CPE em Produção de Energia e Inovação

A FAPESP e a Equinor Brasil Energia (novo nome da Statoil Brasil Óleo e Gás), subsidiária da estatal norueguesa, financiam a parceria com universidades e institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, do Centro de Pesquisa em Engenharia em Produção de Energia e Inovação (Epic).  

Resultado do acordo de cooperação entre a FAPESP e a Equinor, firmado em 2016, o Centro tem como objetivo buscar soluções inovadoras para otimizar a produção de energia, principalmente buscando a eficiência de poços de petróleo, a recuperação de reservatórios e no melhor gerenciamento da água retirada junto ao óleo nas atividades de perfuração e extração. 

Não se espera que o financiamento da FAPESP e da Equinor seja o único recebido pelo Centro. A expectativa é que sejam estabelecidas parcerias com agências governamentais e não governamentais responsáveis pela formulação de políticas públicas e que os resultados das pesquisas induzam a criação de startups a serem apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

O Centro de Pesquisa em Engenharia em Produção de Energia e Inovação (Epic) está sediado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. A coordenação é do professor Antonio Carlos Bannwart.