Capacitação Técnica

Prazos para análise

Para cada linha de fomento, é definido o prazo tipicamente necessário para que se complete o processo de avaliação das solicitações nela encaminhadas. A FAPESP assume o compromisso de empenhar-se pela observância desse prazo, embora não possa comprometer-se em respeitá-lo em todos os casos.

Com efeito, a etapa mais importante do processo de avaliação não pode ser inteiramente controlada pela FAPESP, já que todos os processos são enviados a assessores "ad hoc", para que emitam parecer, e nem sempre a FAPESP, apesar de seus esforços, consegue obter a devolução do processo dentro do prazo regularmente estipulado.

Além disso, freqüentemente os assessores, antes de emitirem um parecer conclusivo, solicitam maiores informações e, por vezes, a própria FAPESP toma a iniciativa de consultar mais de um assessor, em casos em que o parecer inicialmente emitido não é julgado suficiente para a tomada de uma decisão bem fundamentada.

A experiência demonstra, no entanto, que os prazos típicos são respeitados na enorme maioria dos casos, o que pode ser comprovado mediante consulta ao estudo Tempos/FAPESP, disponível no site da FAPESP (Estatística de Tempos da FAPESP).
 


Página atualizada em 22/06/2010 - Publicada em 29/01/2003