Capacitação Técnica

Solicitação

O programa Capacitação Técnica é dividido em três modalidades:

1. Bolsa de Treinamento Técnico: Conforme as normas vigentes a partir de 1º de janeiro de 2007, as Bolsas TT serão concedidas como parte do orçamento ordinário dos Auxílios a Pesquisa, sendo de responsabilidade do coordenador do Auxílio a seleção, acompanhamento e prestação de contas acadêmica e financeira (e não mais através do formulário 12a).
Ou seja, novas solicitações de Auxílios devem incluir a quantidade (cotas) de bolsas de treinamento técnico e respectivos níveis. Auxílios que já estejam em andamento devem solicitar cotas de bolsas de treinamento técnico através do formulário Solicitação de Alteração da Concessão Inicial.

As bolsas de TT e PC, caso concedidas, devem ser cadastradas no SAGe em bolsas concedidas como itens orçamentários em auxílios.

2. Bolsa de Participação em Curso ou Estágio Técnico no País ou no Exterior: as Bolsas PC serão concedidas como parte do orçamento ordinário dos Auxílios a Pesquisa, sendo de responsabilidade do coordenador do Auxílio a seleção, acompanhamento e prestação de contas acadêmica e financeira (e não mais através do formulário 12b). Ou seja, novas solicitações de Auxílios devem incluir a quantidade (cotas) de bolsas de participação em Curso ou Estágio Técnico no País ou no Exterior e respectivos níveis. Auxílios que já estejam em andamento devem solicitar cotas de bolsas de treinamento técnico através do formulário Solicitação de Alteração da Concessão Inicial.

As bolsas de TT e PC, caso concedidas, devem ser cadastradas no SAGe em bolsas concedidas como itens orçamentários em auxílios.

3. Auxílio para Organização de Curso de Treinamento Técnico: a solicitação é feita através do formulário 12c. Para acessar as instruções e formulários, clique aqui.

As Bolsas de Capacitação Técnica podem ser solicitadas e usufruídas durante a vigência de projetos de pesquisa que já estejam sendo financiados ou com solicitação de financiamento pela FAPESP.

Auxílios para Organização de Curso de Treinamento Técnico podem ser solicitados quando houver projeto de Auxílio a pesquisa em andamento.

Não serão analisadas solicitações de candidatos que já tenham usufruído Bolsa(s) de Capacitação Técnica por dois anos, consecutivos ou não. Também não serão consideradas solicitações cujo objetivo seja a pós-graduação.

A participação de técnicos em treinamento, cursos ou estágios no País, com duração inferior a 30 (trinta) dias, deverá ser solicitada na forma de aditivo ao respectivo Auxílio e não como Bolsa de Capacitação Técnica. Nesse caso, será utilizado formulário específico para aditivo (obtido no site da FAPESP). Será necessário anexar:

  • Cadastro específico para programa de capacitação técnica para cada um dos candidatos e
  • Informações detalhadas para o curso ou estágio.

Como a FAPESP tem por prioridade apoiar as linhas regulares de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, de Mestrado e Doutorado, será necessário apresentar justificativa bem fundamentada pela opção de Bolsa de Capacitação Técnica.
 


Página atualizada em 17/06/2009 - Publicada em 29/01/2003