical Simulation

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Início: 01/04/2019

Start: 2019-04-01

Pesquisador responsável: Alfredo R. de Faria

Principal investigator: Alfredo R. de Faria

Unidade/Instituição: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Unit/Instituition: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Data limite para inscrições: 31/03/2019

Deadline for submissions: 2019-03-31

Publicado em: 20/03/2019

Publishing date: 2019-03-20

Localização: Divisão de Engenharia Mecânica Aeronáutica (IEM)/ ITA – Campus do CTA, São José dos Campos

Locale: Divisão de Engenharia Mecânica Aeronáutica (IEM)/ ITA – Campus do CTA, São José dos Campos

E-mail para inscrições: andrelro@ita.br

E-mail for proposal submission: andrelro@ita.br

  • Resumo Summary

    O Grupo de Inovação em Engrenagens (GIE) foi criado em 2011 a partir da demanda detectada na indústria nacional do setor por desenvolvimento em pesquisas. É o primeiro grupo de pesquisa em engrenagens da América do Sul, tendo seu foco principalmente em materiais, integridade superficial e condições de operação.

    Dentre os ramos de pesquisa em engrenagens, a simulação numérica é uma ferramenta que tem sido foco de estudos para a sua utilização em tensões residuais. O interesse em desenvolver esses métodos, de um ponto de vista industrial, é a correlação entre processos de manufatura ainda em etapa de projeto, de forma a maximizar a vida da engrenagem. Contudo, os métodos atuais não são ainda aplicáveis, por demandar alto processamento e um longo tempo para a obtenção de um resultado coerente. Desta forma, uma análise da cadeia de manufatura e suas influências no componente fabricado devem ser compreendidas para a obtenção da tensão residual na peça final.

    Oportunidade: Elaboração e validação de modelo preditivo de tensão residual gerado na manufatura de engrenagem, com interação com pesquisadores internacionais. 

    Para essa tarefa, o estudante desenvolverá conhecimentos nas áreas de análise estrutural, processos de fabricação, elementos de máquinas, experimentação e análise de falhas. Terá ainda a oportunidade de se envolver diretamente com softwares específicos, os equipamentos e com trabalhos relacionados à engenharia de transmissões por engrenagens.

    Aos interessados, é uma ótima oportunidade em participar de um projeto FAPESP para predição de tensão residual induzido em engrenagem.

    Requisitos:

    • Senso de trabalho em equipe;
    • Comunicabilidade;
    • Empenho e iniciativa;
    • Conhecimentos sobre método de elementos finitos;
    • Conhecimentos sobre propriedades de materiais metálicos;
    • Conhecimentos sobre processos de manufatura;
    • Inglês avançado. 

    The Gears Innovation Group at the Aeronautics Institute of Technology – ITA (São José dos Campos, Brazil) has opened selection to fill vacancy for a technical training position (level 3), aimed at the creation and evaluation of a predictive model of residual stresses generated in the gear manufacture.

    The selected candidate shall gain knowledge in the areas of structural analysis, fabrication processes, machine components, experimental analysis and failure assessment. He/she shall also have the opportunity to get involved with state of the art software, equipment and investigations on gears engineering.