MídiaCiência

Bolsa de Jornalismo Científico

Normas para Apresentação e Seleção de Propostas de Bolsas de Jornalismo Científico do Programa Mídia Ciência

Normas vigentes a partir de 20/09/2023.

O Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) foi lançado em outubro de 1999 para estimular a formação de profissionais capazes de veicular informação sobre ciência e tecnologia para a grande imprensa, a imprensa especializada, sites da internet e órgãos de comunicação de instituições de ensino e pesquisa. Em 2023, a FAPESP atualiza o Programa, adequando-o à diversificação das mídias. Ao longo de 23 anos, o Programa contribuiu com a formação de mais de 200 bolsistas e com o estabelecimento de cursos de jornalismo científico no estado de São Paulo.

O objetivo do Programa é fortalecer a conexão da Ciência e Tecnologia com a sociedade, esclarecer e salientar sua importância, bem como aproximar a linguagem técnica da ciência e a linguagem comum, de modo a propiciar a mais ampla disseminação do conhecimento gerado, de forma correta e clara, e sua análise crítica.

A finalidade do Mídia Ciência é apoiar a execução de propostas de pesquisas jornalísticas que resultem na produção de documentos de divulgação em veículos de comunicação de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, mídia eletrônica etc.) e que sejam desenvolvidas paralelamente ao cumprimento de um programa definido de estudos. Elas podem contemplar diversas modalidades de comunicação – por exemplo, comunicação em Libras e leitura comentada.


1) Finalidade (volta ao índice)

O Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) foi lançado em outubro de 1999 para estimular a formação de profissionais capazes de veicular informação sobre ciência e tecnologia para a grande imprensa, a imprensa especializada, sites da internet e setores de comunicação de instituições de ensino e pesquisa.

Para solicitação da Bolsa de Jornalismo Científico, conforme será detalhado nesta norma, devem ser atendidas as seguintes condições:

a) deverá ser apresentada proposta de pesquisa jornalística, a ser desenvolvida em Instituição de ensino e pesquisa no estado de São Paulo, que será a Instituição Sede informada na proposta submetida à FAPESP;

b) o candidato à Bolsa deve estar realizando ou já ter concluído um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, com duração mínima de 90 (noventa) horas;

c) a realização da proposta de pesquisa jornalística e o cumprimento do programa de estudos devem ser supervisionados por pesquisador experiente na área científica ou tecnológica a que se refira a proposta jornalística ou por um jornalista com ampla e documentada prática profissional em divulgação de Ciência e Tecnologia, que deverá atender aos requisitos da seção 6.2. O supervisor será o responsável pela Bolsa perante a FAPESP.

A proposta de pesquisa para solicitação da Bolsa deverá resultar em documentos de boa qualidade, tanto do ponto de vista jornalístico como do ponto de vista científico. Os documentos produzidos precisarão abordar a história do desenvolvimento dos projetos científicos ou tecnológicos e situá-los no contexto nacional e internacional. Terão, ainda, que evidenciar sua relevância científica, tecnológica, cultural, social e econômica e apontar seus possíveis desdobramentos. Toda a bibliografia utilizada para a produção dos documentos deverá ser mencionada no envio dos Relatórios Científicos.

Espera-se que os documentos produzidos sejam capazes de informar o público e, ao mesmo tempo, de despertar seu interesse, educando-o na área do conhecimento em questão. Serão consideradas prioritárias as propostas que se refiram a projetos de pesquisa científica ou tecnológica apoiados pela FAPESP.

1.1) Pressupostos do Jornalismo Científico

O fortalecimento do sistema de ciência e tecnologia de um país requer a divulgação adequada e sistemática, por todos os meios de comunicação, dos resultados das atividades de pesquisa nele desenvolvidas. Seu desenvolvimento depende decisivamente do apoio da sociedade que o sustenta e da implantação firme e generalizada da atitude de valorização da busca e aplicação do conhecimento. Esse apoio será tanto mais efetivo, quanto melhor informada estiver a sociedade a respeito da extensão, do potencial e das limitações das atividades de pesquisa.

São inúmeros os desafios e problemas que a acelerada ampliação dos horizontes de aplicação da ciência tem apresentado à sociedade como um todo. Por exemplo, é crescente a difusão em sites sensacionalistas e redes sociais de notícias falsas ou incorretas sobre recentes resultados científicos. Por isso, a difusão ampla, correta e clara das informações científicas torna-se indispensável para a tomada de decisões apropriadas e para o pleno exercício da cidadania.

O desenvolvimento experimentado pela pesquisa científica brasileira nas últimas décadas, atestado por todos os indicadores relevantes de qualidade e quantidade, tornou necessária a intensificação das atividades de divulgação de seus resultados. Em particular, a comunicação por meio digital ganhou relevância mundial nos últimos anos, obrigando o divulgador a adequar sua linguagem ao intuito de atrair a atenção da sociedade para a natureza, as condições de realização e os produtos das atividades de pesquisa.

A FAPESP apoia, em suas modalidades regulares de Auxílios e Bolsas, a divulgação de resultados de pesquisas, através do incentivo à participação dos pesquisadores em reuniões científicas e do Auxílio à Publicação de livros e artigos. Com o Programa Mídia Ciência, apoia também a divulgação desses resultados para o público não especializado, estimulando a formação de profissionais habilitados no campo do jornalismo científico e contribuindo para a superação dessas carências em nosso país.

2) A quem se destina (volta ao índice)

As Bolsas de Jornalismo Científico se destinam a estudantes de graduação e profissionais diplomados em qualquer área, que não tenham vínculo empregatício e que tenham concluído ou estejam realizando um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico.

3) Solicitação (volta ao índice)

A Bolsa de Jornalismo Científico pode ser solicitada de três formas:

3.1) Bolsas de Jornalismo Científico regulares

a) As propostas para solicitação de Bolsas de Jornalismo Científico regulares podem ser submetidas em dois períodos do ano:

a.1) Primeiro semestre: de 1º de fevereiro a 11 de abril;

a.2) Segundo semestre: de 1º de julho a 31 de agosto.

b) As Bolsas serão concedidas após um processo de análise competitivo.

3.2) Bolsas de Jornalismo Científico como item orçamentário de Auxílios à Pesquisa

a) Algumas modalidades de Auxílios à Pesquisa permitem que Bolsas de Jornalismo Científico sejam solicitadas como item orçamentário.

a.1) Para solicitação de Bolsas como item orçamentário (BCO) devem ser observadas as normas de cada modalidade de Auxílio à Pesquisa em relação aos itens financiáveis, envio de propostas e de solicitações para suplementação de recursos.

b) A solicitação de Bolsas de Jornalismo Científico como item orçamentário (BCO) de Auxílios poderá ser apresentada em qualquer época do ano.

c) O supervisor da Bolsa deve ser o pesquisador responsável ou um dos pesquisadores principais do Auxílio à Pesquisa.

d) A solicitação de Bolsas de Jornalismo Científico como item orçamentário de Auxílios deve ser realizada observando-se as normas disponíveis em www.fapesp.br/indc/029-B.

e) A proposta de pesquisa jornalística a ser desenvolvida pelo bolsista de Jornalismo Científico deverá ter estreita vinculação com o projeto do Auxílio à Pesquisa financiado pela FAPESP.

3.3) Bolsas de Jornalismo Científico concedidas no âmbito de Chamadas de Propostas.

a) As normas e condições específicas para as Bolsas JC solicitadas no âmbito de Chamadas de Propostas estarão descritas em seus respectivos editais.

a.1) Será aplicável o descrito nesta norma àquilo que não for contemplado no texto do respectivo edital da Chamada.

b) Poderá ser exigido que as Bolsas de Jornalismo Científico solicitadas no âmbito de Chamadas sejam vinculadas a Auxílios à Pesquisa em andamento, conforme descrito em edital.

b.1) Nestes casos, o Supervisor da Bolsa deverá ser o Pesquisador Responsável ou um dos Pesquisadores Principais do Auxílio à Pesquisa ao qual a bolsa estará vinculada.

c) Caso a Chamada seja associada a parcerias firmadas entre a FAPESP e instituições com experiência em comunicação e veiculação de conteúdos de CT&I, o edital poderá prever a dispensa da realização do curso de Introdução ao Jornalismo Científico de 90 horas, descrito no item 6.1.a. A instituição parceira poderá oferecer ao bolsista um período de treinamento, conforme descrito em edital.

4) Componentes da Bolsa (volta ao índice)

a) Mensalidades: em valor definido na Tabela de Valores de Bolsas FAPESP, disponível em www.fapesp.br/3162 (Tabela de Valores de Bolsas no País).

a.1) O valor da Bolsa será compatível com o nível de formação acadêmica do bolsista:

i. A Bolsa JC-I, de valor correspondente ao das Bolsas regulares de Iniciação Científica, será concedida a alunos de cursos de graduação;

ii. A Bolsa JC-II, de valor correspondente ao das Bolsas regulares de Mestrado 1, será concedida a candidatos que possuem diploma de curso superior;

iii. A Bolsa JC-III, de valor correspondente ao das Bolsas regulares de Doutorado 1, será concedida a candidatos com título de mestre; e

iv. A Bolsa JC-IV, de valor correspondente ao das Bolsas regulares de Pós-Doutorado, será concedida a candidatos com título de doutor.

a.2) Os candidatos aos diferentes níveis de Bolsa serão selecionados por meio de processos distintos de análise.

b) Licença Maternidade/Paternidade: período de afastamento sem interrupção de pagamento no caso de advento de prole (norma completa em www.fapesp.br/8484).

5) Duração (volta ao índice)

A duração inicial da Bolsa JC solicitada será de até doze (12) meses, com início sempre no dia primeiro de cada mês, podendo ser renovada, em condições excepcionais e muito bem definidas e justificadas, por até mais doze (12) meses.

A sua renovação dependerá do desempenho do bolsista, avaliado pelo seu Relatório Científico, bem como da existência de quota de Bolsa disponível no orçamento do Auxílio para o caso de BCOs.

6) Requisitos para solicitação (volta ao índice)

6.1) Candidato

a) Estar realizando, ou já ter concluído um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, com duração mínima de 90 (noventa) horas.

b) Além da dedicação ao programa de estudos do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, o candidato deverá dedicar-se ao desenvolvimento da proposta de pesquisa jornalística apresentada para solicitação da Bolsa.

c) Deve estar em dia com os compromissos com a FAPESP (entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas). Não serão habilitadas para análise as propostas cujo beneficiário ou responsável esteja em débito com a FAPESP há mais de 60 (sessenta) dias.

d) Deve estar ciente das normas, formulários e procedimentos quando da apresentação da solicitação de Bolsa, disponíveis em www.fapesp.br e www.fapesp.br/sage.

e) Ter como supervisor um pesquisador experiente na área científica da proposta ou um jornalista com ampla e documentada prática profissional em divulgação de Ciência e Tecnologia, que deverá atender aos requisitos da seção 6.2.

f) Ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.

g) Informar se está pleiteando ou recebendo Auxílio ou Bolsa de outras fontes para a mesma finalidade da proposta de pesquisa apresentada.

h) Ter proficiência oral e escrita em língua inglesa, em grau suficiente para o exercício das atividades de jornalismo científico.

6.2) Supervisor

a) Estar em dia com a FAPESP (emissão de pareceres e devolução de processos, entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas). Não serão habilitadas para análise as propostas cujo beneficiário ou responsável esteja em débito com a FAPESP há mais de 60 (sessenta) dias.

b) O supervisor deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, competência e produtividade em pesquisa na área do projeto apresentado, avaliadas por sua súmula curricular, bem como disponibilidade, medida pelo regime de trabalho e número atual de orientandos.

c) O supervisor deve ter vínculo empregatício com Instituição de pesquisa no estado de São Paulo.

c.1) O credenciamento em programa de pós-graduação na Instituição não se confunde com vínculo empregatício e nem dispensa esse requisito.

c.2) A FAPESP poderá aceitar, em determinadas condições, vínculos que não sejam empregatícios, mas comprovem solidez na dedicação acadêmica à Instituição de Pesquisa do estado de São Paulo. Nesses casos, antes da submissão da proposta, deve ser apresentada consulta à Diretoria Científica da FAPESP, pelo canal “Converse com a FAPESP”, informando:

c.2.1) a natureza do vínculo institucional;

c.2.2) a quantidade de horas semanais de dedicação à pesquisa implicadas no vínculo;

c.2.3) a fonte de recursos para o pagamento;

c.2.4) duração do referido vínculo.

c.3) Professores Aposentados com vínculo com Instituição no estado de São Paulo, pública ou privada, proposta para sediar o projeto, devem informar que são aposentados e apresentar, juntamente com a proposta, documento comprobatório do tipo de vínculo com a Instituição.

d) A FAPESP não concede Bolsas de qualquer modalidade nas situações em que o supervisor tenha relação próxima de parentesco com o candidato. Entende-se que a relação próxima de parentesco configura uma situação de potencial conflito de interesse que compromete a indispensável percepção de isenção na avaliação das qualificações e do desempenho do bolsista.

6.3) Instituição Sede

a) A Instituição Sede da proposta de Bolsa de Jornalismo Científico deverá ser uma Instituição de ensino e pesquisa, sediada no estado de São Paulo.

b) A Instituição Sede deve manifestar seu apoio institucional ao desenvolvimento da proposta de pesquisa, por meio da assinatura da “Manifestação do Dirigente da Instituição Sede”, apresentado com a proposta inicial, e do “Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa”, que será emitido caso a Bolsa seja aprovada.

7) Condições e obrigações exigidas (volta ao índice)

7.1) Bolsista

Durante a vigência da Bolsa, o bolsista deverá atender às seguintes condições e obrigações:

a) Possuir cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, para viabilizar a liberação do Termo de Outorga.

b) Estar ciente das obrigações especificadas no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsas no país, assinado conjuntamente com o supervisor.

b.1) A não observância das normas e do especificado no Termo de Outorga pode implicar o cancelamento da Bolsa e a obrigação de restituição dos pagamentos já efetuados pela FAPESP, em valores atualizados.

c) A Bolsa pressupõe dedicação integral à proposta de pesquisa jornalística aprovada e ao programa de estudos do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico.

d) O bolsista não pode ter vínculo empregatício, nem poderá receber, durante toda a vigência da Bolsa, bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza .

e) Permanecer em dia com a FAPESP (entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas) sob pena de bloqueio no pagamento das mensalidades da Bolsa.

f) Consultar a FAPESP antes de aceitar qualquer apoio financeiro de qualquer outra fonte de financiamento, pública ou privada, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa a que concerne a Bolsa concedida.

g) Não fazer modificações no projeto (plano inicial, datas etc.) sem prévio consentimento da Fundação.

h) Apresentar Relatórios Científicos dentro dos prazos previstos no Termo de Outorga (TO), acompanhados da documentação solicitada.

i) Não se afastar da Instituição em que desenvolve o projeto de pesquisa sem antes obter autorização explícita da FAPESP mediante solicitação justificada apresentada pelo Supervisor.

i.1) Essa restrição não se aplica aos casos de:

i.1.1) realização de pesquisa de campo prevista no projeto de pesquisa que fundamenta a concessão da Bolsa;

i.1.2) estágio de pesquisa por prazo inferior a um mês;

i.1.3) participação em Reunião Científica ou Tecnológica, com ou sem apresentação de trabalho;

i.1.4) participação em curso de interesse do projeto de pesquisa que fundamenta a Bolsa, por duração inferior a um mês.

i.2) Em todos os casos:

i.2.1) é necessário que haja o endosso por escrito do supervisor, o qual deve ser arquivado pelo supervisor e pelo bolsista para ser demonstrado à FAPESP caso seja solicitado.

i.2.2) o afastamento deve ser informado e justificado pelo supervisor no encaminhamento do Relatório Científico seguinte, para que sua relevância para o projeto de pesquisa seja compreendida pela assessoria.

j) Fazer referência ao apoio da FAPESP nas teses, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões e qualquer outra publicação ou forma de divulgação de atividades que resultem, total ou parcialmente, de Bolsas da Fundação, conforme previsto na Cláusula 7 do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsas e descrito em www.fapesp.br/11789.

k) Caso o desenvolvimento do projeto de pesquisa a que concerne a Bolsa concedida tenha recebido apoio financeiro de qualquer outra fonte de financiamento, pública ou privada, o bolsista obriga-se a informar e fazer referência expressa a esse apoio, com a identificação clara de sua fonte, em todas as formas de divulgação mencionadas no item anterior.

l) Tomar as providências necessárias para garantir que, por meio do serviço oferecido pela Instituição Sede, sejam disponibilizados em repositório institucional de trabalhos científicos os textos completos de artigos ou outros tipos de comunicação científica, que resultem, total ou parcialmente, do projeto financiado pela FAPESP e que sejam publicados em periódicos internacionais, seguindo-se a política para disponibilização em acesso aberto de cada revista, logo que os manuscritos sejam aprovados para publicação ou no menor prazo compatível com as restrições de cada revista, desde que em, no máximo, 12 meses após a data da publicação. A Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP está disponível em www.fapesp.br/12632.

m) Comunicar imediatamente à FAPESP, por meio do supervisor, a efetivação de qualquer contrato, nomeação para preenchimento de cargo ou designação para exercício de função, gratificada ou não, eventual mudança de residência, bem como qualquer interrupção das atividades de pesquisa.

n) Estar ciente e respeitar as diretrizes constantes do Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, disponível em www.fapesp.br/boaspraticas.

o) Utilizar as versões atualizadas das normas, formulários e procedimentos, disponíveis nos sites www.fapesp.br e www.fapesp.br/sage.

7.2) Supervisor

Durante a vigência da Bolsa, o supervisor deverá atender às seguintes condições e obrigações:

a) Estar ciente das obrigações especificadas no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsas no país, assinado conjuntamente com o bolsista.

b) Toda comunicação com a FAPESP sobre a Bolsa deve ser feita pelo pesquisador responsável (supervisor).

c) Emitir pareceres de mérito, gratuitamente, quando solicitados pela FAPESP em assuntos de sua especialidade e dentro dos prazos solicitados pela Fundação.

d) Solicitar à FAPESP a alteração de responsabilidade da Bolsa antes de assumir compromissos que requeiram seu afastamento da Instituição Sede por período superior a 90 dias, conforme descrito na Portaria CTA nº 74/2023, disponível em www.fapesp.br/16110.

d.1) Caso se configure uma situação excepcional que requeira o afastamento do pesquisador responsável da Instituição Sede por prazo superior a 90 dias com manutenção da responsabilidade sobre a Bolsa, a FAPESP poderá analisar solicitações em caráter excepcional e devidamente justificadas.

e) Tomar todas as providências para garantir o sucesso do projeto de pesquisa aprovado.

f) Consultar a FAPESP antes de aceitar qualquer apoio financeiro de qualquer outra fonte de financiamento, pública ou privada, para o desenvolvimento do mesmo projeto de pesquisa a que concerne o apoio concedido.

g) Fazer referência ao apoio da FAPESP nas teses, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões e qualquer outra publicação ou forma de divulgação de atividades que resultem, total ou parcialmente, de Bolsas da Fundação, conforme previsto na Cláusula 7 do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsas e descrito em www.fapesp.br/11789.

h) Caso o desenvolvimento do projeto de pesquisa a que concerne a Bolsa concedida tenha recebido apoio financeiro de qualquer outra fonte de financiamento, pública ou privada, o pesquisador obriga-se a informar e fazer referência expressa a esse apoio, com a identificação clara de sua fonte, em todas as formas de divulgação mencionadas no item anterior.

i) Tomar as providências necessárias para garantir que, por meio do serviço oferecido pela Instituição Sede, sejam disponibilizados em repositório institucional de trabalhos científicos os textos completos de artigos ou outros tipos de comunicação científica, que resultem, total ou parcialmente, do projeto financiado pela FAPESP e que sejam publicados em periódicos internacionais, seguindo-se a política para disponibilização em acesso aberto de cada revista, logo que os manuscritos sejam aprovados para publicação ou no menor prazo compatível com as restrições de cada revista, desde que em, no máximo, 12 meses após a data da publicação. A Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP está disponível em www.fapesp.br/12632.

j) Estar ciente e respeitar as diretrizes constantes do Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, disponível em www.fapesp.br/boaspraticas, comprometendo-se a incluir, entre as atividades obrigatórias do bolsista, a participação em programas de educação e treinamento relativos à integridade ética da pesquisa.

k) Utilizar as versões atualizadas das normas, formulários e procedimentos, disponíveis nos sites www.fapesp.br e www.fapesp.br/sage.

8) Documentos necessários (volta ao índice)

Os formulários eletrônicos estão disponíveis no Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, no endereço www.fapesp.br/sage. Candidato e supervisor devem possuir cadastro no SAGe, atualizado e com cópia de documento de identificação.

São necessários para apresentação da proposta de Bolsa de Jornalismo Científico os seguintes documentos:

a) Proposta de pesquisa jornalística com a descrição das atividades a serem desenvolvidas.

a.1) Apresentar proposta de pesquisa jornalística de maneira clara e resumida, com no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo, avalizada pelo supervisor.

a.2) O projeto deverá conter: título e resumo do conjunto de projetos ou programas de pesquisa científica ou tecnológica que será objeto da pesquisa, identificando as fontes de financiamento desses projetos; justificativa de escolha do projeto, conjunto de projetos ou programas, em termos de relevância científica, tecnológica, cultural, econômica ou social; identificação dos pesquisadores envolvidos nas pesquisas científicas ou tecnológicas que serão objeto da pesquisa jornalística; descrição e cronograma das atividades previstas para a sua realização.

b) Declaração do supervisor de que o candidato tem o grau de proficiência oral e escrita em língua inglesa suficiente para o exercício de atividades de jornalismo científico.

c) Súmula Curricular do candidato (beneficiário).

d) Súmula Curricular do supervisor (responsável).

e) Histórico escolar de graduação completo do candidato, emitido como documento oficial (com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade). O histórico deve conter: o nome das disciplinas por extenso; eventuais reprovações e trancamentos de matrícula do candidato; os critérios de aprovação (nota mínima) ou, alternativamente, declaração da Universidade informando quais são os critérios.

f) Histórico escolar de Mestrado completo, se houver, emitido como documento oficial (com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade). O histórico deve conter: os nomes das disciplinas por extenso; eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula do candidato; os critérios de aprovação (nota mínima) ou, alternativamente, declaração da Universidade informando quais são os critérios. Se não houver histórico de Mestrado a ser apresentado, anexar declaração própria com os devidos esclarecimentos para não apresentação do documento.

g) Histórico escolar de Doutorado completo, se houver, emitido como documento oficial (com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade). O histórico deve conter: os nomes das disciplinas por extenso; eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula do candidato; os critérios de aprovação (nota mínima) ou, alternativamente, declaração da Universidade informando quais são os critérios. Se não houver histórico de Doutorado a ser apresentado, anexar declaração própria com os devidos esclarecimentos para não apresentação do documento.

h) Descrição detalhada do Programa de Estudos e do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico.

h.1) Apresentar o programa de estudos avalizado pelo supervisor científico, destinado a propiciar o aperfeiçoamento no campo do jornalismo científico. A proposta deve incluir a realização de um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, oferecido por instituição acadêmica ou não, e que tenha a duração mínima de um semestre letivo.

h.2) O conjunto das disciplinas do curso deverá ser dado em, no mínimo, 90 horas-aula, incluindo, em nível introdutório, os seguintes tópicos:

i. Metodologia e Filosofia da Ciência.

ii. História da Ciência e da Tecnologia.

iii. Ética da Ciência.

iv. Temas centrais da ciência contemporânea.

v. Modos de organização e financiamento dos sistemas de pesquisa, no Brasil e no exterior.

vi. Mídias, linguagens e prática do jornalismo científico.

h.3) A descrição detalhada do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico a ser seguido deve incluir a carga didática prevista, lista das disciplinas, com as respectivas ementas, e lista dos professores responsáveis. A qualidade do curso proposto será elemento importante no processo de análise das solicitações.

h.4) Caso o Curso de Introdução ao Jornalismo Científico já tenha sido iniciado ou concluído pelo candidato, apresentar documentos que comprovem a carga horária já cumprida e disciplinas realizadas.

i) Referências: indicação de nome e endereço de duas pessoas para referências, de preferência professores e ex-professores do candidato.

j) Manifestação do Dirigente da Instituição Sede, conforme modelo disponível para download no SAGe.

k) Atestado de inscrição em Curso de Introdução ao Jornalismo Científico (pode ser entregue posteriormente, até a data do aceite da concessão, caso a Bolsa seja concedida).

l) Comprovante de afastamento sem remuneração ou de demissão para candidatos com vínculo empregatício (pode ser entregue posteriormente, até a data do aceite da concessão, caso a Bolsa seja concedida).

l.1) A critério da FAPESP poderão ser consideradas situações nas quais o candidato tenha vínculo empregatício e uma licença para afastamento da Instituição/empresa de origem, com ou sem vencimentos, e que permita a dedicação exclusiva, especificada no item 7.1.

l.2) Nos casos em que o bolsista não possui nenhum vínculo empregatício, deverá ser apresentada declaração assinada contendo esta informação.

m) Declaração de início das atividades assinada pelo supervisor, informando à FAPESP a data prevista para o efetivo início das atividades do bolsista na Instituição Sede (pode ser entregue posteriormente, até a data do aceite da concessão, caso a Bolsa seja concedida).

9) Propriedade Intelectual (volta ao índice)

As normas da FAPESP quanto à propriedade intelectual dos resultados de projetos apoiados pela Fundação estão descritas em www.fapesp.br/pi.

10) Análise das solicitações (volta ao índice)

As solicitações encaminhadas à FAPESP nas suas diferentes modalidades de apoio são analisadas usando-se a sistemática da análise pelos pares, descrita em www.fapesp.br/analise.

As Bolsas do programa Mídia Ciência estão geralmente associadas a projetos de pesquisa em andamento. A análise é feita no âmbito das Coordenações tomando como base os critérios e requisitos apresentados na norma. Quando não associadas a projetos em andamento, a análise segue o padrão das demais modalidades de Bolsas no país da FAPESP.

11) Relatório Científico (volta ao índice)

a) Os Relatórios Científicos devem ser apresentados nas datas especificadas no Termo de Outorga.

a.1) Se houver solicitação de renovação de Bolsa, a entrega do último Relatório Científico deve ser antecipada em dois meses. A não observância deste prazo poderá acarretar a descontinuidade no pagamento da Bolsa, caso ela venha a ser renovada.

b) O Relatório Científico da Bolsa de Jornalismo Científico deve mencionar toda a bibliografia utilizada na produção dos documentos jornalísticos e descrever, de forma sucinta e completa, as atividades desenvolvidas pelo bolsista no período, relacionadas:

b.1) ao cumprimento do programa de estudos e participação no Curso de Introdução ao Jornalismo Científico; e

b.2) à proposta de pesquisa jornalística aprovada pela FAPESP.

c) Devem ser anexados ao Relatório Científico:

c.1) Histórico do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, com as disciplinas concluídas e os conceitos obtidos pelo bolsista;

c.2) Documentos jornalísticos produzidos e veiculados na mídia, originados da proposta de pesquisa jornalística aprovada pela FAPESP para concessão da Bolsa;

c.2.1) Os documentos produzidos deverão abordar a história do desenvolvimento dos projetos científicos ou tecnológicos e situá-los no contexto nacional e internacional.

c.3) Documento de acompanhamento de atividades do bolsista, elaborado e assinado pelo supervisor responsável pela Bolsa, com apreciação circunstanciada sobre o Relatório Científico, o desenvolvimento do projeto e o desempenho do bolsista.

d) No caso de Bolsa JC concedida como item orçamentário de Auxílio à Pesquisa, a apresentação dos Relatórios Científicos deverá obedecer ao disposto na Instrução Normativa DC029, disponível em https://fapesp.br/indc/029-B.

e) A submissão do Relatório Científico deve ser realizada no SAGe. As orientações para o envio estão disponíveis no manual “Submissão de RC”, disponível no link Manuais do sistema.


As normas válidas até 19/09/2023 estão disponíveis em https://fapesp.br/16316


Página atualizada em 20/03/2024 - Publicada em 17/12/2002